image Você tem uma boa taxa de abertura de e-mails? image ROI das mídias sociais: quais as principais métricas?

Como utilizar o machine learning para aprimorar suas campanhas de marketing?

Vivemos em uma era de codependência com a tecnologia, na qual utilizamos diversas ferramentas à nossa disposição para nos tornarmos mais produtivos, ágeis, urgentes e responsivos.

O próximo passo, entretanto, tem apontado para uma nova revolução: aquela em que também pedimos auxílio à tecnologia, e somos guiados pelas decisões que ela julgar mais assertiva. Trata-se do machine learning, um conceito que tem expandido os horizontes em diversos setores do mercado – o marketing, inclusive.

Vamos ver quais são as principais aplicações do machine learning? Confira conosco!

como-utilizar-o-machine-learning-para-aprimorar-suas-campanhas-de-marketing-2

O que é o machine learning

Não é segredo que as técnicas de marketing digital se amparam nos hábitos virtuais dos consumidores, em dados coletados por diversos sistemas.

O machine learning, entretanto, é uma plataforma que aprende a compilar dados e a cruzar informações de uma maneira mais complexa.

Afinal de contas, mesmo com tudo o que temos a respeito do nosso público-alvo, nem toda navegação dele é direcionada sempre pelos mesmos hábitos, não é mesmo?

E a tecnologia não é nova, mas tem sido mais e mais aplicada no mercado, justamente por ter essa “capacidade” de adaptação, cruzando dados antigos e recentes para aprimorar a experiência.

Vemos isso diariamente, inclusive, em nossas rotinas, como:

  • Resultados de pesquisa na web;
  • Anúncios em tempo real em páginas e dispositivos;
  • Sugestões de músicas e filmes, com base nos seus hábitos, em plataformas streaming;
  • Filtragem de spams no e-mail;
  • Reconhecimento de padrão e de imagem.

Em suas vastas aplicações, o machine learning está, literalmente, aprendendo mais sobre nós a cada pesquisa e interação on-line. O que pode ser determinante para usar isso em benefício do marketing.

como-utilizar-o-machine-learning-para-aprimorar-suas-campanhas-de-marketing-1

O machine learning direcionado ao marketing

As possibilidades do machine learning no marketing são bastante amplas, na verdade.

Existe um caso, inclusive, de ampla notoriedade na imprensa internacional que envolve a varejista Target, que descobriu que uma jovem estava grávida antes mesmo que o pai dela descobrisse.

E tudo teve início porque a marca decidiu usar o machine learning para compreender os hábitos de consumo de pessoas que estavam grávidas, mas já tiveram filhos.

Em seguida, aplicaram o uso do machine learning para identificar padrões de consumo em pessoas que estivessem grávidas pela primeira vez.

Com o resultado das informações, a empresa enviava e-mails personalizados de acordo com os hábitos desse consumidor, como uma estratégia de antecipar as suas necessidades. O que levou a uma série de e-mails dedicados em conceder as principais conveniências para aquela jovem em especial.

Ou seja: é possível aplicar os dados que você já possui a respeito do seu público-alvo e, por meio do machine learning, aprofundar mais a respeito dos hábitos dele, de maneira que você consiga conhecê-lo de verdade, e cada vez mais.

Com isso, você pode personalizar promoções, interagir melhor, moldar ainda mais o tom para abordá-lo e identificar diversas outras oportunidades de negócio.

Trata-se de uma evolução natural do mercado, que consegue nos conhecer cada vez mais a partir daquilo que mais fazemos em nossos dias, atualmente: navegar on-line.

Inbound-Marketing-para-empresas

Por isso, para você se antecipar às tendências tendo pleno conhecimento de quem é o seu público-alvo, e quais são os seus principais desafios, convidamos você a baixar, gratuitamente, o nosso E-book de Inbound Marketing para Empresas!

Assim, você gera vantagem competitiva antes mesmo de o machine learning se tornar a próxima tendência de marketing!