Você sabe o que são leads? Leads são pessoas que, de alguma forma, mostraram interesse por seu conteúdo, produto ou serviço, tendo em determinado momento fornecido algum dado pessoal ou de contato em troca de mais informação. Em outras palavras, um lead é um cliente em potencial para seu negócio.
No mundo do Marketing Digital, as empresas estão sempre em busca de estratégias para aumentar o ritmo de geração de leads. Isso porque quanto mais leads, maiores são as chances de fechar negócios.
Mas a questão é: como acelerar a geração de leads? Como fazer com que mais pessoas se interessem mais rapidamente pelo meu conteúdo, produto ou serviço, de forma que eu consiga obter mais clientes?
Se essa é a sua dúvida, continue acompanhando esse post para descobrir um passo a passo imbatível para acelerar de vez a geração de leads para o seu negócio!
Passo 1: Defina qual é seu objetivo
Qual é o seu objetivo de Marketing? Aumentar o conhecimento da sua marca? Fechar a venda de um determinado produto? Gerar engajamento e indicações de seus clientes atuais para clientes potenciais?
Objetivos diferentes envolvem públicos diferentes. Por isso, mesmo antes de entender a quem se destina sua estratégia de Marketing, você precisa entender qual é o seu objetivo principal.
Passo 2: Defina bem suas Buyer Personas
É impossível agradar ou atingir um público que você não conhece. Por isso, antes de começar qualquer estratégia de Marketing, é de suma importância que você defina quem são suas Buyer Personas. Buyer Persona é o nome dado a um perfil semi-ficcional de um cliente ideal.
Enquanto a definição de público-alvo se limita a questões demográficas como faixa etária, sexo ou região geográfica, a Buyer Persona inclui, além desses dados, um perfil emocional, comportamental e humano.
Para chegar a esse nível de informação, é necessário levantar dados sobre seus clientes atuais e potenciais por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas.
Quando você conhecer os aspectos racionais e emocionais de sua Persona, você poderá se tornar muito mais assertivo e convincente para ele.
Passo 3: Produza conteúdo de forma integrada
Quem está familiarizado com a metodologia do Inbound Marketing sabe bem que produzir um conteúdo de qualidade é imprescindível para melhorar a geração de leads.
Mas é importante dizer que não basta gerar conteúdo de qualidade; é necessário criar esse conteúdo de forma integrada à jornada do comprador.
O que é jornada do comprador?
Trata-se da jornada que a persona faz até a decisão de compra, partindo de um estágio de busca pela definição de seu problema até a escolha definitiva da sua solução.
Para criar conteúdo de forma integrada a esse processo, é necessário que os artigos que se concentram na fase de consciência se conectem com artigos focados na fase de consideração, e que os artigos na fase de consideração se conectem à fase de decisão.
Assim, você faz com que seu lead se aproxime cada vez mais da fase da decisão, e acelera o processo do fechamento da venda.
Passo 4: Crie formulários de acordo com a fase do comprador
Cada fase da jornada do comprador implica num tipo de conteúdo, material rico ou isca específica, bem como num tipo de informação que você deve obter da sua persona. Para obter essas informações, você deverá criar formulários que vão dizer a você em qual dos estágios abaixo está o seu lead:
- Lead: é apenas alguém interessado em seu conteúdo, produto ou serviço, sem que necessariamente esteja dentro do perfil da persona que você deseja atender e nem necessariamente pronto ou disposto a comprar;
- MQL – Marketing Qualified Lead: é um lead mais qualificado, com perfil dentro das personas definidas, que demonstram um interesse mais relevante pelo seu conteúdo, produto ou serviço;
- SQL – Sales Qualified Lead: é um MQL mais qualificado que necessita de uma abordagem mais ativa do setor de vendas.
Para cada artigo e formulário da jornada do comprador, você poderá atribuir uma pontuação, que definirá o Lead Scoring de cada um dos seus leads. Quanto maior o score, maiores as chances do seu lead estar próximo da decisão de compra.
Passo 5: crie fluxos de nutrição para seus leads
A sua estratégia de Inbound deve conter fluxos de nutrição para seus leads, incluindo e-mails com conteúdo, materiais ricos, links para artigos e iscas que incentivem seu lead a caminhar na jornada do comprador.
Esses fluxos automáticos são de suma importância, pois eles mantém seus leads aquecidos e se movimentando até que, enfim, cheguem à fase da decisão. Para fazer com que esses fluxos funcionem corretamente, é necessário que você conte com ferramentas e plataformas que permitam a gestão desses fluxos.
Esse breve passo a passo pode ajudar você a ampliar a geração de seus leads e diminuir o tempo gasto por eles na jornada, fazendo com que se interessem mais rápido pelo seu serviço ou produto.
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