Em tempos de crise, rever o orçamento para o próximo ano é uma tarefa fundamental para a “saúde” de qualquer empresa. E os departamentos de marketing e propaganda não saem ilesos a este processo.
De acordo com o estudo “The CMO Survey 2015”, publicado pela pesquisadora Christine Moorman da tradicional Duke University (EUA),os investimentos em publicidade tradicional sofrerão decréscimo de 1,1% até fevereiro de 2016.
Em contrapartida, os investimentos em Marketing Digital seguem na contramão desta tendência. Confira as previsões levantadas durante a pesquisa para os próximos anos:
Até 2016, o investimento de empresas em marketing digital irá aumentar cerca de 14,7%. Investimento este que envolve criação de sites, google, redes sociais e inbound marketing. Até 2018, o orçamento dedicado para propaganda mobile que atinge hoje cerca de 3,2% do investimento total em marketing irá triplicar. Até 2020, o investimento em redes sociais com o Facebook terá um aumento de 22,4%.
Nossa recomendação: SEO e Conteúdo
O desafio para os empresários e gestores é fazer a escolha certa entre as possibilidades do marketing digital para 2016. Planejar para dar o tiro certo logo no começo do ano é o mais importante neste momento. Considerando este cenário, nossa recomendação é que o foco para o próximo ano seja em SEO e conteúdo.
As duas estratégias são complementares , não apresentam altos custos de manutenção e alcançam resultados permanentes para sua empresa. Todo conteúdo publicado no blog da sua empresa por exemplo ficará disponível por quanto tempo sua empresa desejar, atraindo visitantes e melhorando o posicionamento da sua empresa perante o Google.
Sua empresa precisa estar no Google e no Bing
Já as técnicas SEO são aplicadas exclusivamente para melhorar o posicionamento da sua empresa na lista de resultados do Google ou Bing. Por isso, todo conteúdo produzido pela sua empresa deve estar alinhado com as técnicas SEO, afinal, sua empresa mal posicionada nos buscadores passa uma imagem de pouca credibilidade para o público.
Aparecer nos primeiros resultados da pesquisa é fundamental para a construção da sua imagem na web. As primeiras posições no Google recebem mais cliques pelo fato dos usuários considerarem que aqueles são os sites referências no assunto que estão pesquisando.
Além disso, a imagem da sua empresa fica fortalecida, transformando-se em autoridade em seu segmento. Técnicas de otimização SEO são essenciais para atingir este patamar.
Economizando em suas campanhas
Campanhas PPC (pay per click) também são beneficiadas com estratégias de SEO e conteúdo. Essas estratégias tornam as campanhas mais baratas pois diminuem o preço do clique. Com conteúdo relevante e SEO calibrado, as páginas de destino elevam seu índice de qualidade e barateiam o custo das campanhas como um todo.
Produzir e publicar com frequência conteúdos relevantes em seu blog é uma estratégia muito efetiva para gerar resultados em captação de leads para sua empresa. Quanto mais visitantes consumindo o conteúdo de seu blog e redes sociais, mais clientes em potencial demonstrando interesses pelos seus produtos ou serviços.
Isso tudo sem gastar com cliques ou ferramentas variadas. O mais importante é produzir conteúdo relevante para o seu público e explorar estes leitores que podem se tornar clientes em um curto espaço de tempo.
Atraindo clientes sem gastar com mídia
Ofereça artigos, eBooks, infográficos, imagens, vídeo, todo tipo de conteúdo que desperte o interesse de seu público. Estes materiais serão permanentes, não são anúncios que desaparecem após o término da campanha; eles continuarão sendo consultados, lidos e baixados por novos públicos a cada dia. Podemos considerar que é uma forma de fazer propaganda sem ter custo de mídia.
Outras ações de marketing digital também serão beneficiadas pelo seu conteúdo. Sua empresa pode usar o material produzido para alimentar campanhas de e-mail marketing, newsletter e automação de marketing. Seu conteúdo será o combustível para criar este sistema de captação de clientes pela internet, transformando o marketing da sua empresa em uma estrutura sólida e permanente de Inbound Marketing.
Sua empresa já produz conteúdo para internet? Seu site está otimizado seguindo as técnicas atuais de SEO? Conte pra gente suas experiências com marketing digital. Deixe seu comentário para discutirmos quais são as tendências mais promissoras para o próximo ano.