Analisar durante o ano quais foram os maiores acontecimentos no marketing digital é essencial para prever quais serão as tendências mais fortes para o ano seguinte.
Esse tipo de atitude é muito importante, principalmente, porque muitas marcas se pautam por tendências e decidem onde investir melhor baseado nisso.
Saber para onde direcionar os seus esforços, é essencial para conseguir atingir os seus objetivos e aumentar ainda mais a visibilidade da sua empresa em um mercado onde claramente a oferta tende a ser muito maior do que a procura.
Para te deixar antenado em quais são as maiores tendências de marketing para 2017, preparamos este post para você ficar por dentro de pontos que precisam de atenção e investimento se a sua empresa quiser fazer a diferença e ter bastante destaque no mundo digital.
1. Saiba tudo sobre comportamento ZMOT
Essa palavra, a primeira vista, pode parecer um pouco estranha, mas ela diz respeito justamente do momento exato que a sua empresa precisa focar para conquistar clientes.
O ZMOT, termo criado pelo Google e traduzido livremente, nada mais é do que o momento zero da verdade na hora da decisão de compra.
Isso quer dizer que o comportamento do consumidor mudou, antigamente, ele precisava consumir o produto primeiro, para saber se gostou e se voltaria a comprar.
Hoje em dia, ele tem a seu favor a internet e, com isso, faz muita pesquisa antes de decidir se vai gastar o seu dinheiro com isso ou não. E é bem nesse momento que as marcas têm que se dedicar para agradar o cliente.
É nessa hora que os olhos do seu público-alvo precisa brilhar, fazer ele se encantar e, assim, decidir comprar o seu produto.
Concentre seus esforços, primeiro para definir claramente qual é o seu público-alvo e depois em elaborar campanhas e ações de marketing que chamam atenção do cliente e o conquiste de vez.
2. Renda-se a soberania do mobile
Já estamos cansados de saber que a tecnologia mobile está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.
Os smartphones, gadgets mais utilizados, não são mais um mero acessório para fazer ligações, eles realmente fazem parte da vida de seus usuários.
Imaginar que um pequeno dispositivo pode fazer vídeo chamadas, compras, transações bancárias etc, até pouco tempo atrás era impensável e hoje em dia estranho seria se eles não fizessem tudo isso. É mais uma certeza de que a tecnologia está cada vez mais presente na nossa rotina e ela realmente veio para ficar.
Se a sua empresa ainda não investe em mobile, sentimos lhe dizer, mas está perdendo um tempo que dificilmente será recuperado.
Desenvolver sites, canais de relacionamento e aplicativos que facilitem a vida do usuário, além de deixar ele mais envolvido com a sua marca, faz com que ele se fidelize diante das facilidades apresentadas pela sua empresa.
Afinal, para que trocar aquilo que está ao alcance de um touch pelo que é complicado e demorado?
3. Abuse de aplicativos de conteúdo efêmero
Snapchat, Periscope e Meerkat realmente vieram para ficar, apps rápidos, dinâmicos e que oferecem interações em tempo real são os grandes queridinhos da geração millennials.
Olhar com carinho para esses aplicativos é uma maneira de ficar mais próximo desse público imediatista, altamente ligado a tecnologia e que consome muito baseado nas apresentações e linguagem inteligente das marcas.
Mas, não pense que é tão fácil criar conteúdos para esse tipo de plataforma. Justamente pelo fato delas serem rápidas, é necessário que se planeje muito bem o que irá ser apresentado, para que não se torne cansativo e seja rejeitado pelos usuários.
A princípio, eles podem ser usados para ações de marketing pautadas e depois de sentir o fluxo de visualizações, desenvolver conteúdos mais consistentes.
A dica principal é: não canse os usuários. Não produza milhares de vídeos rápidos para contar histórias grandes, eles não se comportam mais dessa maneira.
Seja rápido e objetivo, lembrando que no momento em que se posta é que é novidade, dali um dia, além de não existir mais os registros, a ação já ficou velha e desinteressante.
4. Explore os Native Ads
Native Ads ou Publicidade Nativa é uma maneira das empresas ganharem notoriedade dentro de um público-alvo segmentado.
Para isso, as marcas selecionam formadores de opinião, digital influencers, entre outras empresas que atuam no mesmo mercado e atingem um público-alvo em comum através de seus canais de comunicação e fazem uma parceria para o fornecimento de produtos e serviços em troca de postagens sobre experiências reais.
Diferentemente dos publiposts ou publieditoriais, o Native Ads relata realmente a sua experiência de uso e impressões.
Esse tipo de atitude além de passar uma maior credibilidade, desperta nas pessoas a real intenção de consumo, já que houve uma prévia da “promessa e recompensa”.
5. Dedique-se ao Inbound Marketing
E, por último, mas não menos importante, é necessário ressaltar sempre a necessidade do inbound marketing para as empresas.
Já é mais do que provado que um inbound marketing bem feito, traz resultados surpreendentes para a sua marca.
Com diversas técnicas e ferramentas, é possível planejar campanhas, definir personas e focar cada vez mais em resultados.
Uma empresa sempre dedicada em melhorar o seu marketing apresenta resultados cada vez melhores, pois está sempre em constante aprendizado e mudança.
Com essas 5 dicas valiosas você pode começar a pensar em como transformar as ações de marketing da sua empresa para em 2017 conquistar resultados ainda maiores.
E para deixar você ainda mais craque no Inbound Marketing, temos um e-book completíssimo disponível para download.
Agora, depois de todas essas dicas, conte pra gente aqui nos comentários quais delas você pretende aplicar na sua empresa.