A criação de um site para sua empresa deve ser feita considerando alguns pontos importantes que merecem muita atenção. Alguns erros cometidos pelos empreendedores que estão querendo fazer um site para o seu negócio são ocasionados simplesmente por falta de informação.
Ter um site hoje em dia é fundamental e o tempo que os brasileiros passam conectados na Web é prova disso. Porém, não basta ter um endereço eletrônico para que sua empresa obtenha sucesso total no mundo digital.
Levantamos 8 erros comuns que empreendedores cometem ao fazerem seus websites para que você não cometa estes equívocos ao elaborar o site do seu negócio.
1. Desconsiderar a concorrência
É fundamental observar e anotar como são as páginas de seus concorrentes, quais os recursos utilizados e o que você considera que ficou faltando nesses sites. Desse modo, sua empresa sairá na frente evitando os erros da concorrência e aproveitando as boas referências do seu setor.
2. Não estudar o público
Contrate uma boa agência de marketing digital para auxiliar na definição de personas e público-alvo do site da sua empresa. Uma ferramenta gratuita para fazer uma breve análise desse público é o Google Analytics, uma plataforma que pode fornecer dados importantes sobre o perfil dos usuários.
3. Escolher a agência por preço
Ao pesquisar uma agência para criar seu website, leve em consideração fatores que vão além do preço. É importante se certificar que a agência prestará o devido suporte após a criação do site além de contar com uma equipe acessível que atenda suas necessidades. Considerando um site desenvolvido em WordPress, veja se a equipe irá treinar você ou seus funcionários para fazerem as atualizações futuras sem recorrer a terceiros.
4. Não inserir as dúvidas frequentes
Se o site da sua empresa vende produtos ou serviços que necessitam de muitas etapas no processo de vendas precisará de uma seção FAQ, com as dúvidas mais frequentes. Os usuários não tem paciência para ler muitos textos e buscam repostas para suas dúvidas de forma prática. Geralmente essa seção é uma das mais acessadas do site e facilita o contato e as negociações com o cliente no futuro.
5. Fugir da estrutura padrão
A internet cria alguns padrões universais que os usuários se identificam e até preferem durante a navegação. Menus com acesso rápido (seja horizontal no topo da página, seja vertical na lateral) são muito comuns no Brasil e o público tem mais familiaridade com esses layouts. Se seu site revolucionar muito e quebrar todos esses padrões pode criar dificuldades que farão os visitantes saírem do site rapidamente.
6. Não dar atenção ao Blog
Os Blogs para empresas estão demonstrando um potencial de conversão nunca visto antes na história da internet. Empresas que mantém o Blog ativo, atualizado constantemente com conteúdo relevante ao cliente, se transformam em referência no mercado. Isso é uma verdade incontestável, e a prova disso é o número crescente de empresas investindo em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
7. Deixar os clientes sem resposta
É importante ter um canal de comunicação direto com o cliente pelo site. Pode ser via formulários de contato, seção de comentários no Blog, links para redes sociais, telefone, e-mail, entre outros formatos. Responder prontamente a todos os contatos com dúvidas ou sugestões é tarefa básica, assim como responder as interações feitas em suas Redes Sociais ou Blog. Feedbacks como esses são muito bem vistos e passam uma boa imagem para os clientes.
8. Não fazer um Site Responsivo
O número de pessoas acessando sites por dispositivos móveis como celulares, tablets e phablets só cresce no Brasil. É comum hoje conhecer pessoas que dificilmente ligam o notebook à noite para acessar a Web já que conseguem se conectar via celular. Um site com design responsivo se adequa a qualquer tipo de tela fazendo com que o site de sua empresa seja visualizado perfeitamente em qualquer aparelho mobile.
Evitando os 8 erros listados acima sua empresa terá melhores resultados online. Um website atual exige uma série de cuidados para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente.
Certifique-se que o site da sua empresa será produzido seguindo as melhores práticas atuais e, quando ele estiver no ar, que sua equipe irá responder prontamente as dúvidas dos clientes e manter o site atualizado.
Sua empresa já possui um site? Está iniciando o processo de produção do seu website? Escreva suas experiências nos comentários! Todo empreendedor com visão de negócios deve ter uma atenção especial para sua página na Web, compartilhar conhecimento é benefício para todos.