O marketing digital tem ganhado a atenção de empresas de todas as áreas e tamanhos. Até mesmo negócios que pouco tem a ver com o ambiente online, chegam à conclusão de que a presença no mundo digital pode gerar resultados poderosos.
Na última edição do RD on the Road, evento itinerante da catarinense Resultados Digitais, o diretor de conteúdo da empresa André Siqueira passou 20 dicas de marketing digital para aplicar em sua empresa em um mês.
Confira as 20 técnicas logo abaixo:
1. Suba vídeos direto no Facebook:
Faça o upload de vídeos diretamente na página de sua empresa no Facebook ao invés de publicar um link do Youtube, por exemplo. A prática aumenta o alcance de suas publicações na rede social.
2. Utilize os conhecimentos do Facebook a seu favor:
A rede social sabe o que está acontecendo com você, o que você faz, do que gosta e muito mais do que você imagina. E também conhece o seu cliente. Utilize as preferências para segmentar seus posts e anúncios.
3. Use o Linkedin para gerar a listas de e-mails:
Caso sua empresa ainda não tenha uma página no LinkedIn, crie uma. Se ela já tiver, você pode gerar uma lista de e-mails a partir dos usuários que a seguem e utilizá-la como e-mail marketing.
4. Aproveite suas listas de e-mails também no Facebook:
Nem sempre é válido acionar uma lista de e-mails através do e-mail marketing. Uma alternativa menos invasiva de entrar em contato com sua base é patrocinar um anúncio no Facebook exclusivamente para os donos desses endereços de e-mail.
5. Faça ‘dark posts’ com ofertas especiais para cada tipo de cliente:
Segmente seus anúncios no Facebook de acordo com o público que você quer atingir. Utilizando o ‘dark post’, você pode fazer um anúncio segmentado e ocultá-lo de sua linha do tempo.
6. Tem muitos fãs? Anuncie para quem ainda não é ‘lead’:
Utilize a segmentação de anúncio no Facebook para atingir usuários que curtiram sua página mas ainda não são seus cliente. É comprovado que esta forma de adquirir novos clientes no Facebook é 45% mais barata que outras.
7. Utilize comentários próprios do Youtube:
Durante a exibição do vídeo de sua empresa no Youtube, utilize comentários que aparecerão em caixas de texto durante e ao final do vídeo para redirecionar o usuário a outros conteúdos relacionados.
8. Siga seus clientes nas redes:
Seguir clientes nas redes sociais permite que a sua empresa crie novos canais de contato com uma interação diferente. Ele vai se sentir valorizado e provavelmente seguirá a página da empresa de volta.
9. Use Twitter Cards:
Segundo dados do próprio Twitter, tweets que contenham imagens ou outros tipos de Twitter Cards como enquetes, vídeos e etc, são expressivamente mais efetivos e alcançam um número maior de usuários.
10. Insira botões para Twitter:
Facilite a vida do usuário na hora de compartilhar alguma frase de efeito dentro de uma publicação no site da sua empresa. Separe trechos emblemáticos de textos e adicione o botão ‘tuíte essa frase’. O compartilhamento de seu material na rede social pode gerar mais tráfego para seu site.
11. Faça um pente fino em seu site:
O básico funciona melhor do que muita gente acredita. Faça periodicamente uma revisão de erros de programação, imagens cortadas e ajustes de tamanhos de texto.
12. Faça um trabalho de links internos:
Avalie o que vale a pena e coloque um bom número de links para suas páginas. Procure sempre linkar conteúdos relacionados e que podem incrementar a experiência do usuário que está navegando no seu site.
13. Crie conteúdo relacionado à empresa:
Crie conteúdo que tenha relação com o produto ou serviço oferecido pela empresa. Podem ser textos explicativos, dicas de atuação no mercado ou pesquisas sobre o segmento.
14. Invista no co-marketing:
Procure fazer parcerias com empresas que conversam com o mesmo público, produzindo material em conjunto e dividindo os resultados.
15. Utilize o e-mail marketing para conversar com o usuário:
Deixe claro para o usuário como será a prática do e-mail marketing. Converse com o cliente, para evitar a rejeição aos e-mails.
16. Não venda a descrição, venda a transformação:
Ao invés de gastar tempo e dinheiro explicando os detalhes de seu produto, deixe claro qual é o problema que o usuário resolverá com ele.
17. Segmente sua oferta, mesmo que a oferta seja a mesma:
Você pode oferecer o mesmo produto ou serviço de forma diferente para seu público, caso dentro dele haja clientes em estágios diferentes de consumo. Trate o consumidor que acaba de entrar em contato com sua empresa de uma maneira, e aquele que já está habituado com as práticas dela de outra.
18. Converse com clientes inativos:
Entre em contato com clientes inativos e descubra porque deixaram de consumir seu produto ou serviço. Assim, você poderá melhorar a experiência das pessoas e fidelizar seus clientes. É mais vantajoso ter uma base menor, porém engajada.
19. Use a página de agradecimento para dar o próximo passo:
Quando o usuário consumir seu produto de fato, exiba uma página de agradecimento. Isso irá melhorar a percepção de satisfação do cliente, além de abrir a possibilidade de sua empresa indicar o próximo passo.
20. Adote o Live chat:
O chat deixa o usuário mais confortável e encurta a distância entre cliente e empresa.