Com mais de 500 milhões de usuários, o Instagram se tornou uma das redes sociais mais populares do mundo. Mesmo não possuindo a exorbitante quantidade de usuários do Facebook – que já está na casa dos bilhões, a rede possui uma grande adesão, especialmente no Brasil. Com 35 milhões de contas, nosso país fica atrás apenas dos Estados Unidos em número de usuários no aplicativo.
Popularmente famoso pelas típicas selfies e fotos de comida postadas diariamente pelos usuários, o Instagram atrai diariamente cada vez mais usuários. Todo dia, mais e mais pessoas desejam se conectar a uma rede de amigos e fãs através do compartilhamento de imagens e vídeos do seu cotidiano.
E para os usuários da rede social que curtem uma novidade, fiquem tranquilos: o Instagram está sempre trazendo novas funções e possibilidades para encantar ainda mais aqueles que usam a rede. Quer saber que novidades são essas? Então continue lendo nosso post e descubra!
InstaStories: o “Snapchat” do Instagram
Lançado em agosto de 2016, o InstaStories surgiu como uma alternativa ao Snapchat. A nova função acompanha a tendência dos vídeos e fotos que “somem” do aplicativo 24 horas após sua publicação, como acontece com as publicações do Snapchat.
O InstaStories, no entanto, possui algumas diferenças em relação ao Snapchat. Dentre as principais, podemos destacar a possibilidade de “printar” a tela de alguma imagem ou vídeo do InstaStories sem gerar uma notificação para você e para a pessoa que compartilhou o conteúdo, como acontece no Snapchat.
Outra diferença é que o Snapchat possui muito mais filtros para brincar com as fotos e imagens. Enquanto no Snap é possível utilizar diversos filtros de cores, feições de animais, máscaras e outros, no InstaStories só há como usar o lápis. A ferramenta lápis do InstaStories conta com diversos tipos de efeitos, cores e espessuras, e pode ser usada para escrever ou fazer desenhos por cima das próprias postagens. Também é possível colocar emojis (as “carinhas” que expressam emoções) sobre os posts que você publica no InstaStories.
Instagram Beta com álbuns de fotos
Se você é o tipo de pessoa que adora usar uma funcionalidade ou novidade em aplicativos antes do restante do público, você precisa conhecer o Instagram Beta. Trata-se de uma versão Beta – de testes – do aplicativo, que abre aos seus testadores novas funções antes que elas sejam parte oficial do aplicativo baixado pelo público em geral.
Para tornar-se um testador da rede, é necessário entrar no grupo de Beta Testers do Instagram. Em seguida, deverá acessar pelo seu computador o aplicativo do Instagram na Google Play Store, e escolher a opção “Tornar-se testador”. Depois de alguns minutos, chegará a confirmação da Play Store sobre sua entrada no programa de testadores da rede. Em seguida, é só baixar o aplicativo ou atualizá-lo, e usá-lo normalmente. Você terá acesso às novidades do Instagram muito antes do restante das pessoas!
Quem nunca quis publicar diversas fotos no Instagram e a única opção que encontrou foi entulhar a timeline alheia? Parece que o Instagram finalmente deu atenção a essa questão e lançou um recurso que promete aprimorar essa questão. Ainda em fase de testes, a nova versão 10.7.0 do Instagram Beta para Android conta com uma opção de compartilhar várias fotos juntas na rede, como se fossem um álbum.
É possível compartilhar até 10 fotos ou vídeos de uma só vez, e adicionar filtros individualmente ou para várias fotos e vídeos do álbum. Você pode organizar a ordem das fotos ou vídeos da forma que preferir. Quem já está acostumado a usar o Instagram vai notar que a novidade é bastante parecida com os atuais carrosséis, hoje presentes nos anúncios publicados na rede. A diferença é que, no caso dos álbuns, não é possível colocar links nas fotos ou vídeos, como acontece nos anúncios. Além disso, diferente dos anúncios, não é preciso pagar para publicar seu próprio carrossel de fotos.
E aí, curtiu as novidades do Instagram? Aproveite para se tornar um testador do aplicativo e descobrir as novidades da rede em primeira mão! E se você quer descobrir de que forma você pode integrar o Instagram e outras redes sociais ao marketing do seu negócio, você precisa conhecer o Inbound Marketing! Baixe agora mesmo o nosso e-book “Inbound Marketing para Empresas”, que é um guia completo sobre Inbound Marketing, disponibilizado gratuitamente aqui no site!