A principal forma de fazer anúncios na Web é usando plataformas pay-per-click. Os sistemas funcionam no modelo de “clique pago” onde o anunciante não paga pela exibição do anúncio e sim pelo clique que o anúncio recebe. Os dois principais nomes deste mercado de propaganda são o Google AdWords e o Facebook Ads.
Por serem as ferramentas mais populares, a dúvida na hora de investir é imediata. O potencial tanto do Google quanto do Facebook é bem conhecido entre os brasileiros: quase 100% dos usuários de internet no Brasil utilizam o Google ou acessam o Facebook.
As dúvidas que surgem a partir desse cenário é “Onde devo investir? Quais são as diferenças? Invisto nos dois?”. Pois é, apesar de serem dois serviços pay-per-click, as vantagens e benefícios de cada um são distintos e dependem do nicho de negócio. Fatores como público-alvo e estratégias de visibilidade e conversão influenciam na escolha da ferramenta.
Google AdWords
O Google é o mecanismo de busca mais utilizado no mundo e sua plataforma de anúncios é a mais popular da internet. Por esse motivo parece claro que utilizar o Google Adwords é fundamental para quem deseja aumentar sua presença online. Porém, é importante ter claro quais são os objetivos deste investimento.
Você pode acessar nosso Guia que explica de forma prática como o Google Adwords funciona aqui. Basicamente o usuário faz uma busca no Google e recebe uma lista de resultados relevantes. As páginas anunciadas pelo Google Adwords aparecerão no topo da lista, que é o lugar que mais recebe cliques. Ou seja, ao anunciar no Adwords, seu site estará localizado no lugar de maior evidência e taxa de cliques.
Existem outros recursos dentro da plataforma como a Rede de Display e o Remarketing mas estamos tratando aqui dos resultados da Rede de Pesquisa que é o recurso mais usado da plataforma.
Um ponto fundamental é que existe muita concorrência dentro do sistema do Google Adwords. Para se destacar e alcançar as primeiras posições no buscador é necessário estudar muito as palavras-chave relevantes, o mercado e a concorrência online. É preciso também manter-se atualizado, otimizando as campanhas constantemente para evitar desperdício de verba e atrair clientes em potencial.
É possível elaborar e manter campanhas com baixos níveis de investimento mas o fator concorrência é definitivo nesse momento. Quanto mais concorrência por palavra-chave, maior o custo dela, o que eleva o orçamento diário de suas campanhas.
Facebook Ads
O Facebook é a rede social mais acessada da atualidade. Um dos fatores mais importantes para seu crescimento acentuado foi a facilidade em acessar a Rede Social em dispositivos móveis. Hoje, a cada quatro smartphones, três tem o aplicativo do Facebook instalado.
Dentro da Rede é possível criar páginas divulgando seu negócio gratuitamente e gerar interação com os usuários de forma orgânica, criando posts, compartilhando matérias e respondendo comentários dos possíveis clientes. É um recurso totalmente gratuito para aumentar a presença online, o que torna uma tarefa obrigatória para quem pretende usar o Face para negócios.
Já o Facebook Ads é um sistema de anúncios dentro da Rede Social. Ter uma página é requisito para veicular um anúncio ou impulsionar uma publicação. De forma bastante simples é possível segmentar o público-alvo do anúncio por idade, gênero, interesses, localização…
O que é melhor? Google AdWords ou Facebook Ads?
De modo geral a ferramenta do Facebook apresenta custos menores em relação ao Google Adwords por conta de alguns fatores. As pessoas que estão navegando no Facebook geralmente não estão a procura de produtos e serviços. Por isso a característica mais marcante dessa ferramenta é o trabalho de reconhecimento da marca aliado ao objetivo de despertar o interesse pela solução que o serviço divulgado oferece.
No caso do Google, o usuário já está buscando uma solução, por isso o anunciante não tem a preocupação em convencê-lo da necessidade e sim em oferecer a melhor solução. Por esse motivo, o Google apresenta taxas de cliques geralmente mais altas, o que não significa que os anúncios no Face Ads tenham menos efeito tendo em vista que os objetivos são diferentes.
Resumidamente podemos concluir que o Google Adwords é mais efetivo quando o objetivo é conversão imediata. As pessoas procuram os produtos e serviços que estão precisando e sua empresa oferece a solução exata. Seu anúncio aparece no momento em que ela efetua a busca e a chance do potencial cliente clicar são altas. O processo é direto e tende a funcionar melhor para marcas mais estabelecidas ou com produtos que possuem alta procura.
O Facebook Ads é mais efetivo quando o objetivo é aumentar a presença da marca online. A ferramenta é excelente para fazer os usuários conhecerem o seu negócio e falarem dele (marketing boca-a-boca). O relacionamento com o cliente no é o que te ajuda a vender dentro da Rede Social. É extremamente recomendável para marcas novas ou produtos exclusivos.
Ambas as plataformas possuem pontos fortes e pontos fracos. O cenário ideal é realmente utilizar os dois recursos para ter maior abrangência garantir presença online. Porém, se você não tem as condições para anunciar nas duas plataformas, considere as dicas mostradas neste artigo. A partir delas será possível decidir qual será o investimento mais apropriado para o seu negócio.
É importante ressaltar que para ambas as modalidade ter uma equipe de profissionais especializados em marketing digital cuidando de tudo para você é a forma mais segura de se investir!
Você já investe em Google Adwords ou Facebook Ads? Obteve bons resultados em seus investimentos? Conte sua experiência para a gente! Deixe um comentário. O que podemos concluir com segurança é que investir nessas duas gigantes da Web é essencial para crescer no meio digital.