Sua empresa precisa estar no Facebook. A rede social é, simplesmente, a mais popular do mundo e a mais popular do Brasil.
Segundo dados divulgados pelo próprio Facebook em julho do ano passado, a rede conta com mais de de 1,7 bilhão de usuários. Desses, 1,1 bilhão são contas ativas, das quais os brasileiros abocanham uma representativa fatia de 99 milhões. Somos o 3º país do mundo em número de usuários na rede!
Diante das estatísticas, dá para deixar seu negócio de fora dessa rede social? Claro que não!
Mas para aproveitar todo o potencial dessa audiência, é importante estar ligado nas melhores estratégias para turbinar seu post, gerando adesão através de reações e comentários. Quer saber o que você pode fazer nesse sentido? Continue conferindo nosso post!
Como é o texto do seu post?
Um texto adequado para Facebook deve, de preferência:
- Não ser muito longo: Caso não tenha jeito, separe em parágrafos pequenos – isso facilita a leitura e dá a impressão de que o texto é menor. Evite ultrapassar três linhas sem quebra de parágrafo;
- Ter um português impecável: não precisamos nem entrar em detalhes sobre o quanto um erro de português pode pegar mal para sua empresa;
- Utilizar Calls-to-Action: coloque sempre ao fim do texto uma chamada à ação, levando seu cliente a realizar a atitude desejada – curtir, compartilhar, marcar amigos, comentar ou clicar;
- Ser pessoal: lembre-se que você está numa rede social, um ambiente informal e de amigos. É claro que você deve tomar cuidado com exageros, gírias e similares, mas deve se esforçar em ser pessoal sem parecer forçado. O uso de emojis (as “carinhas”) e uma linguagem acolhedora tornam seu post mais atraente.
Otimize sua publicação para buscas (SEO)
Dá para usar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) nos seus posts? Claro que sim! Escolha as palavras-chave mais indicadas para o seu público e insira-as de forma relevante e estratégica no seu post. Use também imagens relacionadas e links do seu site associados a essas publicações.
Lembrando: é primordial que o conteúdo publicado tenha realmente a ver com a palavra-chave que consta nele.
Aproveite os recursos disponíveis
O Facebook é um verdadeiro canivete suíço quando se trata de engajamento social. Você pode usar vídeos, transmissão ao vivo, publicar imagens, criar eventos, postar links e muito mais.
Explore as diferentes alternativas e teste qual tipo de publicação costuma gerar mais engajamento para o seu público.
Você também pode compartilhar seus posts em grupos de assuntos relacionados à sua publicação, gerando maior visibilidade. Mas lembre-se: apenas perfis de usuários podem publicar em grupos – não é possível publicar num grupo como uma página.
Dica importante: os vídeos nativos no Facebook (aquele que você sobe direto na rede) geram muito mais engajamento que publicações de links externos de vídeos. Isso porque o vídeo nativo roda automaticamente no feed de notícias dos fãs da sua página, gerando curiosidade e levando o usuário a assistir.
Ah, uma novidade fresquinha: uma nova função bem interessante são as frases com fundo colorido. Que tal usar na sua próxima publicação?
Impulsione publicações estratégicas
A possibilidade de uma publicação no Facebook se tornar viral é muitíssimo inferior à probabilidade que teria há alguns anos atrás. Uma boa alternativa para compensar essa dificuldade e viralizar seus posts é impulsionar sua publicação.
Publicações com bom resultado orgânico costumam ter um resultado ainda maior ao receber impulsionamento. Você pode escolher suas publicações com maior potencial e impulsionar.
O impulsionamento é uma alternativa paga para aumentar a visualização da sua publicação, gerando maior interação. Você pode definir um orçamento diário ou vitalício e definir um tempo específico para seu impulsionamento.
Você pode segmentar o público para o qual você realizará o impulsionamento de acordo com várias características, que pode deixar pré-configuradas num público salvo. Você pode segmentar conforme o relacionamento do usuário com sua página (se é fã, amigo de fã ou não curte sua página), por meio de dados demográficos ou mesmo de acordo com páginas que curtiram, por exemplo.
Defina uma boa imagem para sua publicação
Escolha imagens atraentes que estejam relacionadas ao seu conteúdo ao postar. Imagens que mostram um pouco do dia a dia e da humanidade da empresa costumam ter boa repercussão. Você também pode criar infográficos no seu seu site e publicar uma imagem-resumo no Facebook, com o link para o infográfico completo.
Uma tendência é o uso de imagens com frases de efeito. Você pode criar imagens contendo frases relacionadas aos valores da sua empresa. Frases de superação ou que revelam gostos em comum com seu público – amor por café, por exemplo – podem ter melhores resultados.
Mas atenção: evite colocar textos em imagens que você pretende impulsionar, pois o Facebook faz uma série de restrições a imagens que têm texto, o que pode influenciar negativamente nos resultados do seu impulsionamento.
Monitore seus resultados
Como saber qual é o tipo de post que gera mais engajamento com seu público? Monitore seus resultados e observe. O Facebook oferece um painel de dados e métricas para avaliar os resultados gerados por seus posts. Geralmente, posts mais polêmicos geram mais comentários e posts mais empáticos geram mais reações.
É claro que isso muda de acordo com o perfil do seu público. Por isso, nada mais efetivo que testar diferentes tipos de publicações, observar o resultado e usar com mais frequência os tipos que obtiverem melhor retorno.
Se você quer entender melhor como criar uma boa estratégia de conteúdo na internet, não deixe de baixar o nosso e-book “Inbound Marketing para Empresas”, que é um guia completo sobre o Inbound Marketing, disponibilizado gratuitamente aqui no site!
E você, já testou alguma dessas estratégias? Qual delas gerou mais resultados? Conte para nós!