As mídias sociais trouxeram um novo conceito de se relacionar e interagir com o público-alvo, aproximando as marcas daqueles que mais ajudam a impulsioná-la.
Entretanto, os “likes” em cada postagem – embora demonstrem interesse do público-alvo em interagir – não são suficientes para identificar se as suas estratégias de marketing digital estão gerando leads e mais receita para a empresa.
Por isso, vamos descobrir neste post quais são as principais métricas para identificar o ROI das mídias sociais investidas para o seu negócio. Confira!
1. Tráfego
Uma das grandes maneiras de mensurar o ROI das mídias sociais, o tráfego gerado para o site e/ou blog deve ser levado muito a sério, pois ajuda a identificar e determinar quem chegou até essas páginas por meio de suas redes sociais.
Para manter sob controle esse registro, monitore constantemente o volume de tráfego de mídias sociais para apontar, precisamente, quem tem gerado o movimento digital da sua marca!
2. Alcance
O bom e velho boca a boca ganhou roupagem digital, no século 21, e isso significa contar com o maior número de seguidores, membros e fãs em suas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc.
Afinal, quanto mais pessoas curtirem e seguirem as suas páginas, mais chances você terá de impulsionar suas publicações por meio de compartilhamentos e outros tipos de engajamento.
E, com isso, tem-se o alcance de sua marca, uma métrica que ajuda a compreender se suas publicações têm sido relevantes para o seu público-alvo. Pois, quando esse número deixa de crescer, é importante rever as estratégias para que os fãs e seguidores continuem engajando.
Por isso, é sempre importante ficar de olho no quanto o seu público-alvo está interagindo com suas postagens e, principalmente, se mais pessoas têm curtido a sua marca nas redes sociais.
3. Leads
Não há métrica melhor para medir o ROI das mídias sociais, uma vez que é um dos valores mais importantes a serem observados em suas estratégias digitais: quantas pessoas, que visitaram o seu site, blogs e redes sociais, foram convertidos em leads?
Esse número importa, pois destaca de fato todo o sucesso de suas campanhas, que é justamente transformar essas visitas anônimas em pessoas e, posteriormente, em clientes.
4. Clientes
É o que falamos no tópico seguinte: para medir o ROI das mídias sociais, é importante descobrir se esses leads estão sendo convertidos em clientes – e convém saber a proporção, para ter um parâmetro contínuo de melhoria.
5. Taxa de conversão
Mais um exemplo que falamos ao encerrarmos o tópico anterior. É importante saber a relação entre visitantes e leads gerados, pois é um comparativo que pode ajudar a sua equipe a sempre encontrar melhorias nesses números.
Principalmente, em saber qual de suas mídias sociais rende as melhores conversões – o que também serve como indicativo para focar suas atenções nessa rede social em especial.
Monitore constantemente o ROI das mídias sociais
Aplique, em seu dia a dia, essas métricas e mantenha-as sob constante monitoramento. Só assim, você conseguirá criar uma estratégia mais coesa e direcionada em solucionar as principais dúvidas e desafios do seu público-alvo – gerando mais engajamento, consequentemente.
E, para aprimorar ainda mais as suas ações digitais, convidamos você a baixar o nosso material gratuito de Inbound Marketing para Empresas, visando tornar o seu negócio cada vez mais alinhado com as principais e melhores tendências do marketing digital!