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Como usar o facebook para se tornar uma lovemark

Sua empresa é amada pelos seus clientes? Seu negócio se relaciona com seus consumidores e stakeholders (parceiros, fornecedores, investidores e demais envolvidos em seu negócio)? Se a resposta é SIM, você tem uma lovemark.

Se você quer entender melhor o conceito de lovemark e saber de que forma o Facebook pode ajudar sua empresa a chegar nesse nível de relacionamento com seus clientes, continue acompanhando esse post!

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O que é uma lovemark?

O conceito de lovermark traduz uma marca que consegue criar e alimentar uma verdadeira relação de amor com seus consumidores. O termo foi criado por Kevin Roberts, CEO mundial da Saatchi & Saatchi, e mencionado pela primeira vez em seu livro “Lovemarks: o futuro além das marcas”.

No livro, o escritor deixa claro que grandes marcas que desejam se tornar prioridade na mente e na escolha dos clientes precisam gerar neles uma “fidelidade além da razão”. Ele propõe que isso seja feito de uma forma apaixonante, como num relacionamento, onde há conquista, intimidade e interesse mútuo e legítimo.

Como usar o facebook para se tornar uma lovemark

Como se cria uma lovemark

Uma lovemark surge num processo semelhante a um relacionamento de amor. É necessário que a marca desperte atração, que envolva seu potencial consumidor. Além disso, a marca precisa conhecer seu cliente atual e potencial, saber seus desejos e encontrar meios de atendê-los.

As pessoas, de modo geral, não tem um comportamento de compra baseado na sua razão, pelo contrário: a emoção tem uma forte influência nas suas decisões. Por isso, é importante gerar paixão pela marca; tocar os sentimentos do consumidor e fazê-lo enxergar que a marca se importa com ele.

Para isso, as marcas e empresas devem oferecer não apenas o produto ou serviço final, mas também experiências que sejam capazes de estabelecer uma conexão emocional com seu consumidor. Isso deve ser feito não só na entrega do produto ou na prestação do serviço, mas também em toda comunicação que se dá entre a marca e seu público-alvo.

Com o uso cada vez mais intenso das redes sociais e com a “virtualização” das relações, é natural que o Facebook se torne uma ferramenta de imenso potencial para levar sua marca ao patamar de lovemark. Mas a pergunta é: como você tem usado as redes sociais a seu favor? Sua marca é envolvente e apaixonante para seus clientes?

Através do case de sucesso de um de nossos clientes – o Kilombo CrossFit, vamos mostrar a você quais estratégias podem ser usadas no Facebook para estabelecer uma relação duradoura com seu público.

Como usar o facebook para se tornar uma lovemark

Sobre o Box016 – Kilombo Crossfit

Box016 é uma empresa de Cross Training que tem experimentado um grande crescimento. No seu relacionamento com os clientes, o Box016 percebeu que precisava de uma forma diferente de expressar sua comunicação, traduzindo mais verdade e intimidade por meio de sua marca.

Para isso, o Box016 mudou completamente seu posicionamento e comunicação, passando a se chamar Kilombo CrossFit. O novo conceito se baseia na ideia de quilombo, que é o nome dado no Brasil aos lugares onde os escravos que fugiam de seu cativeiro se refugiavam e se organizavam. Nesses lugares, os escravos se tornavam livres, passando a se organizar de uma nova forma e lutar por sua liberdade.

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas se sentem escravas de suas rotinas, incapazes de transformar suas realidades. A proposta do Kilombo CrossFit é oferecer um espaço de liberdade, onde cada pessoa é desafiada a se superar e vencer seus desafios, não se deixando escravizar pela luta diária.

Assim, ao mudar seu posicionamento, o Kilombo CrossFit passou a se relacionar com seu público de forma mais intensa no Facebook, trazendo mensagens inspiracionais por meio de textos, vídeos, frases e imagens. Com isso, a marca tem aumentado seu engajamento no Facebook e alcançado cada vez mais fãs.

Como usar o facebook para se tornar uma lovemark

Como estabelecer uma relação com seu público pelo Facebook?

Mas como você pode aplicar isso ao seu negócio? Entre as técnicas usadas pelo Kilombo CrossFit que tem obtido bom resultado, podemos citar:

Não trate seu público como números, mas como pessoas

Quem está se comunicando com a sua marca não é uma máquina ou um número, sem emoções, pensamentos ou sentimentos. Por isso, o trate de forma personalizada. Ao interagir com o público que interage com sua empresa no Facebook, chame-o pelo nome, expresse sua emoção pelo que ele diz por meio de emojis e reações na rede. Da mesma forma, no chat, fale com ele de forma agradável e leve, usando emojis de forma equilibrada, agradecendo e mostrando sua boa vontade em atendê-lo.

Poste o que seu público quer receber

As pessoas não curtem sua página para receber propaganda, mas sim para receber informações, aproveitar descontos e até receber uma dose de ânimo. Por isso, a experiência do seu fã no Facebook precisa ser incrível. Sua página precisa postar não só propaganda, mas conteúdo envolvente e interessante. No marketing moderno, a única forma de receber é dar muito mais primeiro.

Inove – não se prenda a métodos

Quando uma relação não é verdadeira, mais cedo ou mais tarde as pessoas sentem. Portanto, cuidado ao usar técnicas e métodos sem avaliar como pensa seu público e o que ele está procurando.

Seja visual e interativo

Vídeos nativos no Facebook (publicados diretamente na rede) costumam ter um engajamento impressionante em relação a outros tipos de posts. Invista em vídeos e gifs de forma estratégica. Além disso, estimule seu público a interagir com você, fazendo perguntas, desafiando e direcionando a ações.

Se você quer saber mais sobre o Kilombo CrossiFit, confira o novo site: www.kilombocrossfit.com.br

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