A importância do marketing digital para as empresas é cada vez mais evidente. O tempo que o brasileiro passa conectado à Web é o exemplo claro deste novo cenário.
Neste contexto, foram desenvolvidas uma grande variedade de ferramentas e técnicas para atingir este público conectado que passa muitas horas do dia pesquisando os mais diversos assuntos nos buscadores e se relacionando com pessoas e empresas através das redes sociais.
Mesmo na internet, podemos identificar práticas do que chamamos de Marketing de Interrupção: o marketing utilizado em mídias tradicionais como rádio e TV. Esse tipo de propaganda interrompe o conteúdo transmitido para incomodar o telespectador.
Na Web esse tipo de prática ainda é disseminada em larga escala no uso de Banners e Pop-ups em diversos sites e portais por exemplo. Porém, a tendência hoje é trabalhar o marketing de permissão na internet. Mais conhecida como Inbound Marketing, essa metodologia vem sendo aplicada em empresas de diversos segmentos.
Inbound Marketing em Ribeirão Preto
Empresas na região de Ribeirão Preto estão cada vez mais fortalecidas digitalmente. Utilizando plataformas mais clássicas de marketing digital como o Google AdWords e Facebook Ads, negócios de toda a região estão aplicando cada vez mais estratégias para ter presença online.
Porém, o potencial em captação de novos clientes online para empresas de Ribeirão Preto e região ainda não é explorado amplamente. A forma mais efetiva e adequada para avançar um novo patamar em captação de novos clientes com marketing digital é produzindo conteúdo e fazendo Inbound Marketing em seu negócio.
Como aplicar o Inbound em minha região
Basicamente a metodologia Inbound envolve a produção de conteúdos relevantes para o público-alvo da sua empresa e publicá-los na Web (por meio de um Blog ou Páginas de Captura).
Dessa forma, você consegue oferecer algo de valor para o seu público e, em troca, receber o e-mail desse visitante interessado em seu conteúdo. A partir daí, basta iniciar um relacionamento com este potencial cliente através de fluxos de e-mail e direcioná-lo até o momento da compra.
Como aplicar isso em sua região? Analisando seu público-alvo e definindo personas.
A persona é um avatar criado a partir do seu público-alvo ideal. Ou seja, sua empresa deve montar o perfil do cliente ideal e “personificá-lo” (com nome, idade, profissão, interesses, entre outros pontos relevantes) e produzir o conteúdo totalmente direcionado a essa persona.
Realizar entrevistas com seus atuais clientes é uma prática recomendada nessa etapa.
Após essa definição, sua equipe terá base para iniciar a produção de conteúdo focado no público de sua região, relacionando todo o conteúdo às necessidades de quem compra seus produtos ou serviços em empresa ou loja física.
Em relação a capturar e-mails e gerar leads, a estratégia não é tão diferente para os negócios “não locais” com alcance nacional. O importante para as empresas de Ribeirão Preto e região, por exemplo, é fazer uma boa definição de persona e produzir conteúdo para seu público.
O potencial do Inbound Marketing em Ribeirão
No último ano identificamos um volume cada vez maior de buscas locais nessa região. Campanhas de Google AdWords com anúncios na região de Ribeirão Preto obtiveram excelentes resultados.
O fator mais importante a ser ressaltado é que, diferente do investimento em Google e Facebook, a produção de conteúdo para web ainda não foi amplamente explorado pelas empresas da região.
Estamos passando pelo momento ideal para iniciar a produção de conteúdo e aplicar estratégias de Inbound Marketing. A possibilidade de sair muito a frente a concorrência nesse território e se estabelecer como autoridade em seu mercado fará o seu negócio ser a fonte mais importante de informação e educação do seu público-alvo.
Dessa maneira, você ganha uma projeção que o investimento em anúncios não te proporciona.
Os anúncios cumprem seu propósito de forma pontual e efetiva, mas não influenciam de forma profunda na possibilidade do seu negócio se tornar na maior referência do mercado em sua região. A estratégia que mais adequada para alcançar este objetivo é a produção de conteúdo dentro de uma metodologia de Inbound Marketing.
A realidade é que o Inbound Marketing é aplicável nos mais diversos segmentos e vem trazendo excelentes resultados em geração de leads, o que influencia diretamente no aumento do número de clientes vindos da Web e, consequentemente, nas vendas.
Ribeirão Preto está na rota do Inbound Marketing e já apresenta um crescimento no número de empresas que estão produzindo conteúdo e se tornando referências na internet. Porém, o potencial para o crescimento na região é imenso e território ainda está pouco explorado.
Você possui uma empresa na região de Ribeirão Preto? Está interessado em trabalhar o Inbound Marketing do seu negócio?
Deixe um cometário pra gente! Podemos ajudar no que for preciso para aplicar essa ótima estratégia e fazer sua empresa sair na frente neste novo cenário que ainda tem muito a crescer em Ribeirão!