image Mobile para Negócios: saiba o que é melhor para sua empresa, Site ou App image Faça um Raio X completo do marketing digital da sua empresa

Os 4 passos para divulgar sua empresa em dispositivos móveis

divulgar sua empresa em dispositivos móveis

A tecnologia mobile deixou de ser tendência para se tornar uma realidade no Brasil. Os pequenos e médios negócios podem e devem se beneficiar da internet móvel para ganhar competitividade e aumentar o faturamento.

O Brasil terminou o mês de Julho de 2015 com 281,5 milhões de celulares, o equivalente a 137,65 aparelhos para cada 100 habitantes.

Considerando esses empolgantes números, os empreendedores devem considerar essa mobilidade gerada pelos smartphones dotados de tecnologia 3G e 4G como ferramenta muito importante de marketing e vendas para a empresa.

Mobile para Empresas

A mobilidade pode gerar inúmeras oportunidades para diversos setores, pois se trata de transformar a tela do aparelho em sua vitrine.

Sua empresa pode manter a marca, o produto ou o serviço em exposição 24 horas por dia, pode realizar campanhas de marketing em dispositivos móveis ou até mesmo vender e fechar negócios pelo smartphone do seu cliente.

Uma característica comum dos smartphones é o perfil das buscas realizadas pelos usuários. Geralmente são mais rápidas e motivadas pela vontade de conhecer um estabelecimento comercial ou produto.

Para utilizar os celulares a favor do seu negócio é preciso ficar atento a algumas tecnologias e tendências. A principal e mais fundamental delas é a adaptação do website da sua empresa para os dispositivos móveis, ou seja, fazer um site com layout responsivo para ser visualizado em telas menores.

Confira os 4 passos para colocar sua empresa em dispositivos móveis:

 

  1. Site Responsivo

    É essencial que a sua empresa hoje em dia tenha um site adaptado para os dispositivos móveis, assim, você facilita a navegação do cliente e garante o acesso a partir de qualquer dispositivo, desde um celular até uma Smart TV.

    É importante que o site apresente um layout enxuto, principalmente se for um e-commerce onde você venderá seus produtos. O ideal é não deixar os botões pequenos e inserir ícones que facilitem a navegação, como o “click to call” que faz uma ligação ao ser acionado.

    O conteúdo deve ser bem focado nas informações e funções imprescindíveis para o seu negócio. Sobrecarregar o site com imagens pode influenciar na velocidade, aumentar o consumo de dados do 3G e confundir o cliente.

  2. Google Adwords

    Empreendedores dos mais diversos setores podem anunciar no maior mecanismo de pesquisa da web, o Google. A ferramenta Google Adwords conecta seus produtos ou serviços aos resultados de busca do Google.

    Quando algum cliente fizer uma busca no celular procurando algum produto ou serviço vinculado ao seu segmento e localidade, o anúncio da sua empresa aparecerá no resultado de busca.

    Os clientes querem obter informações, comprar ou serem atendidos imediatamente quando buscam produtos ou serviços pelo celular. É recomendado que os anúncios da sua empresa apresentem botões como “ligue agora” ou “agende agora”.

  3. Mapas

    A grande maioria dos smartphones possuem aplicativos de mapas instalados. Sua empresa pode se beneficiar marcando presença em diversos apps de maps, desde o Google Maps até o Waze.

    Os clientes descobrem por meio desses mapas os empreendimentos que há na região onde ele se encontra e também consulta as avaliações dadas pelos clientes sobre cada um deles.

    Você pode cadastrar sua empresa em vários desses aplicativos e fornecer informações importantes aos seus clientes como tipo de produto ou seviço, fotos do estabelecimento, faixa de preço e horário de atendimento.

  4. Redes Sociais

    Os brasileiros passam boa parte do tempo acessando as redes sociais pelo celular. É mais uma oportunidade para sua empresa ganhar visibilidade e captar clientes online.

    Selecione as redes sociais onde existe a maior concentração de pessoas com o perfil do público-alvo do seu negócio: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, entre outras. Após isso, o recomendado é produzir conteúdos relacionados a seus produtos que sejam relevantes aos potenciais clientes.

    Investir em links patrocinados também é uma excelente alternativa para quem pretende ampliar o alcance nas redes sociais. Sua empresa pode mapear os usuários com maior potencial e direcionar anúncios para determinados públicos-alvo.

Dicas úteis para o seu negócio

Confira algumas dicas para sua empresa tomar as melhores iniciativas para fazer marketing mobile:

  • Facilite ao máximo o acesso a informações fundamentais sobre como chegar até o seu estabelecimento (localização, endereço, telefone).
  • Ofereça descontos no mobile para compras na loja física.
  • Deixe visível um campo para cadastro e inscrição por e-mail para que você transforme seus visitantes em Leads.
  • Garanta um layout responsivo e prático que facilite a vida do cliente. Evite conteúdos em flash, botões e ícones muito pequenos que dificultam o clique no touchscreen. Deixe o site legível assim que o usuário acessa, sem a necessidade de usar o zoom.
  • Reduza ao máximo o número de cliques necessários para realizar uma ação, principalmente a efetuação da compra (no caso do e-commerce).

Sua empresa já investe em marketing focado em mobile? Pretende começar a explorar esse meio promissor? Escreva sua opinião! Deixe um comentário logo abaixo para fomentarmos a discussão sobre marketing mobile para empreendedores.

Internet-para-empresas

Você também vai se interessar por: