Postagens sem curtidas, números de comentários cada vez menores e queda nos compartilhamentos. Como resultado, Fan Pages com engajamentos menores e cada vez menos pessoas sendo atingidas pelas postagens. Mas, afinal, o que vem acontecendo com alcance orgânico no Facebook?
Antes de mais nada, a resposta é simples: disputa acirrada. Ou seja, o Facebook afirma que essa queda acontece porque, afinal, a disputa por atenção está cada vez mais acirrada. Assim, para evitar uma fuga de usuários, o Facebook, então, através de seu algoritmo, promove uma espécie de curadoria. Em outras palavras, seleciona o conteúdo para filtrar o que o usuário recebe.
Em uma primeira análise, portanto, esse cenário parece entender que os posts patrocinados são a única saída para o engajamento. Então, o que para muitos parece ser o fim do alcance orgânico, para o Facebook é a busca para melhorar a experiência do usuário. Além disso, claro, ter um pouco mais de rentabilidade também.
Dessa forma, selecionamos 7 dicas simples para você. Ou seja, são dicas efetivas para suas postagens ganharem mais engajamento e alcance sem você pagar por isso.
1. Faça perguntas
Se você quer mais interação e ganhar audiência, então é preciso dar às pessoas algo o que falar. Assim, proponha um assunto. Faça seus seguidores pensarem e sentirem vontade de responder. Dessa forma, ao criar uma conversa, você se aproxima do seu público. E assim, portanto, descobre novas possibilidades de interação e amplia o seu alcance orgânico.
Então, sgerimos algumas ideias para ajudar no seu conteúdo. E tomamos como exemplos, portanto, uma loja de produtos esportivos (B2C) e uma empresa de consultoria financeira para empresas (B2B).
Pergunta específica:
Qual o seu esporte para o fim de semana?
Qual o maior diferencial da sua empresa?
Pergunta com escolha:
Esteira ou rua? Qual lugar você prefere correr?
Alugar ou comprar um imóvel? O que é melhor para a sua sede ou filial?
Pergunta com imagem:
Qual foi a melhor foto esportiva desse mês?
Qual foi o mês mais importante para sua empresa em 2014?
Pergunta com verdadeiro ou falso:
Quiz. A seleção brasileira de futebol nunca perdeu uma eliminatória. Verdadeiro ou Falso?
Quiz. Philip Kotler começou a lecionar Marketing em 1962. Verdadeiro ou Falso?
Pergunta que relaciona uma experiência:
Qual esporte marcou a sua vida?
O que marcou você no primeiro ano da sua empresa?
Pergunta divertida:
Se você pudesse sair correndo agora, para onde iria?
Qual foi a maior “saia justa” que você já passou com um cliente?
2. Use imagens
Agora, imagens reforçam sua identidade de marca no Facebook. Além disso, ajudam muito no relacionamento com o usuário. Ou seja, se suas postagem provocam reações e interações positivas, você está no caminho certo. Assim, então, você vai ampliar o seu alcance orgânico.
Facebook é uma rede visual:
- 93% das publicações mais engajadas possuem imagens.
- 53% mais curtidas em postagens com fotos.
- 104% mais comentários em conteúdos visuais.
Ou seja, para posts com maior alcance, então procure inserir imagens.
Antes de qualquer coisa, é fato que as imagens são o carro chefe do conteúdo no Facebook. Assim, procure identificar que tipo de imagens seus fãs preferem. A seguir, então, faça postagens semelhantes (posts com mesmo tema mas imagens diferentes, por exemplo). E aos poucos, assim, selecione quais delas o alcance é maior.
Dessa forma, quando um tipo de postagem recebeu um bom número de curtidas, comentários e compartilhamentos, então repita. Ou seja, faça o mesmo estilo de postagem e continue mensurando o alcance.
3. Postagem na hora certa
O Facebook possui horários de pico de audiência. Ou seja, durante os dias da semana (especialmente na quarta-feira) os horários das 13h às 17h são os mais movimentados. E isso, então, com pico às 15h.
Dessa forma, pegar carona no movimento pode ser uma boa oportunidade. Assim, então, não há risco de sua postagem se perder no meio de tantas outras. O importante é entender, então, como se comporta o seu consumidor. Ou seja, pode haver horários específicos. Então, muitas vezes o interesse do público pelo seu produto ou serviço pode ter hora marcada.
Em outras palavras, como descobrir o seu melhor horário?
Antes de mais nada, você pode obter insights da sua Fan Page em “Informações”>“Publicações”.
4. Frequência de postagens
Uma ou duas vezes por dia, por exemplo, garante um bom engajamento. Ou seja, um de até 40% maior que três pontagens no mesmo período (Fonte: Buddy Media). Isso mostra, portanto, que qualidade é melhor que quantidade.
Mantenha uma constância no número de postagens. Então, se a sua empresa não tiver novidades, explore o mundo do seu nicho de mercado. Em outras palavras, envolva a vida das pessoas e suas rotinas com produtos ou serviços que você oferece. Com certeza não vai faltar assunto.
E se todo o processo ainda for trabalhoso, então programar as publicações pode ajudar. Assim, você maximiza o tempo da sua equipe. Faça isso, portanto, dentro da plataforma para não perder alcance.
5. Faça uso de vídeos
Antes de mais nada, vídeos geram muito mais engajamento. Ou seja, mais que postagens com apenas textos. Não há necessidade, portanto, de grandes produções. Mas cuidados básicos com a gravação, conteúdo, roteiro e criatividade, por exemplo, são fundamentais . Separamos alguns dados interessantes sobre vídeos no Facebook.
Os primeiros segundos
Crie um conteúdo com impacto logo no início. O Facebook entende como visualização o número de vezes que o vídeo foi visto por 3 segundos ou mais.
Vídeos curtos
Pense em vídeos de curta duração, os que possuem menos de 21 segundos tendem a ter muito mais visualizações completas que os outros. (Fonte: SocialBakers)
Suba seu vídeo via Facebook
O Facebook prioriza conteúdos inseridos direto da sua mídia, por isso, evite o Youtube para alavancar seu alcance. Suba seu vídeo direto na rede, o resultado é muito maior.
Regra dos 95
95% do vídeo assistido já é considerado pelo Facebook como uma visualização completa. Ele considera os 5% finais como créditos ou comerciais.
6. Pegue carona no momento
Aliás, outro ponto interessante: encaixar assuntos do momento. E assuntos, então, relacionados ao seu tema de mercado. Mas, assim, tome cuidado para não perder a hora certa da campanha. Falar agora de algo que passou, por exemplo, pode queimar a sua marca. Além disso, dá espaço para piadas.
Além disso, tenha a certeza de que o assunto está “bombando”. Ou seja, é o assunto do momento. Afinal, você pode falar de um assunto que quase ninguém acompanhou. Assim, portanto, as pessoas não entendem o contexto da sua postagem.
7. Mostre que você está presente
Um dos maiores fatores de engajamento e alcance são as interações. Mostre que você está presente. Responda todas as perguntas feitas pelos seus fãs, caso não tenha a resposta na hora, como um atraso na entrega de um produto ou falha de software por exemplo, avise que vai trazer a informação o mais breve possível ou indique um canal preparado para o atendimento.
Seja sempre pró-ativo e demonstre que há alguém “atrás da máquina” que se preocupa com as pessoas que interagem com a sua marca. Um bom atendimento é fundamental em qualquer área de atuação da sua empresa.
Para finalizar
Seja qual for a sua estratégia, conteúdo de qualidade é o fator mais importante para aumentar o alcance orgânico no Facebook. Seguindo essas 7 dicas esperamos que suas postagens possam ir ainda mais longe.
Ficou com alguma dúvida? Como foi sua experiência com as 7 dicas? Conte pra gente nos comentários!
Até a próxima!
Fonte: resultadosdigitais