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Dicas incríveis para estimular a criatividade na sua agência

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Com perfis de públicos-alvo cada vez mais seletivos e fáceis de se entediar, a todo o momento as agências precisam pensar estratégias de marketing criativas, sob o risco de perder a atenção de seu público e do público de seu cliente.

Ao mesmo tempo, manter-se criativo nessa realidade de correria e pressão é um baita desafio, pois não há tempo muitas vezes para dedicar a longos brainstormings ou papos viajantes à procura de uma solução criativa.

A questão é: como estimular a criatividade nas agências mesmo nessa realidade? Quais são as alternativas para burlar o stress e a correria e gerar um ambiente de inovação? Vamos dar dicas incríveis para sua agência neste post!

Um ambiente criativo precisa de alguns fatores para aflorar. Existem algumas estratégias que permitem que seu ambiente não perca o toque de ousadia tão necessário nos tempos atuais.

Automatize o que for “automatizável”

Atividades de rotina que são mecânicas e repetitivas tendem a desestimular a criatividade. Uma boa estratégia é automatizar este tipo de atividade através de ferramentas e sistemas disponíveis, para que sua equipe possa se dedicar a atividades mais estimulantes.

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Tire o crítico chato da equipe

Uma equipe criativa precisa ser focada em soluções e, sempre que encontrar um problema, ao invés de apenas apontá-lo, deve trazer sugestões para resolvê-lo.

Por isso, o crítico chato, que é aquele que só reclama e aponta o que está ruim sem dizer o que fazer no lugar, pode ser dispensado. Cada integrante deve ter a liberdade de propor a mais maluca das ideias sem ser criticado, para que ele se sinta seguro de “sair da caixinha” sempre.

Se o outro integrante achar uma determinada ideia ruim, deve propor, de forma estimulante, uma outra ideia, ou uma melhoria à ideia apresentada.

Fora pessimismo

O pessimista, que sempre vê problema em tudo, também é um desserviço à criatividade. A criatividade, para funcionar, tem que partir do princípio que é possível encontrar uma solução simples e inesperada para um problema às vezes complicado, o que requer uma boa dose de otimismo.

Além disso, a equipe precisa ter um bom nível de resiliência e insistência. Grandes inovações dependem às vezes de uma grande quantidade de tentativas e erros e não desanimar no meio do caminho é muito relevante para alcançar o objetivo final.

Fofoqueiros também devem ser tirados do grupo. Mantenha sua equipe com pessoas focadas no objetivo – o que nada tem a ver com a roupa que fulana veio ou se beltrano saiu antes do horário no dia anterior.

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Mantenha uma equipe multidisciplinar

Gente parecida pensa parecido e dificilmente inova. Boa parte das grandes inovações são interseções entre campos que, a princípio, não têm nada a ver um com outro. Por isso, equipes multidisciplinares com perfis, temperamentos e habilidades diferentes entre si tendem a ser mais criativas.

Mais importante: os perfis precisam ser complementares e cada integrante deve ter disposição e voluntariedade para trabalhar em grupo, cooperar e compartilhar.

Delegue responsabilidades

Uma tendência comum e negativa de ambientes criativos é a perda de foco. Por isso, é importante que uma pessoa coordene e acompanhe as tarefas, como uma espécie de mediador. Cada pequena atividade necessária para a elaboração de protótipos, pesquisas, testes e outros, deve ser distribuída por grupos ou integrantes que respondam pelo seu resultado.

É importante que nenhum integrante fique sem sua responsabilidade no grupo. Para garantir a unidade e o companheirismo da equipe, todos tem que participar.

Comunicação clara

É importante que todas as regras do jogo e decisões tomadas fiquem claras para todos. Isso pode ser feito, inclusive, de maneira visual, usando cartazes, post-its e outros recursos similares. Quadros de acompanhamento de tarefas, como o clássico Kanban por exemplo, são uma boa estratégia para que toda equipe fique a par de sua evolução.

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Disponibilize informação

Estimule a busca e a disponibilização de informações que podem ajudar no projeto em questão. Destine parte da equipe e do tempo à pesquisa e ao estudo voltado para encontrar novos caminhos e tecnologias que possam ajudar a melhorar o processo ou aprimorar o resultado final.

Como funciona na sua agência? Que tipo de atividades ou recursos são utilizados para estimular o nível de criatividade dos seus colaboradores? Conta para nós aqui abaixo nos comentários!

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