Se você está pensando que escrever o manifesto da sua empresa é uma daquelas atividades abstratas e que de nada tem a ver com a conversão dos conteúdos e, até mesmo, de vendas, então, você precisa ler este artigo até o final.
O manifesto é muito mais do que um discurso sobre os valores ou a missão da sua empresa. Na verdade, ele nada mais é do que uma introdução que vai dizer o motivo pelo qual a pessoa deve conhecer melhor a marca ou, então, ler aquele conteúdo até o final.
Para isso, o manifesto deve ser curto, efetivo e agradável de ler. Pode parecer uma tarefa fácil, mas, acredite, não é!
Como escrever um manifesto matador
O primeiro passo para escrever o manifesto da sua empresa ou de um conteúdo é ter em mente o objetivo e o público que ele pretende atingir.
Essa pode parecer uma dica óbvia, no entanto, um dos erros mais comuns é escrever textos genéricos e não pensar no problema que o conteúdo que vem a seguir se propõe a resolver.
Com essas definições em mente, chegou o momento de cumprir 3 fatores de alta importância para o manifesto da sua empresa: atrair a atenção do leitor, apresentar a razão pela qual ele existe e explicar como o conteúdo vai ajudar quem o está lendo.
1. Atrair a atenção do leitor
O manifesto da sua empresa tem como grande objetivo chamar a atenção e fazer com que o leitor termine a leitura ou, até mesmo, realize a ação que você deseja.
Imagine, por exemplo, que esse manifesto ficará em uma landing page em que o objetivo é que as pessoas preencham um formulário para fazer o download de um eBook. Se ele não chamar a atenção e for cativante, as pessoas dificilmente executarão a ação.
Para cumprir com esse objetivo, você precisará usar a empatia. Coloque-se no lugar da sua persona e imagine como ela se sente com o problema que precisa resolver.
Um exemplo prático, seria usar frases do tipo “você não odeia quando…” ou, até mesmo, aplicar uma abordagem engraçada ou uma analogia bem inusitada.
2. Apresentar a razão pela qual o texto existe
Agora que você já chamou a atenção da sua persona, você precisa explicar de forma objetiva e clara o motivo pelo qual o texto ou a sua empresa existem. Em outras palavras, esse é o momento de falar qual o problema que vocês podem resolver e porque é tão importante tomar uma atitude a respeito dele.
Imagine que a sua empresa preparou um guia com dicas simples para uma pequena empresa realizar a gestão financeira. O manifesto para divulgar esse guia poderia ser algo do tipo:
Se todo final de mês as contas do seu negócio não fecham ou ficam no vermelho, é sinal de que algo está errado. Fazer a gestão financeira da sua empresa é fundamental para se preparar contra ameaças e fazer o negócio crescer de maneira saudável.
3. Explicar como vocês podem resolver o problema
Agora que o leitor se identificou com o problema que foi apresentado, é chegado o momento de ele saber como a sua empresa ou aquele conteúdo pode ajudá-lo.
Essa tarefa também deve ser feita de maneira objetiva e clara, no entanto, vale dizer que o manifesto não é o momento de dar a “receita do bolo”, e sim, de criar expectativas no leitor.
Isso significa que você deve apresentar as razões pelas quais a pessoa deve continuar lendo o seu texto ou entrar em contato com a empresa.
Com as dicas que demos aqui, você vai conseguir escrever o manifesto da sua empresa e das ações de marketing de maneira muito mais eficaz e atrativa. Use esse aprendizado para potencializar as conversões do seu negócio e atrair leads muito mais qualificados!
Quer saber como melhorar ainda mais os resultados? Entre em contato com a gente!