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Geração Z e Millennials, como conquistar a atenção deles

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Com o advento da internet e com as recentes e intensas mudanças tecnológicas que aconteceram nos últimos 40 anos, hoje, nós temos uma geração de adultos com um perfil completamente diferente da geração de seus pais.

Esses jovens e adultos são os maiores consumidores em diversos tipos de mercados e quem quer conquistar clientes para vender seus serviços e produtos deve estar atento aos desejos e anseios desse grupo.

Você já ouviu falar da geração Z e dos Millenials e por que é importante conquistar a atenção deles? Descubra neste post!

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Quem é a Geração Z?

O termo Geração Z, ou Centennials, é utilizado para especificar a geração de pessoas nascidas na década de 90 até o ano de 2010.

O nascimento das pessoas dessa geração coincide com o surgimento da World Wide Web, ou apenas Web – a internet difundida e aberta, como conhecemos hoje. A Web foi criada em 1990 por Tim Berners-Lee, considerado hoje por muitos o pai da internet.

Essa geração também veio ao mundo em meio ao boom da criação e evolução dos aparelhos tecnológicos, dentre os quais destacamos o celular, cuja evolução maior são os smartphones.

Os smartphones são responsáveis por uma extrema mudança, ainda em curso, da maneira com que as pessoas se relacionam umas com as outras, do comportamento de consumo, do estilo de vida e da atual forma de ver o mundo.

Quem é a Geração Y ou Millennials?

O termo Geração Y, ou geração do milênio (Millennials), se refere àqueles que nasceram em meados da década de 1970 até a década de 90.

Trata-se de uma geração que surgiu num momento de melhoria na economia mundial, da urbanização, do crescimento das cidades e de diversos avanços na tecnologia. Foi a geração que viveu com mais intensidade a transição de uma realidade de acesso limitado à informação para um mundo onde qualquer tipo de conhecimento está a poucos cliques de distância.

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Por que conquistar essas gerações é importante para o meu Marketing?

Se você fez uma conta rápida, pode perceber que estas duas gerações são, simplesmente, as gerações com o maior potencial de consumo da atualidade. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a idade economicamente ativa da população é a partir dos 15 anos, justamente a idade das gerações citadas.

Aprender a conquistar o coração dessas gerações pode ser determinante na sustentabilidade de mercado de um produto ou serviço, afinal, um jovem de 15 anos conquistado hoje poderá permanecer seu cliente por mais de 60 anos, de acordo com a expectativa de vida atual.

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Como pensam a Geração Y e Z e como conquistá-los?

Querem agilidade e objetividade

As pessoas das gerações Y e Z vivem numa correria desenfreada e tem pouco tempo para resolverem suas questões, seja comprar um produto, agendar um encontro ou qualquer outra coisa. Por isso, você precisa capturar a atenção deles rápido e ser extremamente objetivo para não perdê-la.

É claro, também, que você não conquistará a atenção deles sem fornecer um conteúdo com um toque de empatia e emoção. Isso tem a ver com usar as cores e elementos certos, observar as linguagens mais usadas, qual é o meme da vez e outras coisas parecidas.

Querem instantaneidade

Essas gerações, diferentes das anteriores, não guardam jornais – aliás, sequer os compram. É uma geração que está mais do que familiarizada com a rápida obsolescência das coisas e, por isso, no fim do dia, consideram velha a notícia que foi dada pela manhã.

Por isso, usar estratégias e uma comunicação que aproveite a instantaneidade e use amplamente o “em tempo real” pode ser uma boa forma de atrair a atenção deles.

Querem personalização

Enquanto na revolução industrial as pessoas foram acostumadas a uma comunicação de massa, na era da internet, elas estão familiarizadas com a comunicação de nicho.

Diferente do que aconteceu a 20 anos atrás, não existem mais “grandes sucessos” da geração, mas cada grupo curte seu estilo, seu cantor favorito, seus ambientes próprios – e muitas vezes, um cantor extremamente famoso para um nicho pode ser um completo desconhecido para outro.

Assim, não adianta pensar o que todo mundo quer. Você precisa saber o que seu nicho quer.

Quanto mais focada a comunicação que você fizer, mais efetiva será. Por isso, se seu público atual para seu produto ou serviço é muito amplo, experimente segmentá-lo em nichos menores, para que você possa se comunicar de forma mais direta e assertiva.

Querem acesso à informação

Antes de comprar, as gerações Y e Z fazem pesquisas. Entram em fóruns, perguntam aos amigos e experimentam novidades. A cultura das marcas não é mais tão forte como já foi um dia, e, do dia para noite, marcas que são as queridinhas do público podem receber um boicote coletivo se portarem-se de forma errada, atenderem mal seus clientes, entregar um produto ruim ou prestar um mau serviço.

Por isso, uma das formas de conquistar seu público é disponibilizar bastante informação não só sobre o que você vende, mas sobre tudo que permeia a realidade do seu público e do seu produto. Como não há mais como ocultar fracassos graças à difusão das mídias sociais, se você fizer algo errado, esteja pronto a se retratar e se expor, nunca a se esconder.

Cuide para que as informações reais e atualizadas sobre o que você vende estejam por toda a parte, em tutoriais, e-books, fóruns, redes sociais e outros.

Querem comunicação multicanal

Falar com eles por um só lugar não funciona. Eles estão em todas as redes, acessando e-mails, entrando nas lojas e conversando com amigos, tudo ao mesmo tempo. Se você quer atingir essas duas gerações, terá que pensar uma comunicação multicanal, que aproveite o melhor de cada rede social, que saiba chamar atenção no ponto de venda, que tenha interações com o smartphone e aplicativos do seu público e muito mais.

Integrar diversos canais usando criatividade e inovação com um toque de conhecimento específico sobre seu público-alvo é uma tendência para essas gerações. Encontrar um caminho inteligente nesse sentido pode gerar excelentes resultados.

Querem relevância

Essa galera não quer perder tempo com o que não é importante para eles. Vão fatalmente desprezar algo que tire o foco do que esperam receber. Sendo assim, a velha forma de fazer publicidade, criando interrupções que visam apenas vender, não vai funcionar com eles.

A estratégia é, portanto, embutir a venda num conteúdo relevante. Busque vender seu produto ou serviço de uma forma que ele não note ou se importe, fornecendo algo de valor em troca da atenção. Lembre-se que estas gerações estão acostumadas a receber um absurdo volume diário de informações e prender a sua atenção com algo que eles realmente querem ou procuram é o único jeito de criar um vínculo de longo prazo com eles. Só assim sua empresa conseguirá aumentar de forma significativa o volume de vendas.

E aí, gostou das dicas? Como você pretende implementá-las em seu negócio? Deixe seu comentário abaixo!

E se você quer saber de que forma pode difundir informação e conquistar essas gerações do jeito certo, baixe nosso e-book “Inbound Marketing para Empresas”, que é um guia completo sobre o Inbound Marketing, disponibilizado gratuitamente aqui no site!

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