Não há como contestar. É senso comum entre os empreendedores que a presença de estratégias digitais é fator crucial para a sobrevivência das empresas de qualquer tamanho e, ultimamente, tem crescido sua importância entre as de pequeno porte.
Entretanto, na maioria dos casos, as empresas encontram muitas dificuldades em startar o processo.
Por isso fizemos este artigo. O objetivo aqui é limpar a área, pavimentar o caminho para os empresários que pretendem consolidar a presença de sua marca no meio digital.
Comece agora sua Estratégia Digital!
Não há tempo a perder. Segundo levantamento da ‘SEO Trends’, uma das mais importantes pesquisas do setor, 60% das empresas brasileiras usaram ferramentas de Otimização de Sites em 2018. Entre elas, 80% já fazem isso há mais de três anos.
Os efeitos da adoção das Estratégias Digitais no Marketing das empresas são cada vez mais concretos. Como a importância de se traçar o perfil do cliente ideal para o produto ou serviço, analisar formatos e canais de distribuição de conteúdos de acordo com o perfil e os propósitos da organização, além de definir as metas que se pretende alcançar.
A adoção das Estratégias Digitais sanam uma das maiores dificuldades das pequenas empresas, que é a falta de recursos financeiros para fazer publicidade nas mídias tradicionais. Elas também ajudam a atrair mais pessoas com interesse em seu negócio, como também cria parâmetros para produzir conteúdos para expandir a sua marca de forma autêntica no mercado.
Principalmente, empresas que já possuem algumas práticas de marketing digital, precisam agir com rapidez para que elas possam dar resultados concretos e suficientes para aumentar as oportunidades de negócios.
Mantenha-se firme!
Depois de consolidar sua presença digital, com seu site bem ranqueado no Google e nas principais redes sociais, você vai dar o segundo passo na direção de alavancar seu negócio.
Aqui você tem algumas opções: pode elaborar e executar suas Estratégias Digitais por conta própria, o que exige muito conhecimento, recursos e tempo. Você também pode contratar uma Agência para fazer o serviço.
Ou ainda, você pode fazer como boa parte das empresas está fazendo, que é buscar um serviço de consultoria em Marketing Digital, que oferece as ferramentas certas e guia sua empresa na correta aplicação das estratégias.
Os consultores ajudam na utilização de SEO (Search Engine Optimization ou otimização de buscas), fazem treinamento in company e ajudam a produzir marketing de conteúdo, elaboram a previsão do investimento. Este tipo de consultoria tende a crescer cerca de 70% este ano.
O importante aqui é adotar Estratégias Digitais de médio e longo prazos, visando dar sustentabilidade à sua presença digital.
Novas Oportunidades
Pense comigo: quando você quer ter mais informações sobre um produto ou serviço de determinada marca, o que você faz primeiro? É muito provável que você faça uma pesquisa na internet, certo? Agora, já imaginou se você não encontrar nada sobre esta marca na Internet? Seria decepcionante! E pega muito mal para a empresa.
Pare para refletir sobre a quantidade de oportunidades que esta empresa está perdendo por não ter presença digital
Estratégias Digitais bem planejadas podem gerar novos negócios no ambiente on-line, podem abrir inúmeras possibilidades e maneiras de você chegar ao público que tem interesse pelo seu produto ou serviço. Funciona como o antigo boca a boca na construção da boa reputação de sua marca.
Como foi dito no início, este artigo tem o propósito de abrir caminhos. Se você quiser ter mais informações e aprender a fazer a sua Estratégia Digital, você tem uma excelente oportunidade agora.
Faça o workshop “Estratégia Digital para Empreendedores”, que vai acontecer no dia 09 de fevereiro em Ribeirão Pretos/SP. Ele vai ser realizado pelo consultor Marcos Pizano, que é diretor da Enove Consultoria e Treinamentos e Customer Success da Onflag Negócios Digitais. Assista o vídeo para conferir as informações.