Com o computador, o tablet ou apenas o smartphone, o MEI consegue facilitar sua vida. Isso é possível desde a hora em que ele precise manter contato com clientes até o momento de rotina para o controle financeiro de seus negócios.
A popularização desses aparelhos e a grande oferta de serviços de conexão à internet (banda larga, móvel e por redes sem fio em ambientes públicos) favorecem o uso da tecnologia onde quer que o MEI esteja.
Integração
Os smartphones, independentemente do sistema operacional (iOS, da Apple, Android, do Google, o Windows Phone, da Microsoft), vêm acompanhados de uma série de aplicativos de produtividade instalados. Alguns exemplos são calendário, e-mail, editor de texto, agenda de contatos, planilhas e bloco de notas.
Eles funcionam de maneira integrada. Você pode atualizar informação em uma dessas aplicações no computador, que ela será reproduzida no telefone ou no tablet e vice-versa.
Confira a seguir algumas dessas ferramentas e como elas podem ser utilizadas no dia a dia do MEI.
Ferramentas
É possível reduzir a conta de telefone, usando ferramentas e aplicativos gratuitos que possibilitam a realização de chamadas de áudio e vídeo: o Skype é o mais popular.
A versão gratuita permite ligações entre os usuários do software por meio do computador, tablet ou smartphone.
O Hangouts, do Google, também funciona de maneira semelhante nos três equipamentos.
Tanto o Skype como o Hangouts possuem versão paga que prevê ligações para telefones fixos com preços bem mais baixos que os praticados pelas empresas de telefonia.
Há também o aplicativo Viber, que permite chamadas de áudio entre celulares que têm o app instalado. A versão paga permite todo tipo de ligação.
Outro app é o WhatsApp, cujo foco inicial eram as mensagens de texto instantâneas, mas agora realiza chamadas de áudio entre os usuários, utilizando a conexão de internet. Ele não faz ligações para telefones fixos.
Controle financeiro
Ainda é possível controlar as finanças do negócio com ferramentas gratuitas, bem como organizar outros aspectos de gestão.
O Qipu, desenvolvido pelo Sebrae, é o maior representante desse grupo. Ele é gratuito e auxilia no controle de despesas e receitas, dá alertas e dicas de como melhorar o empreendimento.
Outras opções que funcionam de maneira semelhante são o Zero Paper e oAgendor. Eles permitem, por exemplo, cadastrar clientes, gastos, despesas e receitas, salvar comprovantes e documentos, emitir boletos e gráficos para analisar as vendas.
Já o GuiaBolso é um aplicativo focado em finanças pessoais.
Arquivos na nuvem
Os serviços de computação na nuvem também têm se popularizado e pode ser aproveitado pelo MEI. Eles são a maneira mais prática de acessar qualquer arquivo (texto, imagem, vídeo) em qualquer dispositivo.
Google Drive, One Drive, iCloud e Dropbox são os mais utilizados. Eles possuem grande capacidade de armazenamento nos planos gratuitos (a partir de 2GB).
O MEI que tiver um telefone com Android, iOS ou Windows Phone tem acesso aos três primeiros. O Dropbox pode ser instalado em dispositivos de qualquer sistema.
Em trânsito
Os atuais aplicativos e sistemas de mapas possuem informações atualizadas sobre a situação do trânsito na cidade. Esses dados são utilizados como base para traçar rotas mais fluidas e auxiliar o motorista a chegar mais rápido ao seu destino.
Google Maps, Apple Maps e Here são os mais utilizados e funcionam tanto no computador como em dispositivos móveis.
Já o Waze, que está no hall dos mais populares, funciona apenas no celular. Os usuários colaboram com informações em tempo real sobre acidentes, interdições e engarrafamentos.
Táxi
Quando precisar de transporte, o MEI pode usar os aplicativos úteis para chamar táxi (Easy Taxi, Taxijá e 99Taxis), motoboys (VaiMoto ou no 99Motos) ou serviços de motorista particular (Uber).
Você usa outras ferramentas online em seu dia-a-dia? Elas são gratuitas também?
A verdade é que existe uma grande variedade de recursos que microempreendedores podem usar para facilitar o trabalho e cortar despesas recorrentes. Deixe seu comentário contando as experiências com aplicativos e plataformas que você utiliza!
Fonte: Sebrae