image Saiba como Gerar Leads de forma simples e prepare-se para alavancar o número de clientes image Comece a fazer Inbound Marketing na sua empresa seguindo 5 passos

Tipos de frete para loja virtual: qual escolher?

tipos-de-frete-para-loja-virtual-qual-o-melhor-qual-escolher

Uma das principais vantagens do e-commerce é a praticidade na entrega dos produtos. Uma pesquisa realizada pelo e-bit, divulgada no conceituado relatório Webshoppers, mostra que essa é a principal motivação de 28% das pessoas que compram online.

Desta forma, oferecer as melhores opções de entrega para os seus consumidores é essencial para o sucesso de qualquer loja virtual.

Para ajudar a alavancar suas vendas, mostraremos neste artigo os diferentes tipos de frete e como você pode escolher o melhor deles para seu negócio. Acompanhe!

1. Correios

Os Correios são o principal parceiro de frete das lojas virtuais, concentrando 90% de todas as entregas, segundo dados apresentados pela própria empresa.

Toda essa representatividade se deve a seu amplo alcance: com o serviço, é possível realizar entregas para todo o Brasil e também exportar para diversos países.

Apesar de não ser obrigatório, formalizar um contrato com os Correios oferece ao vendedor algumas vantagens, como descontos no frete, de acordo com o volume, e a opção de pagamento a prazo.

O cálculo do frete é realizado de duas formas: peso cúbico ou peso físico. Se o pacote for menor que 10 kg, o frete será calculado de acordo com o peso físico, também chamado de peso real. Caso o peso cúbico seja maior, ele será considerado no cálculo.

Para facilitar esse cálculo, os Correios disponibilizam um serviço web que faz o cálculo de forma automática e que pode ser integrado ao site de seu e-commerce.

Entre as modalidades fornecidas pelos correios estão:

PAC

Serviço econômico, mas que conta com um prazo de entrega maior. O limite por pacote é de 30 kg para entregas a nacionais e 50 kg para entregas estaduais.

Sedex

Serviço de encomenda expressa que realiza a entrega no dia seguinte. A disponibilidade do serviço pode depender da localidade. O limite de peso por pacote é de 30 kg.

E-Sedex

Modelo criado exclusivamente para o e-commerce, que proporciona a entrega expressa no valor do PAC, para clientes com contrato. O limite por entrega é de 15 kg.

Sedex 10

Produto é entregue para o cliente até as 10 horas do dia seguinte. O limite de peso é 10 kg e apenas algumas regiões contam com o serviço.

Sedex Hoje

Produto é entregue até as 18 horas do mesmo dia de postagem. Esse serviço também está sujeito a disponibilidade regional.

2. Transportadoras

Diferentemente dos Correios, as transportadoras não limitam peso ou cubagem para entregas. Algumas transportadoras já possuem sistemas similares aos Correios, que podem ser facilmente integrados ao e-commerce para cálculo automático de frete.

Outras, disponibilizam uma planilha com a tabela de cálculo, que deve antes ser cadastrada na sua plataforma para então gerar o valor automaticamente.

Algumas dessas empresas também possibilitam entregas internacionais.

A forma de cálculo das transportadoras é diferente dos Correios. Em vez do peso cúbico, elas comparam os dois cálculos, metros cúbicos e peso, prevalecendo sempre o maior custo.

Antes de optar por uma transportadora, deve-se fazer uma ampla pesquisa de preços, considerando que há grande variação no mercado.

3. Outras opções

Se o seu e-commerce tem uma boa presença local, você pode utilizar veículo próprio para realizar a entrega ou contratar um serviço de motoboy.

Atualmente, muitas lojas tem optado por meios mais sustentáveis de entregas, como o uso de bicicletas. Existem empresas especializadas no serviço, que pode gerar um marketing positivo para seu e-commerce.

Caso possua também uma loja física, uma boa opção é oferecer a opção de retirada na loja, estreitando os laços com os clientes e oferecendo uma experiência Omni-channel — o uso simultâneo de diferentes canais de compra.

A melhor alternativa para um e-commerce é oferecer ao cliente diferentes opções de entrega, permitindo que ele faça sua escolha.

Alguns clientes optarão pelo mais barato ou mais rápido, outros podem valorizar uma entrega sustentável, enquanto outros podem, ainda, preferir uma transportadora em que confiem.

Conhecer o seu público pode ser uma boa forma de definir as melhores modalidades de entrega a oferecer. Quanto mais opções você tiver, maiores chances terá de concluir a venda.

 

Gostou de nossas dicas sobre os tipos de frete? Quer receber em primeira mão as nossas novidades? Então curta a nossa página no Facebook!

eBook Inbound Marketing para E-Commerce