A publicidade no WhatsApp pode ser um ótimo caminho para aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com o público. Veja o nosso post e entenda!
Você sabia que o WhatsApp pode ser um aliado na divulgação do seu negócio? Atualmente, existem milhões de celulares ativos no país – e os números só aumentam! De acordo com uma pesquisa recente, feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a previsão é que o número de smartphones se iguale ao de habitantes até 2022.
Por essa razão, muitos empreendedores estão aproveitando a oportunidade para estreitar a comunicação com os clientes, divulgar produtos ou serviços e aumentar as vendas. No entanto, o trabalho não é tão simples e, para não espantar o público, você deverá atentar para uma série de fatores. Vamos conhecê-los melhor?
Para solucionar as suas dúvidas e explicar como usar o aplicativo da melhor forma, criamos um post especial sobre publicidade no WhatsApp. Confira!
Por que a publicidade no WhatsaApp vale a pena?
Como você já deve saber, o WhatsApp trouxe a proposta de facilitar a comunicação entre os usuários, oferecendo uma plataforma rápida e descontraída. Por tamanha praticidade, o aplicativo virou febre em todo o mundo — conquistando, inclusive, pessoas sem muita habilidade para interagir com outras ferramentas, como o Facebook.
Para se ter uma ideia, só no ano passado a marca atingiu 120 milhões de usuários no Brasil. Dentre as vantagens de incluir o programa na sua estratégia de marketing, podemos citar:
- Ótimo alcance: muitos usuários já aderiram ao aplicativo e permanecem ativos diariamente.
- Versatilidade: é possível personalizar a mensagem da forma como quiser, inserindo textos, vídeos ou áudios.
- Economia: por ser digital, você não terá grandes gastos com a divulgação, como acontece com a mídia offline.
- Forte impacto: por oferecer várias modalidades de mensagens, os seus conteúdos podem conter um grande apelo visual.
Como divulgar uma marca no WhatsApp da maneira certa?
Apesar de parecer simples, utilizar a publicidade no WhatsApp requer atenção e um cuidadoso estudo estratégico — caso contrário, os seus clientes poderão se sentir incomodados e fugir da sua marca. Como sabemos que não é isso o que você deseja, separamos algumas dicas estratégicas. Confira:
Não cometa exageros
O primeiro passo para desenvolver bons conteúdos na plataforma é ter cuidado com os exageros. Procure enviar mensagens uma vez por semana e sem repetições ao longo do dia. Uma boa maneira de começar, é criando resumos sobre as últimas novidades da sua marca ou oferecendo descontos semanais para o seu mailing.
Use as listas de transmissão
Muitas pessoas ainda desconhecem algumas funções do aplicativo — e a lista de transmissão é uma delas! Esse recurso permite que você envie a mesma mensagem para até 256 pessoas dos seus contatos. Além de economizar o seu tempo, essa atividade evita que você tome atitudes de divulgação mais invasivas, como a criação de grupos, por exemplo.
Abuse do status do aplicativo
Assim como no Facebook e Instagram, o WhatsApp conta com o recurso de status. Com ele, você poderá fazer publicações curtas e com duração de até 24 horas. É uma ótima maneira para avisar os consumidores sobre novidades, mostrar produtos e também criar promoções temporárias e exclusivas para os seus contatos.
É possível usar o WhatsApp para outros fins?
Uma excelente maneira de melhorar o relacionamento com os clientes e mostrar o compromisso da sua empresa com os serviços prestados, é utilizar o WhatsApp para o atendimento ao consumidor, ou SAC.
Atualmente, os consumidores estão dando preferência às empresas que prestam apoio, solucionam dúvidas, resolvem problemas e oferecem toda a segurança na contratação de um serviço ou venda de produto.
Essa é uma maneira ágil e muito eficaz de se comunicar com o público e fidelizar a sua rede de contatos. Sem dúvida alguma, o bom atendimento ao cliente sempre será uma ótima publicidade para você e seu negócio.
Para ter o diálogo adequado, tome muito cuidado com o que você escrever nas mensagens. Invista em um tom de voz amigável, responda somente em horário comercial, evite textos longos e formule mensagens objetivas.
Com todos esses benefícios, fica claro que o aplicativo pode ser uma ótima forma de melhorar a comunicação e a divulgação da sua empresa.
Agora que você já sabe tudo sobre publicidade no WhatsApp, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e continuar por dentro de outras dicas como essa, além disso preencha o formulário abaixo e receba as novidades em primeira mão!