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Prospecção Inbound ou Outbound? Qual a forma ideal de prospectar clientes?

Captar clientes sempre foi um desafio para empresas, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.

Mas, com a internet, novas possibilidades chegaram ao alcance das marcas, que passaram a obter uma competitividade equilibrada, ainda mais quando falamos em Inbound marketing e em Outbound marketing.

Você, que busca se especializar continuamente nas melhores práticas de marketing digital, sabe o que significam esses termos e como eles podem ajudar a prospectar clientes?

Caso ainda não saiba, este post pode iluminar as suas ideias! E, caso você já conheça, fica o convite para ler o artigo. Quem sabe não há algo novo a ser implementado na sua rotina de prospecção Inbound e Outbound?

Diferenças entre prospecção Inbound e Outbound

Em primeiro lugar, vamos à definição dos principais elementos deste post: Inbound Marketing e Outbound Marketing não são excludentes.

Eles são complementares e ajudam a integrar as suas áreas de marketing e vendas.

Portanto, conhecer a fundo cada um deles e as melhores maneiras de aplicá-los pode ser fundamental para o sucesso das suas campanhas com o objetivo de atrair clientes.

Vamos começar pela prospecção Outbound.

Prospecção Outbound

A prospecção Outbound não atrai o cliente até você, é justamente o oposto: estamos falando de técnicas mais tradicionais, na qual a empresa é quem vai atrás do cliente.

Entre as principais práticas desse estilo de prospecção, podemos citar

  • Materiais impressos, como flyers e outdoors;
  • Representantes comerciais;
  • Anúncios em impressos, rádios e TV;
  • Patrocínios.

Como é de se imaginar, a prospecção outbound exige um investimento maior, mas o seu alcance é igualmente amplo. Além de ser uma opção bastante válida para colocar a sua marca — tanto a identidade visual quanto o apelo comercial — na lembrança do consumidor (o famoso trabalho de branding).

Vale ressaltar, também, que essa estratégia para captar clientes é muito abrangente. Afinal de contas, você não escolhe (até o momento, pelo menos) a persona que você deseja direcionar um anúncio televisivo, por exemplo.

Prospecção Inbound

Técnica mais recente, inspirada e amparada pelas mais atuais estratégias de marketing digital, a prospecção Inbound busca seduzir o seu público-alvo a partir do meio que ele mais consome informação atualmente: a internet.

O foco desse tipo de prospecção de cliente reside na geração de conteúdos de qualidade, tornando a empresa em uma referência do seu ramo de atuação e, assim, criando um elo com o seu consumidor e garantindo que a empresa crie oportunidades de negócio oportunas para o momento em que esse indivíduo se encontra.

Entre as principais ações da prospecção Inbound, podemos citar:

  • Conteúdo gerado para o blog da empresa;
  • Produção de conteúdos em outros formatos, como e-books, infográficos e vídeos, entre outros;
  • Geração e divulgação de Landing Pages, visando transformar as visitas em consumidores;
  • Fluxos de e-mail e automação de marketing.

Como deve ter dado para perceber, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias online que, em paralelo às ações de prospecção Outbound, são mais viáveis, economicamente, o que permite às micros, pequenas e médias empresas a oportunidade de enfrentar a concorrência com igualdade.

Mas você sabia que não precisa, necessariamente, optar por um e pelo outro? Afinal de contas, como adiantamos no início desse texto, ambas estratégias podem ser complementares. Vamos ver como?

Por que e como integrar Inbound e Outbound?

Muitas marcas já têm encontrado oportunidades para atrair clientes com o uso de ambas as formas de prospecção que citamos aqui.

No entanto, persiste a dúvida: por que e como integrar Inbound e Outbound marketing?

Bom, a importância disso é evidente: você ganha mais formas de impactar o seu público-alvo — e com ainda mais qualidade, uma vez que você absorve o melhor de cada estratégia para alavancar os resultados desejados.

Como fazer isso, por sua vez, é a palavra-chave deste artigo.

A resposta, entretanto, é bastante simples: com a integração de conteúdos. Quer ver só?

Acrescente o conteúdo ao seu discurso

Nada melhor que um argumento bem embasado para dar credibilidade ao seu discurso, não concorda?

Por isso, os dados que você costuma utilizar nos seus conteúdos podem passar a figurar nas suas técnicas de vendas — principalmente, informações quantitativas que você puder provar ao seu público-alvo.

Acrescente o discurso aos seus conteúdos

Paralelamente, o mesmo pode ser aplicado nas suas estratégias digitais, como os fluxos de e-mail, por exemplo.

Para isso, use links que comprovem o que está sendo dito. Pode ser uma notícia externa e, principalmente, um case. Isso gera mais transparência e valor às suas palavras. Algo essencial para que o leitor passe a acompanhar o que você tem a dizer e a oferecer também, como conteúdos relevantes e educativos sobre os assuntos de interesse do prospect.

Esses são apenas alguns exemplos, mas que já destacam todo o poder que você tem à sua disposição com a integração da prospecção Inbound e da prospecção Outbound.

 

Você possui alguma outra técnica que pode ajudar a complementar este post? Então compartilhe a sua opinião no campo de comentários!

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