A Era da Tecnologia Mobile chegou com tudo. E não é para menos: a união da comodidade e da praticidade com a popularização dos aplicativos de e-commerce facilitou a vida do consumidor. Está cada vez mais simples adquirir bens e serviços por dispositivos móveis. Por isso, a presença de sua empresa no celular é hoje uma questão de sobrevivência.
Todas as empresas, mas principalmente as pequenas e médias, podem e devem investir na internet móvel para ganhar competitividade e aumentar o faturamento. A mobilidade pode está trazendo novas oportunidades porque se trata de transformar a tela do aparelho na sua melhor vitrine.
Por isso, separamos dicas valiosas para que sua empresa tenha um lugar de destaque também nas plataformas móveis.
Sua Empresa no Celular
As oportunidades são inúmeras. Sua empresa pode manter a marca em exposição 24 horas por dia e realizar campanhas de marketing em dispositivos móveis. Além de vender e fechar negócios pelo smartphone do seu cliente.
Entretanto, as estratégias adotadas para celulares são diferentes das outras porque o perfil da busca que o consumidor é determinado por um comportamento diferenciado.Ou seja, ele faz buscas mais rápidas e motivadas pela vontade de conhecer um estabelecimento comercial ou um produto específico.
Confira as dicas para colocar sua empresa em dispositivos móveis:
1. Site Adaptado ao Celular
É vital que a sua empresa tenha um site responsivo para os dispositivos móveis, que dizer, que ele se adapte bem aos diversos tamanhos de telas. Isso facilita a navegação do cliente e garante o acesso a partir de qualquer dispositivo, desde um celular até uma Smart TV.
O site precisa ter um layout enxuto, principalmente se for um e-commerce, onde você venderá seus produtos. O ideal é não deixar os botões pequenos e inserir ícones que facilitam a navegação, como o “click to call”, que faz uma ligação ao ser acionado.
Evite sobrecarregar o site com imagens. Isso pode reduzir a velocidade, aumentar o consumo de dados e confundir o cliente. O conteúdo deve ser bem direto, focando as informações e funções imprescindíveis para o seu negócio.
2. Apareça e venda
O Google Adwords é uma ferramenta que conecta seus produtos ou serviços aos resultados de busca do Google. Quando o cliente faz uma busca no celular relacionada ao seu produto ou serviço e localidade, o anúncio da sua empresa aparecerá no resultado de busca.
Os clientes buscam informações, querem comprar e ser atendidos imediatamente quando buscam produtos ou serviços pelo celular. É recomendado que os anúncios da sua empresa apresentem botões como “ligue agora” ou “agende agora”.
3. Seja encontrado facilmente
Praticamente todos os celulares possuem aplicativos de mapas. Sua empresa deve marcar presença em todos apps, como Google Maps ou Waze.
Por meio desses mapas, os consumidores descobrem os empreendimentos que existem na região onde ele se encontra e também consultam as avaliações dadas pelos clientes sobre cada um deles.
Cuide para, assim que encontrado, fornecer informações importantes aos seus clientes como tipo de produto ou serviço, fotos do estabelecimento, faixa de preço e horário de atendimento.
4. Relacione-se com seus Clientes
Os consumidores estão cada vez mais acessando as redes sociais pelo celular. Esta é uma importante oportunidade para sua empresa ganhar visibilidade e captar novos clientes.
Observe o perfil de seu público-alvo, descubra qual rede social ele frequenta: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, entre outras. Em seguida, produza conteúdos relevantes para ele.
Os links patrocinados também são boa alternativa para ampliar sua presença nas redes sociais. Sua empresa pode mapear os usuários com maior potencial e direcionar anúncios para cada segmento.
Dicas Bônus
Confira as melhores iniciativas para fazer marketing mobile:
- Dê informações sobre como chegar até você (localização, endereço, telefone).
- Ofereça descontos no celular para compras na loja física.
- Dê destaque ao campo de cadastro para transformar seus visitantes em Leads.
- Garanta um layout que facilite a vida do cliente.
- Evite conteúdos em flash, botões e ícones muito pequenos que dificultam o clique.
- Deixe o site legível assim que o usuário acessa, sem a necessidade de usar o zoom.
- Reduza o número de cliques necessários para realizar uma ação.
Como está a presença de sua empresa no celular? Conte sua história, escreva sua opinião! Deixe um comentário logo abaixo para ampliarmos a discussão sobre marketing mobile para empreendedores.