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Saiba como vencer os desafios do Inbound Marketing

Saiba como vencer os desafios do Inbound Marketing

Quer saber como conseguir bons resultados com o seu planejamento de conteúdo? Veja nosso post e descubra como vencer os desafios do Inbound Marketing!

Ter um bom relacionamento com o cliente é o segredo para fazer com que qualquer venda seja um sucesso. Atualmente, uma boa maneira de melhorar essa relação e aumentar as chances de crescimento de negócio, é aproveitar os canais digitais e investir no planejamento de marketing digital.

No entanto, por ser uma metodologia ainda nova no Brasil, muitos empresários e profissionais desconhecem as necessidades dessas estratégias e acabam planejando as suas ações de modo equivocado.

Então, para não cometer erros daqui pra frente, que tal conhecer os desafios do Inbound Marketing e garantir que toda a sua equipe faça um bom trabalho? Pensando nisso, criamos esse artigo recheado com todas as informações importantes sobre o assunto. Acompanhe!

Tenha paciência em todas etapas 

Saiba como vencer os desafios do Inbound Marketing

Diferente das tradicionais campanhas publicitárias, o marketing de conteúdo é uma estratégia mais complexa e demorada. Ou seja, os primeiros resultados do seu planejamento serão vistos a longo prazo e não imediatamente.

Em alguns casos, esse trabalho levará semanas e, em outros, meses — e não há nada de errado nisso! Todo o processo precisará de tempo para amadurecer, se consolidar nos mecanismos de buscas e conquistar mais visibilidade no mercado.

Apesar de ser um pouco mais demorado, o Inbound Marketing é capaz de oferecer excelentes benefícios. Então, se você está pensando em investir nessa ideia, tenha muita paciência e aproveite todas as oportunidades de cada etapa.

Invista em leads qualificados

Saiba como vencer os desafios do Inbound Marketing

Se você entrou no mundo do marketing de conteúdo, já deve ter ouvido falar sobre a importância dos leads, certo? Em linhas gerais, o lead é aquele indivíduo que, de alguma forma, entra em contato com a sua empresa — seja para saber mais sobre um determinado produto ou para se cadastrar e receber informações exclusivas.

A partir do momento em que o usuário oferece as suas informações em troca de conteúdos relevantes, há grandes chances desse contato ser convertido em cliente e, consequentemente, melhorar as vendas da sua marca. Por essa razão, um dos grandes desafios do Inbound Marketing é nutrir e estreitar o relacionamento com os leads.

Como isso pode ser feito? Entendendo profundamente as necessidades da sua persona, oferecendo materiais interessantes e se mostrando disposto a esclarecer dúvidas e prestar todo o apoio possível.

Foque sempre nos resultados

Saiba como vencer os desafios do Inbound Marketing

Para que o seu planejamento ofereça bons resultados, é preciso pensar, analisar e estudar profundamente cada etapa da sua estratégia de Inbound Marketing. Reserve um tempo para encontrar as melhores palavras-chaves e definir as melhores metas para o seu negócio.

Uma sugestão, é analisar as ações dos seus concorrentes e ficar sempre por dentro das novidades do mundo digital. Tenha foco! Após traçar seus objetivos, não cometa desvios ou descumpra as metas estabelecidas.

Dentre os erros mais comuns cometidos por quem investe no marketing de conteúdo, é voltar a atenção das suas estratégias para a própria empresa, deixando de lado os interesses dos clientes.

Não fale de si mesmo! Em vez de produzir posts sobre os seus produtos ou serviços, desenvolva conteúdos profundos e que realmente solucionem os problemas dos leitores.

Seja inovador nas suas ações

Saiba como vencer os desafios do Inbound Marketing

Não há como fugir: para se manter à frente da concorrência, é fundamental ser inovador. Isso não significa que você deva fazer publicações pra lá de criativas e, tampouco, promover estratégias mirabolantes.

Mas, para fazer com que os consumidores notem a sua marca, o grande segredo é se manter atualizado nas tendências do mercado. Essa prática ajudará você a deixar seu projeto mais interessante, como também, acompanhar as mudanças do segmento.

Quer ver só um exemplo?

Hoje em dia, muitas empresas estão apostando nos conteúdos gerados pelos consumidores. Esses materiais são produzidos de forma espontânea pelos usuários, tanto nas redes sociais, como em fóruns ou através de reviews e depoimentos em outras plataformas.

Com baixo investimento, essa estratégia convence o público com mais facilidade sobre a qualidade dos seus serviços ou produtos. Faça o teste e crie uma sessão exclusiva para que os leitores publiquem conteúdos e troquem experiências sobre a sua marca. Será ótimo!

Com as nossas dicas ficou muito mais fácil vencer os desafios do Inbound Marketing, não foi? Aproveite a leitura, assine a nossa newsletter e seja um dos primeiros a receber as nossas dicas exclusivas!