As técnicas de marketing estão em constante atualização, seguindo as tendências e o comportamento do consumidor. A partir do final do século XX, com a entrada mais intensa da internet no cotidiano, o marketing passou a marcar presença na era digital.
As técnicas antes usadas apenas no mundo real ganharam nova roupagem, adaptações e atualizações para o mundo digital.
É nesse período que surge o termo Marketing Digital (Web Marketing, Marketing Online, entre outras denominações).
Essa nova modalidade de marketing consiste em um conjunto de atividades que a empresa ou pessoa realiza na Web com o objetivo de aumentar o reconhecimento de sua marca, captar clientes e aumentar as vendas.
Vantagens do Marketing Online
O marketing digital vem crescendo dia após dia, impulsionado pelas vantagens que apresenta em comparação aos meios tradicionais de publicidade. Uma das principais é o baixo custo por Lead em comparação aos demais meios como rádio, televisão e mídia impressa.
O marketing digital tem a grande vantagem de ser facilmente mensurável, ficando claro quais ações estão gerando bons resultados.
Hoje, mais de 90% dos processos de compra se iniciam em uma busca online, um sinal latente de que aquela tendência do final dos anos 1990 se transformou em uma realidade, alcançando elevados níveis de importância.
Marketing com alcance global
Ao investir em marketing online, a empresa consegue obter alcance global em suas ações, o que era fator limitador nas mídias convencionais passa a não existir na Rede. Os limites geográficos não existem no ambiente conectado o que possibilita formas de divulgação distintas sem acarretar em aumento nos custos.
Outra novidade desse novo jeito de fazer marketing é a interação que a Rede permite entre você, seu conteúdo e os internautas. A interatividade é um grande diferencial em se fazer marketing na internet, ao receber interações dos usuários, você terá mais informações a respeito de seu público, fazendo com que falem de sua marca, seus produtos, coletando dados importantes para as elaborar as próximas ações e criando relações mais próximas de seus clientes.
Controle e flexibilidade
No marketing digital é possível obter métricas em relação a quase todas as ações de seu público. Diferente das mídias tradicionais, na Web é possível coletar informações precisas em relação ao comportamento de seu público diante de seu site, blog entre outras métricas importantes para mensurar a efetividade de suas ações.
Faça alterações e acompanhamento em tempo real. Essa flexibilidade é possível na Web, você consegue adequar sua ações na Web na hora que quiser e terá o feedback em tempo real, uma grande vantagem para quem não quer arriscar investindo em meios de propaganda que não permitem esse acompanhamento instantâneo.
É possível segmentar muito bem o público que deseja direcionar suas ações de marketing na Web.
Ao coletar os dados dos usuários, tanto nas redes sociais quanto em formulários, sua empresa consegue levantar inúmeros perfis de consumidores e elaborar campanhas super segmentadas.
SEM – Search Engine Marketing
Entre as várias ferramentas de marketing digital, destaca-se o conjunto de ações com o objetivo de alcançar melhor posicionamento nos resultados de buscadores como o Google. Esse conjunto denomina-se SEM (Search Engine Marketing) e se divide em duas áreas, SEO e PPC.
O SEO (Search Engine Optimization) consiste em técnicas aplicadas dentro do Site ou Blog para que este alcance melhor posicionamento nos resultados de busca orgânica do Google. O critério para ser encontrado organicamente é manter suas páginas otimizadas e indexadas pelo buscador.
A maior diferença do resultado orgânico é que não custa nada para aparecer e exige um esforço de médio a longo prazo, diferente dos resultados PPC.
Os resultados PPC (Pay Per Click), como o próprio nome diz, são mostrados de acordo com o valor pago pelo clique. O anunciante usa ferramentas como Google Adwords ou Bing Ads para criar anúncios e aparecer no topo ou na lateral da página de resultados dos motores de busca. O que define o seu posicionamento é o valor pago pelo clique e o índice de qualidade de sua página. Quanto maior os dois fatores, melhor o posicionamento.
Além de anúncios no resultado de buscas, o Google oferece dentro da ferramenta Adwords um sistema de Rede de Display, que consiste em veicular os famosos banners de propaganda em sites parceiros. Além do Google, outras empresas realizam esse serviço denominado Ad Networks.
Redes Sociais e E-mail
As redes sociais também fazem parte do conjunto de ações de marketing digital. Facebook, Instagram, Google+, Twitter entre diversas outras plataformas possuem sistemas de anúncios próprios que veiculam propagandas de seus usuários ou impulsionam publicações para alcançar um público maior.
Além desse serviço pago, o fato de manter perfis nessas redes já significa uma prática de marketing digital, sobretudo se a página tiver um caráter comercial.
O e-mail, um dos mais antigos meios de relacionamento na Web, ainda tem fundamental importância no marketing digital. Técnicas modernas que dispensam listas de e-mails compradas, spam e ofertas, demonstram altos níveis de efetividade, sobretudo quando calcadas em fundamentos de Inbound Marketing.
O e-mail sempre foi uma canal de relacionamento excelente e mesmo com todas as mídias sociais atuais, mostra-se uma oportunidade muito interessante para apresentar seu conteúdo e criar vínculos comerciais.
Marque presença Online
O marketing digital está em constante mutação e segue seu ritmo de crescimento vertiginosamente. Novos formatos e ideias aparecem a todo momento e são incorporadas a essa grande área do marketing atual.
Todas as técnicas adotadas atualmente visam e muito quem acessa a internet pelo tablet e celular. Hoje em dia é fundamental que toda empresa esteja presente tanto nos PCs quanto na mão de seus clientes.
Você já investe em marketing na internet? Está começando agora? Compartilhe conosco suas experiências e expectativas! Deixe seu comentário logo abaixo.