Imagine a seguinte situação: você tem uma brilhante ideia para um e-commerce. Reúne capital e algumas pessoas para ajudá-lo nessa empreitada. Passa dias estruturando o negócio, e quando tudo está pronto, lança o site do projeto na internet.
Agora, pense no quanto seria frustrante não ter o seu projeto visualizado após todo esse trabalho.
Para que sua página seja visitada pelo maior número possível de pessoas, são necessárias algumas estratégias. Utilizar a Meta Description como técnica de SEO (Search Engine Optmization) garantirá que o conteúdo seja otimizado para mecanismos de busca.
Quer saber como a Meta Description pode ser útil para o seu e-commerce? Continue a leitura!
O que é Meta Description?
A Meta Description pode ser definida como um fragmento de código HTML, que tem o papel de resumir o tema abordado pela página. O resumo aparece apenas no código, e o usuário que navega pela página não pode vê-lo.
Esse recurso já foi um elemento importante para determinar o ranking dos sites de acordo com uma palavra-chave em mecanismos de busca. Hoje, ele já não é pré-requisito para o rankeamento da página, mas ainda oferece uma série de benefícios.
Qual a importância da Meta Description para estratégias de SEO?
Ainda que a Meta Description não conte como fator de rankeamento, o seu conteúdo aparece na página de resultados da busca como um resumo, abaixo do título da página.
Dessa forma, mesmo que o seu site esteja em uma posição secundária, você pode conquistar cliques com uma descrição que cative a atenção do usuário. Além disso, a palavra-chave pesquisada pelo usuário aparece em negrito ao longo da descrição, aumentando as suas chances de ganhar o clique.
Caso a sua página não contenha Meta Description, o buscador escolherá outro trecho da página para exibir o resultado. Assim, você não terá controle de qual trecho será exibido, sem garantias, portanto, de que ele irá cativar o seu público-alvo.
Nas mídias sociais, a Meta Description descreve o que será exibido na página, e também aparece logo abaixo do título, como você pode ver neste exemplo.
Como usar a Meta Description para potencializar seu e-commerce?
Diga a verdade
Entendemos que você deseja cativar a atenção do usuário, mas nada pior para um e-commerce do que prometer X e entregar Y, certo? Portanto, cumpra as expectativas de seus potenciais clientes e descreva honestamente o conteúdo.
Use palavras-chave
As palavras-chave são ferramentas essenciais para o rankeamento nos mecanismos de buscas. Antes de produzir o seu conteúdo, verifique as tags relacionadas a ele por meio de ferramentas como o Keyword Planner e Google Adwords. Após a finalização do conteúdo, lembre-se de inserir esses termos de forma natural na descrição da página, atraindo a atenção de seus potenciais clientes.
Call-to-action
Utilize o call-to-action (ou chamadas para a ação) no fim da Meta Description, convidando o usuário a seguir uma ação indicada. Especialmente no caso do e-commerce, procure se colocar no lugar de quem busca por um produto ou serviço e guie esse usuário imaginário para encontrar o item rapidamente. Ex.: “Deseja surpreender no Dia dos Namorados? Clique aqui e conheça nossas opções!”.
153 caracteres
Embora o número de caracteres indicados para a Meta Description seja de até 160, recomendamos que você se limite a 153, pois grande parte dos buscadores exibe essa quantidade de caracteres. Quando se ultrapassa esse número, o buscador opta por resumir o restante com o sinal de reticências.
Teste os resultados
O estudo do Inbound Marketing e de estratégias de SEO envolve uma série de aplicações de testes. Verifique os resultados obtidos com cada proposta de Meta Description, analise o retorno conquistado com as devidas alterações e busque o aprimoramento constante de seu conteúdo.
A Meta Description não age diretamente no posicionamento da página no ranking dos mecanismos de busca. Contudo, ela é um importante recurso nas estratégias de SEO, atraindo visitantes e compradores para seu e-commerce.
Uma descrição bem elaborada atrai usuários para a navegação de seu site, e o aumento de tráfego soma pontos para que uma página se posicione bem nas pesquisas de buscadores.
O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!