A tomada de decisão estratégica no Marketing Digital está cada vez mais próxima da abordagem da Inteligência de Mercado, o que abre um imenso campo de pesquisa para quem trabalha com o Data Driven Marketing. Você sabe o que é?
O Marketing Orientado a Dados (tradução para o Português) é o planejamento estratégico de Marketing a partir de dados coletados sobre o cliente, trazendo novas ideias e sugestões para o seu negócio e elaboradas a partir de uma análise mais profunda das informações.
Sem dados confiáveis não há base sólida para a tomada de decisão, portanto
as estratégias precisam ser elaboradas a partir de uma boa análise desses dados, o que a torna potencialmente muito mais segura, assertiva e lucrativa.
A pergunta que fica é a seguinte: como podemos coletar esses dados de clientes atuais e potenciais da melhor forma?
Que tipos de dados de clientes devemos captar?
As primeiras informações que podem realmente interessar ao seu negócio são os Dados Pessoais como nome, telefone, e-mail, data de nascimento e endereço; além dos Dados Demográficos, como gênero, idade, localização e profissão. Eles são fundamentais para traçar um perfil mais completo da sua buyer persona, ou seja, seu modelo mais provável e possível de público-alvo.
Além disso, alguns dados comportamentais, como hobbies, hábitos de compra (a última vez que comprou tal produto, se valoriza qualidade ou preço, por exemplo), gostos e outros, podem ser muito úteis para criar novas campanhas, serviços e produtos. Dados Pessoais e Demográficos podem ser coletados em um cadastro de cliente na hora da compra, em primeiro formulário de contato ou de aquisição de lead.
Aqui vai uma dica importante: não crie formulários muito grandes, nem peça informações que não são coerentes com o momento e o cliente em questão. Formulários extensos aumentam a chance de seu cliente se sentir incomodado, invadido e desistir.
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Dados de Clientes em troca de um bom conteúdo
Para captar dados que vão além de nome, e-mail, cidade e telefone é fundamental oferecer a ele uma recompensa em troca das informações. A recompensa pode ser um e-book, curso gratuito ou acesso exclusivo a um webinar, por exemplo.
Esta é uma excelente estratégia para estimular seu cliente atual e potencial a fornecer alguns dados importantes para sua análise. Outro ponto positivo é que, por serem recompensas digitais, não demandam grandes custos para a empresa.
Estas recompensas precisam ser atrativas. Para isso, uma boa dica é observar quem é o seu cliente hoje e pelo que ele se interessa. Conversas informais e uma boa conferida no painel do Google Analytics do seu site, podem disponibilizar informações valiosas para criar recompensas que gerem interesse nos clientes atuais e futuros.
Estes dados preciosos podem chegar até você por meio de uma boa divulgação, utilizando recursos como Landing Pages, redes sociais e e-mail marketing.
Caso estes termos parecerem estranhos para você, basta baixar gratuitamente, aqui em nosso site, o Guia de Inbound Marketing para Empresas. Nele, você vai poder encontrar informações detalhadas sobre como obter mais dados dos seus clientes sem parecer chato, cansativo ou inconveniente.
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Como armazenar e gerenciar os dados dos clientes?
Existem muito mais datos de suma importância para orientar a tomada de decisão estratégica no Marketing, como os últimos contatos feitos com o cliente, as respostas recebidas, as recompensas que o cliente se interessou, o histórico de pedidos feitos e os produtos e serviços comprados. Mas como armazenar e gerenciar tudo isso?
Você já ouviu falar em CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o cliente, em inglês? É por esta sigla que você deve procurar para encontrar diversas ferramentas e plataformas criadas com o propósito de permitir às empresas guardarem e gerirem esses dados.
Vamos descomplicar? Imagine o CRM como um sistema integrado de gestão do relacionamento com o cliente. Ele agrupa e organiza os dados da melhor forma, dando à empresa facilidade no acesso e gerenciamento das informações que sustentam as tomadas de decisão de Marketing.
Como existem diversos CRM no mercado, será fácil você encontrar um que atenda às necessidades específicas de sua empresa.
A grande maioria já tem versão em português e funciona através da Web, com a plataforma hospedada na nuvem. Para contratar um CRM, a empresa pode optar por uma versão gratuita, com menos recursos, ou versões pagas mais completas, cujo valor pode ser mensal ou anual e varia de acordo com a quantidade de recursos disponibilizados.
Depois de ler nosso e-book, recomendamos que você dê uma conferida nas opções de CRMs. Não se esqueça de observar que eles devem ser integrados ao seu site, e-mail e outras ferramentas de contato com o cliente, automatizando todo o processo e agilizando o gerenciamento dos dados coletados.
Ficou alguma dúvida para trás? Gostaria de compartilhar sua experiência na captação de novos clientes? Deixe aqui seu comentário para nós!