Para quem queria fazer uma transmissão ao vivo poupando os dados enviados ou mesmo para quem gostaria de transferir apenas áudio ao vivo pelo Facebook, a rede social de Mark Zuckeberg chega com uma novidade: o Live Audio.
Trata-se da versão do Facebook Live apenas com áudio. Quer saber como vai funcionar e quando o serviço será liberado? Confira neste post!
O áudio é tendência para 2017
Segundo o State of the News Media 2016, do Pew Research Center, os podcasts e os conteúdos em áudio não param de crescer. Esse estudo, que é o mais importante dos Estados Unidos no setor de mídias, confirma o áudio como tendência crescente na transmissão de conteúdo.
Se você não sabe o que é um podcast, a gente explica: trata-se de um programa de áudio que é transmitido regularmente, muitas vezes ao vivo. Os podcasts permitem que pessoas se tornem assinantes, para não perderem nenhuma nova atualização e sempre serem avisados quando um novo conteúdo é compartilhado.
O estudo divulgado, observa ainda estatísticas sobre diversas outras mídias, como a TV a cabo, TV local e os jornais impressos. Os jornais impressos, inclusive, apresentam grande queda, com uma perda de 7% na circulação e de 8% com receitas em publicidade. Essa queda influenciou inclusive os empregos do setor, que tiveram uma perda de 10% no seu número de funcionários. De acordo com a pesquisa, esse pode ser um caminho sem volta para o setor impresso.
Percebendo a forte tendência dos podcasts e áudios na difusão de conteúdo e notícias nos Estados Unidos e no mundo, o Facebook já se adiantou. A rede, como sempre, está fazendo a sua parte para se manter no topo da popularidade quando o assunto é relacionamento, mídia, conteúdo e internet.
Depois do Facebook Live, o Live Audio
No ano de 2016, o Facebook liberou o Facebook Live, um serviço de streaming de vídeo online através do qual usuários podem compartilhar qualquer situação ao vivo. Desde então, os usuários da rede começaram a transmitir desde eventos triviais, como uma visita à casa de um amigo, aos mais elaborados, como shows ao vivo.
A novidade tinha lá suas dificuldades, já que era necessário um smartphone com as condições mínimas necessárias para executar a transmissão, além de uma internet de qualidade para suportar a transmissão simultânea de áudio e vídeo pelo Facebook.
Como uma boa alternativa para aqueles que querem transmitir a mensagem poupando os dados mas sem perder a emoção do som, o Facebook lançou, em dezembro de 2016, o Live Audio.
O que é o Live Audio do Facebook?
O Live Audio nada mais é do que um serviço de transmissão de áudio através do Facebook.
O serviço contará ainda com alertas de baixo sinal de internet e apresentará uma outra opção para se conectar com o público em tempo real mesmo em áreas de baixa conectividade.
O Live Audio é perfeito para:
- Quem quer transmitir online mas não conta com um sinal de internet bom o suficiente para transmitir em vídeo;
- Pessoas e páginas que tenham interesse em interagir com sua audiência em tempo real;
- Quem quer trazer a interatividade do Facebook, através de comentários e reações, para um podcast ao vivo.
Geralmente, as pessoas gostam de ouvir áudio enquanto fazem outras atividades: enquanto trabalham, fazem exercícios ou se deslocam no trânsito.
Por isso, o serviço do Facebook trouxe mais uma função incrível: quem tem um dispositivo Android poderá continuar ouvindo uma transmissão de áudio ao vivo em segundo plano mesmo que saiam do aplicativo do Facebook ou bloqueiem seus telefones. Os usuários do iOS poderão continuar ouvindo o Live Audio enquanto navegam em outras partes do Facebook.
Quando o Live Audio chegará aos usuários do Facebook?
Segundo uma publicação oficial do Facebook sobre o lançamento, ao longo das próximas semanas, o serviço será testado com vários parceiros, incluindo a BBC World Service. No início deste ano de 2017, a rede social planeja tornar este novo formato disponível de forma mais ampla para editores, páginas e pessoas.
Não há ainda uma previsão de data para ampliar o serviço aos demais usuários, mas fique ligado porque não deve demorar muito.
E você, curtiu a nova função? Está ansioso para poder usá-la? Deixe aqui seu comentário!
Se quiser saber mais sobre estratégias de usar o conteúdo a favor dos seus resultados, baixe gratuitamente nosso e-book Guia de Inbound Marketing para Empresas.