Empreendedores de todos os setores estão observando a recente revolução na internet móvel e todas as oportunidades que vem surgindo desde então.
O smartphone deixou de ser um objeto de desejo do consumidor para se tornar um item fundamental para o seu cotidiano. Apesar disso, notamos que a maior parte dos pequenos e médios empresários ainda não explora devidamente todo esse potencial.
De acordo com o perfil e o público-alvo do seu negócio, sua empresa pode começar a marcar presença mobile seguindo a estratégia mais adequada. Garantir que seu produto ou serviço seja encontrado quando o usuário fizer uma busca pelo smartphone é o primeiro passo, seja qual for o perfil do seu negócio.
Por enquanto não existe fórmula mágica: as melhores soluções continuam sendo a criação de sites responsivos, aplicativos ou a combinação de ambos.
Confira o perfil e o potencial de cada perfil:
Site Responsivo
Sites elaborados com layouts responsivos se adequam automaticamente em qualquer tela, seja uma Smart TV seja um Smartphone, por exemplo. A intenção é proporcionar a melhor experiência ao cliente eliminando dificuldades como a necessidade de dar zoom na tela ou rolar a tela lateralmente.
Portanto é fundamental que o micro, pequeno ou médio empresário faça um site responsivo, totalmente adequado para dispositivos móveis. Atualmente quase todo celular vem com navegador instalado e mais de 29% de acesso a websites em todo o mundo são feitos através de celulares, segundo o Google.
Um site com tecnologia mobile trata-se, portanto, da solução mais universal e abrangente, sendo ideal para o começo da maioria das empresas na internet móvel.
O fato de não exigir nenhum download para o cliente, facilita o acesso às informações, produtos e serviços da sua empresa via smartphone. É interessante observar as informações e funcionalidades mais procuradas pelo seu público para colocá-las em destaque, pensando sempre em melhorar a experiência do cliente.
Neste ano o Google anunciou que dará prioridade a sites adaptados a dispositivos móveis após a mudança em seus algoritmos de busca. Este anúncio, apelidado como Mobilegeddon (Mobile + Armageddon), define que sites com versão mobile serão melhores posicionados nos resultados de buscas do Google.
Aplicativo
Desenvolver aplicativo para sua marca é uma excelente opção para determinados tipos de negócio. Startups e empresas que utilizam o aplicativo como parte de seu modelo de negócio são exemplos mais comuns.
É preciso avaliar as funcionalidades a serem exploradas pela sua empresa que estão além do que pode ser feito no navegador para saber se o app é adequado para o seu negócio.
Um fator essencial para decidir entre um site ou um aplicativo é a frequência de utilização. Se o conteúdo oferecido for oferecido em forma de Rede Social, Game ou algo relacionado a entretenimento é mais adequado pensar no formato de app que é executado várias vezes ao dia mais rapidamente.
Caso contrário um site mobile já é o suficiente, pois a frequência de acesso é menor.
Site + App
Quando a empresa já possui um site responsivo e pretende oferecer uma experiência mais intuitiva e diferenciada aos seus clientes, é o momento de desenvolver um app para sua marca.
Nesse caso sua empresa pode explorar funcionalidades do smartphones como GPS, câmera, giroscópio, além dos recursos padrões para a navegação em sites e Redes Sociais. Considerar a possibilidade do uso do aplicativo off-line também é interessante.
No entanto, fazer por fazer não é uma prática recomendada, haja visto que 95% dos aplicativos são abandonados nos primeiros 30 dias de uso. Sua empresa deve ser relevante ao desenvolver seu próprio aplicativo para não se somar a esta estatística.
Resumo
– Comece fazendo um excelente site responsivo para sua empresa.
– Garanta que o site ofereça uma boa experiência ao cliente.
– Desenvolva um aplicativo quando sentir uma interação frequente dos consumidores com a sua marca.
Deixe seu comentário em caso de dúvida ou escreva sua opinião sobre essa atual realidade mobile! Vamos compartilhar conhecimentos sobre sites e apps aqui no Blog da OnFlag.