Uma loja virtual, hoje em dia, permite a empreendedores de todos os portes e segmentos de atuação uma alternativa eficiente para vender mais e atrair novos clientes para o seu negócio.
Entretanto, por estarmos ainda dando os primeiros passos rumo a essa nova maneira de enxergar o e-commerce, muitas empresas se frustram pela lentidão no alcance de resultados ou pelas dificuldades em tornar o negócio rentável.
Pensando nisso, nós reunimos,no post de hoje, 9 erros comuns que impedem a sua loja virtual de vender mais.
Confira, e aprenda como contornar os obstáculos para direcionar a sua loja online para os frutos do sucesso!
1. Lentidão no carregamento de imagens e páginas
Pense em você como um usuário on-line: quando uma página demora para carregar, ou o carregamento da imagem lembra você da velocidade que tínhamos nos primórdios da internet discada, você continua nessa página ou procura a mesma informação em outro site?
A maioria certamente opta pela segunda alternativa, afinal de contas, em um mundo de tantas urgências e respostas rápidas, estamos condicionados a ter o máximo de dinâmica no mundo virtual — e, com um e-commerce, não é diferente.
Por isso, trabalhe em um site responsivo (adequado para smartphones), funcional e leve, que atenda ao tráfego do seu negócio com facilidade.
2. Menu com navegabilidade confusa
Além de responsivo, a interface da sua loja virtual também deve ser intuitiva. De nada adianta uma página poluída de informações — ainda que relevantes —, se não existe um equilíbrio entre funcionalidade e o design do seu e-commerce.
Um bom exercício, para isso, é se colocar no lugar do usuário e, também, pedir a amigos que testem a sua loja online e levantem os pontos positivos e negativos. O feedback é fundamental.
3. Uso de imagens em baixa resolução
Diferentemente das lojas físicas, um e-commerce deve ser o mais atrativo possível através da tela de um smartphone ou computador. E as imagens têm grande influência nisso.
Dessa maneira, invista em imagens de qualidade, que exponham o produto ou serviço em todos os detalhes para que o seu consumidor perceba os benefícios daquilo que você tem a oferecer.
4. Produtos com poucas fotos
A qualidade da imagem é essencial, mas quantidade também conta quando falamos em uma loja virtual.
Por conta disso, explorar o produto em diferentes ângulos e perspectivas é crucial para convencer o visitante a comprar o item desejado.
Uma dica: tente focar na usabilidade do produto ao explorá-lo em imagens. Coloque-o em uso para que o consumidor enxergue a real utilidade daquilo.
5. Descritivo com pouca informação
Além das imagens, o consumidor, hoje em dia, está mais atento também às vantagens de adquirir tal produto. E, se ele não encontrar essa informação na sua loja virtual, ele vai procurar em outro lugar.
É por isso, também, que um conteúdo de qualidade é mandatório em uma loja online. Mais que informação, um descritivo transparente é uma maneira de atrair e fidelizar clientes.
6. Meios de pagamentos não confiáveis
Segurança, no universo on-line, é uma preocupação constante e mutável, já que novos golpes são inventados continuamente. Assim, oferecer uma solução sólida e imune a ataques virtuais é de suma importância para o cliente.
Procure se informar a respeito das principais soluções que a concorrência e outros sites utilizam e adapte esses pontos positivos com as suas necessidades e objetivos para ampliar o seu negócio!
7. Falta de informação sobre condições de pagamento
Igualzinho ao design do site, a página de condições de pagamento deve ser clara, objetiva e expor facilmente as vantagens ao consumidor.
A taxa de clientes que desistem da compra antes de finalizar o pagamento é alta, de acordo com o Baymard Institute. Uma maneira de contornar isso é apresentar a informação de maneira prática e clara.
8. Frete caro com prazo longo
Logística, em um e-commerce, é crucial para o sucesso do seu negócio! Por isso, para evitar que a sua empresa fique sobrecarregada, enquanto poderia focar no seu próprio desenvolvimento, convém encontrar soluções em parcerias sólidas.
Dessa maneira, é fácil se concentrar na ampliação da sua marca, enquanto empresas especializadas cuidam de toda a logística, oferecendo condições justas e com prazos curtos.
9. Preço fora do padrão do mercado online
Lojas virtuais também entraram na guerra de preços e, em uma rápida busca on-line, é fácil identificar quais empresas estão praticando valores justos.
Afinal de contas, existem sites comparativos, como Buscapé, Zoom e Google Shopping, que apresentam ao consumidor a média aproximada de determinado produto ou serviço de forma rápida.
Por isso, nunca subestime o seu público-alvo e aproveite para dar valor à sua marca, e não simplesmente encarecer o produto.
E para você, faltou algum detalhe que costuma impedir um e-commerce de vender mais? Compartilhe as suas opiniões conosco no campo de comentários deste post!