Vivemos em uma era de codependência com a tecnologia, na qual utilizamos diversas ferramentas à nossa disposição para nos tornarmos mais produtivos, ágeis, urgentes e responsivos.
O próximo passo, entretanto, tem apontado para uma nova revolução: aquela em que também pedimos auxílio à tecnologia, e somos guiados pelas decisões que ela julgar mais assertiva. Trata-se do machine learning, um conceito que tem expandido os horizontes em diversos setores do mercado – o marketing, inclusive.
Vamos ver quais são as principais aplicações do machine learning? Confira conosco!
O que é o machine learning
Não é segredo que as técnicas de marketing digital se amparam nos hábitos virtuais dos consumidores, em dados coletados por diversos sistemas.
O machine learning, entretanto, é uma plataforma que aprende a compilar dados e a cruzar informações de uma maneira mais complexa.
Afinal de contas, mesmo com tudo o que temos a respeito do nosso público-alvo, nem toda navegação dele é direcionada sempre pelos mesmos hábitos, não é mesmo?
E a tecnologia não é nova, mas tem sido mais e mais aplicada no mercado, justamente por ter essa “capacidade” de adaptação, cruzando dados antigos e recentes para aprimorar a experiência.
Vemos isso diariamente, inclusive, em nossas rotinas, como:
- Resultados de pesquisa na web;
- Anúncios em tempo real em páginas e dispositivos;
- Sugestões de músicas e filmes, com base nos seus hábitos, em plataformas streaming;
- Filtragem de spams no e-mail;
- Reconhecimento de padrão e de imagem.
Em suas vastas aplicações, o machine learning está, literalmente, aprendendo mais sobre nós a cada pesquisa e interação on-line. O que pode ser determinante para usar isso em benefício do marketing.
O machine learning direcionado ao marketing
As possibilidades do machine learning no marketing são bastante amplas, na verdade.
Existe um caso, inclusive, de ampla notoriedade na imprensa internacional que envolve a varejista Target, que descobriu que uma jovem estava grávida antes mesmo que o pai dela descobrisse.
E tudo teve início porque a marca decidiu usar o machine learning para compreender os hábitos de consumo de pessoas que estavam grávidas, mas já tiveram filhos.
Em seguida, aplicaram o uso do machine learning para identificar padrões de consumo em pessoas que estivessem grávidas pela primeira vez.
Com o resultado das informações, a empresa enviava e-mails personalizados de acordo com os hábitos desse consumidor, como uma estratégia de antecipar as suas necessidades. O que levou a uma série de e-mails dedicados em conceder as principais conveniências para aquela jovem em especial.
Ou seja: é possível aplicar os dados que você já possui a respeito do seu público-alvo e, por meio do machine learning, aprofundar mais a respeito dos hábitos dele, de maneira que você consiga conhecê-lo de verdade, e cada vez mais.
Com isso, você pode personalizar promoções, interagir melhor, moldar ainda mais o tom para abordá-lo e identificar diversas outras oportunidades de negócio.
Trata-se de uma evolução natural do mercado, que consegue nos conhecer cada vez mais a partir daquilo que mais fazemos em nossos dias, atualmente: navegar on-line.
Por isso, para você se antecipar às tendências tendo pleno conhecimento de quem é o seu público-alvo, e quais são os seus principais desafios, convidamos você a baixar, gratuitamente, o nosso E-book de Inbound Marketing para Empresas!
Assim, você gera vantagem competitiva antes mesmo de o machine learning se tornar a próxima tendência de marketing!