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Dados de clientes, qual a melhor maneira de captar?

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A tomada de decisão estratégica no Marketing Digital está cada vez mais próxima da abordagem da Inteligência de Mercado, o que abre um imenso campo de pesquisa para quem trabalha com o Data Driven Marketing. Você sabe o que é?

O Marketing Orientado a Dados (tradução para o Português) é o planejamento estratégico de Marketing a partir de dados coletados sobre o cliente, trazendo novas ideias e sugestões para o seu negócio e elaboradas a partir de uma análise mais profunda das informações.

Sem dados confiáveis não há base sólida para a tomada de decisão, portanto
as estratégias precisam ser elaboradas a partir de uma boa análise desses dados, o que a torna potencialmente muito mais segura, assertiva e lucrativa.

A pergunta que fica é a seguinte: como podemos coletar esses dados de clientes atuais e potenciais da melhor forma?

 

Que tipos de dados de clientes devemos captar?

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As primeiras informações que podem realmente interessar ao seu negócio são os Dados Pessoais como nome, telefone, e-mail, data de nascimento e endereço; além dos Dados Demográficos, como gênero, idade, localização e profissão. Eles são fundamentais para traçar um perfil mais completo da sua buyer persona, ou seja, seu modelo mais provável e possível de público-alvo.

Além disso, alguns dados comportamentais, como hobbies, hábitos de compra (a última vez que comprou tal produto, se valoriza qualidade ou preço, por exemplo), gostos e outros, podem ser muito úteis para criar novas campanhas, serviços e produtos. Dados Pessoais e Demográficos podem ser coletados em um cadastro de cliente na hora da compra, em primeiro formulário de contato ou de aquisição de lead.

Aqui vai uma dica importante: não crie formulários muito grandes, nem peça informações que não são coerentes com o momento e o cliente em questão. Formulários extensos aumentam a chance de seu cliente se sentir incomodado, invadido e desistir.

Leia também sobre como Conseguir mais Orçamentos com Inbound Marketing.

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Dados de Clientes em troca de um bom conteúdo

Para captar dados que vão além de nome, e-mail, cidade e telefone é fundamental oferecer a ele uma recompensa em troca das informações. A recompensa pode ser um e-book, curso gratuito ou acesso exclusivo a um webinar, por exemplo.

Esta é uma excelente estratégia para estimular seu cliente atual e potencial a fornecer alguns dados importantes para sua análise. Outro ponto positivo é que, por serem recompensas digitais, não demandam grandes custos para a empresa.

Estas recompensas precisam ser atrativas. Para isso, uma boa dica é observar quem é o seu cliente hoje e pelo que ele se interessa. Conversas informais e uma boa conferida no painel do Google Analytics do seu site, podem disponibilizar informações valiosas para criar recompensas que gerem interesse nos clientes atuais e futuros.

Estes dados preciosos podem chegar até você por meio de uma boa divulgação, utilizando recursos como Landing Pages, redes sociais e e-mail marketing.

Caso estes termos parecerem estranhos para você, basta baixar gratuitamente, aqui em nosso site, o Guia de Inbound Marketing para Empresas. Nele, você vai poder encontrar informações detalhadas sobre como obter mais dados dos seus clientes sem parecer chato, cansativo ou inconveniente.

Confira também outro material sobre Inbound Marketing.

Como armazenar e gerenciar os dados dos clientes?

Existem muito mais datos de suma importância para orientar a tomada de decisão estratégica no Marketing, como os últimos contatos feitos com o cliente, as respostas recebidas, as recompensas que o cliente se interessou, o histórico de pedidos feitos e os produtos e serviços comprados. Mas como armazenar e gerenciar tudo isso?

Você já ouviu falar em CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o cliente, em inglês? É por esta sigla que você deve procurar para encontrar diversas ferramentas e plataformas criadas com o propósito de permitir às empresas guardarem e gerirem esses dados.

Vamos descomplicar? Imagine o CRM como um sistema integrado de gestão do relacionamento com o cliente. Ele agrupa e organiza os dados da melhor forma, dando à empresa facilidade no acesso e gerenciamento das informações que sustentam as tomadas de decisão de Marketing.

Como existem diversos CRM no mercado, será fácil você encontrar um que atenda às necessidades específicas de sua empresa.

A grande maioria já tem versão em português e funciona através da Web, com a plataforma hospedada na nuvem. Para contratar um CRM, a empresa pode optar por uma versão gratuita, com menos recursos, ou versões pagas mais completas, cujo valor pode ser mensal ou anual e varia de acordo com a quantidade de recursos disponibilizados.

Depois de ler nosso e-book, recomendamos que você dê uma conferida nas opções de CRMs. Não se esqueça de observar que eles devem ser integrados ao seu site, e-mail e outras ferramentas de contato com o cliente, automatizando todo o processo e agilizando o gerenciamento dos dados coletados.

Ficou alguma dúvida para trás? Gostaria de compartilhar sua experiência na captação de novos clientes? Deixe aqui seu comentário para nós!