A cada dia que passa, as empresas usam as redes sociais na sua comunicação. E não é à toa: mais de 1,3 milhões de conteúdos são compartilhados no Facebook por minuto! Além disso, outras redes sociais, como o LinkedIn, Twitter e YouTube, contam com milhões de usuários ativos, só esperando para serem impactados pelo conteúdo das empresas.
Quando a febre do uso corporativo das redes sociais começou, não era muito difícil surpreender o seguidor da sua empresa de alguma forma. Mas hoje, com o uso mais que difundido dessas mídias pelas empresas, como se destacar e sair da mesmice?
A todo tempo o comportamento social se transforma. As mídias sociais mudam com frequência sua estrutura, seus algoritmos e sua forma de difundir informações, trazendo ainda mais desafios aos gestores de mídias sociais das empresas na hora de compartilhar conteúdo relevante e gerar engajamento.
Se você está cansado de obter resultados insatisfatórios na gestão das mídias sociais do seu negócio, confira as dicas valiosas que disponibilizamos neste post e descubra como se destacar de vez da sua concorrência!
Veja como você pode aumentar de forma significativa o engajamento do seu público-alvo e melhorar a performance de sua empresa nas mídias sociais.
Dicas para o Facebook
Tamanho e o formato das imagens para Facebook
Imagem de perfil: deve ser quadrada e ter pelo menos 180 x 180 pixels. Dê preferência para imagens no formato png.
Imagem de capa: em telas maiores, tem 828 x 315 pixels. Já em smartphones, o tamanho é de 640 x 360 pixels. Para garantir a melhor visualização em todas as telas, considere uma área útil de 600 x 320 pixels ao centro. Assim, se sua capa possuir algum conteúdo, será visto em qualquer mídia.
Já no feed de notícias, os tamanhos recomendados são:
- Fotos: 1200 x 900 pixels;
- Imagens de links: 1200 x 627 pixels;
- Imagem destacada: 1200 x 717 pixels;
- As imagens contendo textos, para melhor resultado, devem estar em png.
Dias e horas mais indicados para os posts no Facebook
- Quintas e sextas-feiras tem maior audiência;
- O período de maior atividade é entre às 9 da manhã e 7 da noite;
- Às 13h, há mais compartilhamentos na rede;
- Às 15h, há mais curtidas.
Dicas e truques para melhorar o engajamento dos posts no Facebook
- Peça diretamente ao seu público para compartilhar seu post;
- Compartilhe conteúdo variado – você pode testar vídeos, links e imagens relevantes, por exemplo;
- Embora o engajamento orgânico tenha praticamente acabado, vídeos ao vivo no Facebook ainda possuem um bom alcance;
- Compartilhe conteúdo exclusivo e relevante;
- Use slideshows ou vídeos em seus anúncios.
Dicas para o Twitter
Tamanho e o formato das imagens para o Twitter
Imagem de perfil: deve ser quadrada e ter pelo menos 400 x 400 pixels. Dê preferência a imagens no formato png.
Imagem de cabeçalho: deve ter 1500 x 500 pixels e até 10Mb. Imagens no formato png ficam com melhor qualidade.
Imagens dos posts: o mínimo visível é 440 x 220 pixels, e o máximo visível, 1024 x 512 pixels. O tamanho máximo das imagens é de 5Mb, ou 3Mb para gifs animados.
Dias e horas mais indicados para os posts no Twitter
- Os dias de maior audiência no Twitter são às quartas, sábados e domingos;
- O período de maior atividade é entre às 9 da manhã e 7 da noite;
- Das 12 às 18h, a taxa de cliques é maior;
- Às 15h, há mais retweets.
Dicas e truques para melhorar o engajamento dos posts no Twitter
- Se você colocar um pedido para compartilhar ou retweetar no começo do post, você ganha quatro vezes mais chances de conseguir retweets;
- Faça menções (exemplo: @nomedousuario) a pessoas influentes, indivíduos ou empresas que, de alguma forma, estejam presentes ou tenham relação direta com seu conteúdo compartilhado;
- Responda (#repost) a outros tweets, faça menções e retweets. Gerar relacionamento aumenta o engajamento na rede e amplia sua gama de seguidores.
Dicas para o YouTube
Tamanho e o formato das imagens e vídeos para Youtube
Imagem de capa: em telas maiores, tem 2560 x 1440 pixels. A área visível em qualquer dispositivo corresponde a 1546 x 423 pixels, no centro da imagem.
Uploads de vídeo: o vídeo que será subido deve ter a proporção 16:9. Para qualidade HD, deve ter ao menos 1280 x 720 pixels de resolução, e para Full HD, 1920 x 1080 pixels.
Dias e horas mais indicados para subir vídeos no YouTube
- Os dias mais ativos são de quinta a domingo. Nos dias úteis, o engajamento é maior após às 18h;
- O período de maior audiência é entre meio dia e 15h, e o período de menor audiência é entre 5 e 6 da tarde/noite.
Dicas e truques para melhorar o engajamento dos vídeos no YouTube
- Ao fim do vídeo, coloque “cartões” clicáveis, com links de vídeos anteriores;
- Termine seus vídeos pedindo ao seu espectador que assine o canal;
- Compartilhe seus vídeos nas demais redes sociais;
- Crie vídeos em resposta a outros vídeos do YouTube que tenham tido muitas visualizações – assim, seu vídeo pode ser tagueado como relacionado ou ser indicado por outros usuários da rede em vídeos de grande audiência.
Dicas para o Linkedin
Tamanho e o formato das imagens para Linkedin
Imagens de miniatura: utilize imagens com 180 x 110 pixels.
Imagem de destaque no cabeçalho das páginas: deve possuir 700 x 400 pixels.
Imagem de posts: devem contar com 350 x 200 pixels.
Dias e horas mais indicados para postar no Linkedin:
- Os dias mais ativos são de terça a quinta-feira. O horário mais ativo é às terças, de 10 às 11 da manhã.
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