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8 Erros que sua empresa não deve cometer no Facebook

8 erros que sua empresa não deve cometer no Facebook

Que o brasileiro se sente em casa no Facebook isso está cada vez mais claro. Todos os meses, 92 milhões de brasileiros acessam a Rede Social, o equivalente a 45% da população do país! 77 milhões dos acessos são feitos através de dispositivos móveis, sinal de que o brasileiro quer ficar conectado em todo lugar.

Estar no Facebook hoje significa marcar presença entre os milhões de usuários que se conectam todo dia à Rede Social. Porém, ter uma página no Facebook é garantia de visibilidade e alcance a tantas pessoas assim?

Definitivamente não é só criar uma página e esperar o público se simpatizar por você e sua marca. Para obter resultados dentro da Rede Social é necessário trabalho e principalmente técnicas para planejar as ações de maneira efetiva em sua página. Erros podem implicar em publicações sem efeito e até comprometer a reputação de sua empresa.

Para fazer bonito no Facebook e passar longe dos equívocos, veja nossa lista com 8 erros que sua empresa não pode cometer dentro da Rede do Mark Zuckerbeg.

 

1. Entenda a diferença entre Perfil e Página

O primeiro passo é saber exatamente a diferença entre Perfil e Página no Facebook. Veja a tabela comparando as duas formas:
Facebook Tabela - Pagina VS Perfil

Pela tabela dá para perceber a grande diferença entre elas e a grande vantagem da Página em relação ao Perfil. Por isso, nem precisa pensar duas vezes; para divulgar seu negócio opte pela Página e desfrute de todos os recursos que ela oferece.

Destaque para a possibilidade de impulsionar publicações, que pode aumentar consideravelmente o alcance de seus posts de acordo com a segmentação de público-alvo que você definir.

 

2. Investir em quantidade e esquecer a qualidade

Erro grave cometido por algumas empresas é, no desespero de manter sua página atualizada, postar o máximo de conteúdo possível no intuito de aparecer a qualquer custo todos os dias. Postar constantemente não é garantia nenhuma de visibilidade, muito menos de engajamento. Sua empresa pode ser considerada irritante por postar frequentemente conteúdos rasos que não agregam nada ao cotidiano do usuário.

É fundamental primar pela qualidade do conteúdo e postá-lo com uma frequência equilibrada, respeitando o tempo necessário para a criação. Tudo isso para gerar engajamento, isto é, comentários e compartilhamentos que são mais valiosos que meras visualizações. Impulsionar 1 post criativo vale mais que publicar 3 posts sem graça.

Pesquise os horários que tem mais engajamento no Facebook (onde há mais pessoas online interagindo) e agende suas postagens para esses horários. Utilize boas imagens ou vídeos nas postagens e responda os comentários de seus seguidores. Todos esses estímulos geram excelentes resultados.

 

3. Publicações sem periodicidade

Fazer uma Página e atualizá-la esporadicamente é um erro muito comum. A falta de periodicidade afeta o desempenho de sua página: o fato de não haver publicações constantes não possibilita a análise do desempenho.

A página desatualizada passa a impressão de abandono pela empresa, o que influencia negativamente na imagem do seu negócio. É fundamental mantê-la atualizada mesmo que o intervalo entre as publicações não seja curto.

Como se trata de uma Página institucional, o planejamento deve seguir a mesma seriedade necessária nas outras ações de marketing da empresa. Ter um calendário editorial para planejamento e postagem de conteúdo é fundamental para o crescimento da Página.

 

4. Falta de foco nas ações

Pequenas empresas tem o costume de oferecer todos seus serviços a todas os usuários do Facebook com o objetivo de ter a máxima visibilidade possível. Essa é uma estratégia incorreta por uma série de motivos.

A quantidade de conteúdo que circula pela Rede é gigantesca e para se destacar nesse mar de informação a melhor saída é ter FOCO. O público-alvo deve estar bem definido assim como a personalidade da marca (seja nos aspectos visuais como Capa, Logo, imagens e vídeos das publicações quanto na linguagem que sua empresa interage com o público).

Determine o estilo da sua marca e seja autêntico. A partir desses fatores você irá despertar interesse das pessoas. Destaque seus pontos fortes e divulgue seu conhecimento, desse modo, sua empresa pode virar autoridade em determinado assunto e construir uma audiência fiel.

 

5. Não conhecer seu público

Identifique seu público-alvo e determine o alvo certo antes de começar qualquer divulgação na Rede. Não basta conhecer apenas a faixa etária e a localização do seu público: saber suas preferências culturais e pessoais é fundamental para iniciar as ações.

A partir do momento que sua empresa começa a captar seguidores na Página, o próprio Facebook exibe essas informações para você. A partir disso é possível analisar os dados e traçar corretamente quais são as características de seu público.

 

6. Deixar de monitorar os resultados

A única forma de perceber se suas ações estão funcionando é monitorando os resultados das publicações. O Facebook faz um relatório automático de cada publicação, resta a você e sua equipe coletar estes dados e analisar o alcance de cada post.

Com essas informações vocês terão como planejar o conteúdo de acordo com os assuntos que geraram mais interação e artigos que despertaram mais curiosidade. Dê atenção especial aos posts que mais estimularam o público a comentar e compartilhar, são posts assim que fazem a diferença entre a Página profissional e a Página mediana de uma empresa.

 

7. Publicar apenas os produtos e serviços

O Facebook está longe de ser uma plataforma de divulgação de preços e ofertas. Para este propósito existem sites como Mercado Livre, Buscapé, entre outros. A Rede Social é um território de compartilhamento e interação. Sua empresa pode divulgar seus produtos e serviços, porém, deve ter a consciência de que o foco não está nos anúncios.

Para a Página ter relevância, gerar engajamento e alcançar grande visibilidade é necessário compartilhar conteúdos interessantes em um volume muito maior do que anúncios comerciais.

As pessoas estão no Facebook para se distrair, não querem se deparar com uma Página fazendo propaganda de seus produtos. A chance do usuário deixar de Curtir é muito grande. Por isso, explore conteúdos com imagens e vídeos curiosos para que suas publicações tenham um caráter mais lúdico. Sugere-se que a cada 3 posts de conteúdo, 1 seja de produto ou serviço.

 

8. Não responder rapidamente

A mesma velocidade em que as notícias se espalham na internet deve ser a de sua resposta aos usuários da Rede Social, ou seja, imediata. Parece exagero mas as pessoas na era da internet tendem a ser imediatistas e quando uma empresa atende as expectativas do cliente respondendo-o no mesmo dia gera admiração pela solicitude e pelo interesse demonstrado sobre o que a pessoa escreveu.

Manter um funcionário de olho no Facebook da empresa pelo menos durante horário comercial é uma forma de ter mais eficiência no diálogo com seus seguidores, seja para esclarecer dúvidas sobre seus serviços, seja para interagir com usuários que estão gostando do seu conteúdo.

A alternativa ideal é deixar a Página de sua empresa por conta de uma agência especializada em Marketing Digital, assim você e sua equipe terão a garantia de manter a atenção aos seguidores diariamente além de ter a certeza de que os 8 erros apontados nessa matéria não serão cometidos.

 

 

Vale a pena manter uma Página no Facebook?

Se seus clientes em potencial utilizam a Rede a reposta é Sim. O tráfego nessa Rede Social cresce a cada dia e um trabalho bem executado dentro do Facebook gera grande visibilidade e engajamento entre os usuários.

Mesmo com todas as possibilidades e vantagens em estar presente no Facebook vale lembrar que os resultados aparecem com o tempo, fruto de muito planejamento e trabalho. A chave do sucesso dentro da Rede está na forma em que sua empresa trata essa plataforma; quanto mais seriedade e profissionalismo, maiores serão os resultados alcançados. O crescimento só virá com muita determinação e mão na massa.

 

Você já tem uma Página no Facebook? Quais foram os maiores desafios encontrados? Já alcançou resultados interessantes? Compartilhe com a gente! Deixe seu comentário para dividirmos experiências e conhecimento sobre essa fantástica Rede Social.

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