O título de um post no Facebook ou no blog da sua empresa tem o poder de alavancar compartilhamentos e tornar a sua empresa uma autoridade ou, ao contrário, tornar a estratégia de marketing de conteúdo um verdadeiro fiasco.
É exatamente por isso que é tão importante conhecer as estratégias de títulos que geram mais engajamento. Com isso, você pode aprender algumas valiosas lições para conquistar o destaque que o seu conteúdo merece.
É claro que não existe uma fórmula mágica para criar títulos perfeitos, no entanto, uma pesquisa do Buzzsumo analisou 100 milhões de títulos e chamadas na internet para entender o que tem o potencial de gerar mais resultado.
Quer conhecer essas descobertas? Então, não deixe de ler o nosso artigo!
O Facebook e as emoções
O texto do post da sua empresa no Facebook não precisa ser muito elaborado ou criativo para conseguir resultados melhores. Pelo contrário, frases de ligações simples têm o poder de aumentar o engajamento e elevar a taxa de cliques nos links.
De acordo com a pesquisa do Buzzsumo, posts com a expressão “vai fazer você” tiveram o dobro de engajamento do segundo colocado da lista de títulos que geram mais engajamento, a expressão “esse é o motivo pelo qual”.
Vamos a um exemplo prático para ficar mais fácil de visualizar. Um post com a seguinte chamada “essas fotos vão fazer você se sentir mais alegre” teriam o dobro de curtidas, comentários e compartilhamentos do que o mesmo post com a frase “esse é o motivo pelo qual você deve ver essas fotos hoje”.
Isso acontece porque essa expressão em particular mostra diretamente o benefício que o leitor terá ao clicar no seu post. Além disso, textos com apelos emocionais tendem a se destacar muito mais no Facebook. Por isso, não deixe de destacar como o seu seguidor poderá se sentir ao ler o seu artigo.
Curiosidade, listas e brincadeiras
Outros títulos que geram bastante engajamento no Facebook são aqueles que mexem com a curiosidade do leitor, fazem listas ou trazem quizzes.
As pessoas gostam de se entreter com brincadeiras nas redes sociais, por isso, quizzes que prometem adivinhar a idade das pessoas ou dizer o quão rabugentas elas são costumam ser um grande sucesso.
Fazer listas também é uma excelente opção para se destacar na timeline, principalmente se você conseguir criar uma relação entre elas e um sentimento. Um exemplo disso seria algo como: “20 coisas que só quem é mãe de menino vai entender”.
Títulos que você deve evitar
É importante conhecer também as chamadas que, ao contrário, não geram tanto engajamento quanto gostaríamos. Com isso, vai ficar mais fácil de direcionar os seus conteúdos para potencializar os resultados.
Ainda de acordo com a pesquisa do Buzzsumo, títulos que trazem um apelo mais financeiro, como “ideias de decoração dentro do seu orçamento”, não são nada populares no Facebook, mas chamam bastante a atenção no Pinterest.
Títulos com uma abordagem mais voltada a empreender e trabalhar por conta própria também não costumam fazer sucesso na gigante das redes sociais.
Esses dados nos levam a acreditar que as pessoas que estão conectadas na rede realmente estão em busca de entretenimento e assuntos mais “leves”, deixando os outros temas para as demais redes sociais.
Por fim, vale dizer que a pesquisa também descobriu que títulos que geram engajamento maior costumam possuir entre 12 e 18 palavras. Ou seja, as chamadas dos seus posts no Facebook não precisam ser tão curtas assim.
Lembre-se de ter em mente que, apesar de as descobertas da pesquisa serem muito valiosas, tudo vai depender do perfil do seu público e da rede social em que você está atuando. Por isso, vale a pena realizar testes para comparar os resultados até chegar em formatos que realmente aumentem a conversão e os cliques entre o seu público.
Gostou das dicas para criar títulos que geram mais engajamento nas redes sociais? Deixe os seus comentários e dicas sobre o tema abaixo para trocarmos opiniões!