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Entenda a importância das fotos para E-Commerce para aumentar sua conversão

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No e-commerce, a foto do produto é uma das armas fundamentais na hora de atrair o olhar do cliente, gerar confiança, passar uma imagem mais profissional de sua loja virtual e ainda, aumentar as vendas online.

Para quem possui uma loja virtual ou trabalha com vendas online é extremamente importante ter uma atenção redobrada com as fotos de cada produto, afinal, nesse ambiente o cliente não tem a possibilidade experimentar as peças antes de adquirir, ou até mesmo tocar para ver a qualidade e analisar os materiais e diferenciais de cada item, portanto, as imagens é que vão determinar se ele realmente se sente seguro para finalizar essa compra.

Para entender mais a relevância da imagem do produto, se coloque por um instante no lugar do seu cliente e reflita: você compraria uma produto que mal consegue enxergar devido ao fato da imagem estar escura ou sem foco nenhum? Com certeza, aquela loja perderia a credibilidade com você.

Boas imagens vão muito além do fator estético no e-commerce, elas são essenciais para destacar as qualidades e aumentar as conversões do produto que você comercializa.

Pensando na relevância de todos esses detalhes, separamos 6 dicas que vão ajudar você a fazer fotos que geram conversão para e-commerce. Confira!

1. Faça imagens próprias

Essa parece ser uma dica comum, mas na realidade muitos lojistas não dão a devida relevância para as fotos de seu e-commerce e acabam utilizando imagens prontas de fornecedores ou de terceiros, porém, essa prática pode ser muito prejudicial à indexação do seu produto em buscadores da web.

O Google, um dos principais buscadores na internet, costuma dar relevância para conteúdos autênticos. Portanto, é importante investir em um estúdio próprio e fazer fotos profissionais e com boa qualidade para o seu e-commerce, isso pode ajudar a sua loja virtual a conquistar uma boa posição no ranqueamento do Google.

2. Atente-se ao tamanho da imagem

Outro fator importante para ter fotos apresentáveis em sua loja virtual é investir em  tamanho e resolução de alta qualidade para fornecer a nitidez que o produto precisa.

Atualmente, é comum que as câmeras digitais ou até mesmo os aparelhos celulares consigam reproduzir imagens em alta resolução, o ideal que você consiga fazer uma foto profissional, mas que ao mesmo tempo seja leve, como uma imagem de 80kb. Isso porque se sua imagem for de altíssima qualidade o carregamento dela se torna muito pesado e além de deixar o seu e-commerce mais lento, o Google ainda pode penalizar fazendo com que a sua loja virtual perca relevância no ranqueamento.

3. Não utilize fundo colorido

Para uma foto vendedora é importante que o produto seja o foco principal na imagem. Todos os elementos que tiram a atenção do produto, não devem esta presentes na fotografia.

O ideal é que as fotos para e-commerce sejam feitas em um fundo liso de preferência branco que vai dar destaque que o produto precisa.

Padronizar esse fundo para todas as imagens da sua loja virtual também é uma boa prática, pois vai passar segurança e profissionalismo ao seu e-commerce.

4. Explore todos os ângulos

Apresentar todos os ângulos do produto é de suma importância para ajudar o seu cliente a concluir a compra.

Lembre-se que no e-commerce, as imagens é que vão determinar se o seu cliente finaliza ou não a aquisição.

Procure passar toda a segurança necessária para que ele entenda de fato, o que está levando para casa. Para isso, fotografe a frente, a parte de trás, na diagonal, além do interior do produto e não deixe nenhum detalhe de fora. Procure explorar bem todos os elementos, como: texturas, bordados, bolsos e outras particularidades que compõe a peça

5. Dê atenção para as cores das imagens

As cores das fotografias apresentadas em sua loja virtual são determinantes para uma boa experiência de compra do consumidor.

Imagina o quão frustrante para o seu cliente comprar uma peça azul e quando o produto chega em sua casa, surpreendentemente ela é da cor laranja.

Para que esses imprevistos não ocorram é importante que as cores da imagem correspondam as cores originais do seu produto.

Como cada tela de computador apresenta uma nuance diferente, uma dica que pode ajudar você a manter a fidelidade das cores do seu produto é mudar a extensão do arquivo das imagens de .jpeg para a cor SRGB. Essa pequena alteração já vai ajudar a evitar desgastes e devoluções de seu consumidor.

6. Invista em SEO na imagem

Por último, mas não menos importante, é preciso otimizar as imagens dos seus produtos para conquistar um bom posicionamento em buscadores online.

Como já citamos acima, o Google leva em consideração diferentes fatores para exibir um resultado nas primeiras páginas, como por exemplo, as imagens originais ou o tamanho das fotografias.

Dar nomes genéricos e padrões para as imagens dos seus produtos, como: “IMAGE”, “IMAGE0008” ou “DSC005”, iria fazer com que suas fotos se perdessem entre outros milhões de resultados o que impossibilitaria um bom posicionamento do seu e-commerce no ranking de buscas.

Para otimizar as fotos dos seus produtos, preencha corretamente os seguintes elementos:

Tag Title: é onde você insere o nome do produto da forma que o seu cliente iria buscar por ele.

Tag Alt: aqui você irá colocar o nome do produto com uma breve descrição do que as pessoas buscariam quando quisessem comprar o seu produto.

Nome do arquivo: também utilize esse espaço para colocar o nome do produto juntamente com um termo que seu cliente irá buscar.

Um erro muito comum cometido em diversas lojas virtuais é utilizar informações internas para colocar no título da imagem, como por exemplo: sapato-ref-32412.

Sabemos que é importante para o controle do lojista saber a referência de cada produto, mas o título da imagem é um espaço estratégico que deve ser utilizado de forma otimizada para gerar mais conversões ao seu e-commerce. Aproveite esse espaço para descrever seu produto da forma em que o cliente iria buscar por ele, ao invés de sapato-ref-32412 coloque bota-para-inverno-nome-da-marca.

Outra dica importante ao renomear o título da sua imagem, procure usar as palavras-chaves separando-as com hífen (-) ao invés de undernline ( _ ), como nos exemplos acima. E sempre dê preferência aos formatos mais conhecidos na web, como: jpg, jpeg e png, eles costumam ser melhores indexados por se tratarem de extensões padrão para imagens.

 

Como pudemos observar, as fotos para e-commerce vão muito além da questão de proporcionar um ambiente online agradável para o seu consumidor, elas são fundamentais para quem busca atrair mais clientes para o seu negócio de forma orgânica e consistente.

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