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Qual a melhor maneira de captar os dados de seus clientes?

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Você já ouviu falar em Data Driven Marketing? Se você não conhece o termo, Data Driven Marketing (ou Marketing Orientado a Dados, em inglês) nada mais é do que o planejamento estratégico de Marketing orientado a dados coletados sobre o cliente, trazendo novas ideias e sugestões para o seu negócio elaboradas a partir de uma análise mais profunda das informações obtidas.

As decisões que são tomadas como resultado de uma boa análise desses dados são potencialmente muito mais seguras, assertivas e lucrativas.

Este modelo de planejar o Marketing baseado em dados, tem se tornado cada vez mais frequente. Atualmente, as empresas buscam constantemente aprimorar seus métodos e diminuir cada vez mais eventuais falhas, especialmente aquelas que são decorrentes da falta de uma visão mais aprofundada dos dados sobre os clientes.

Sem os tais dados, não há base confiável para a tomada de decisão. Mas a pergunta é: como podemos coletar esses dados de clientes atuais e potenciais da melhor forma?

O que pode ser feito para evitar que aconteçam solicitações de dados redundantes ou inconvenientes, gerando cansaço e desconfiança por parte dos clientes? Para descobrir, fique ligado em nosso post!

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Para começar: quais dados eu devo coletar?

Pense, antes de tudo, nos dados que realmente interessam ao seu negócio. Dados pessoais, como nome, telefone, e-mail, data de nascimento e endereço; e dados demográficos, como gênero, idade, localização e profissão; são informações que podem ajudá-lo a traçar um perfil mais completo da sua buyer persona, ou seja, seu modelo mais provável e possível de público-alvo.

Além disso, alguns dados comportamentais, como hobbies, hábitos de compra (a última vez que comprou tal produto, se valoriza qualidade ou preço, por exemplo), gostos e outros, podem ser muito úteis para criar novas campanhas, serviços e produtos.

Boa parte desses dados pode ser coletada num cadastro de cliente na hora da compra, num primeiro formulário de contato ou de aquisição de lead.

Mas, importante: não crie formulários muito grandes, nem peça informações que não são coerentes com o momento e o cliente em questão. Quanto maior o número de informação que seu cliente fornecer, maior tende a ser a chance dele desistir de um processo.

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Qual a melhor forma de captar os dados?

A melhor forma de solicitar qualquer dado mais detalhado do seu cliente (que vá além de nome, e-mail, cidade e telefone), é oferecendo a ele uma recompensa em troca dessas informações. Dados extras podem ser solicitados em troca de um e-book, curso gratuito ou acesso exclusivo a um webinar, por exemplo.

Usar recompensas – especialmente as digitais, que não tem custo recorrente para sua empresa – é uma excelente estratégia para estimular seu cliente atual e potencial a fornecer alguns dados importantes para sua análise.

Para elaborar as melhores recompensas, uma boa dica é observar quem é o seu cliente hoje e pelo que ele se interessa. Conversas informais e uma boa conferida no painel do Google Analytics do seu site, podem disponibilizar informações valiosas para criar recompensas que gerem interesse nos clientes atuais e futuros.

Com as recompensas criadas e divulgadas de forma inteligente através de recursos como Landing Pages, redes sociais e e-mail marketing, você conseguirá dados mais preciosos sobre o público que você deseja atingir.

Se você não conhece algum desses termos ou precisa dar uma clareada nas possíveis estratégias para começar a captar as informações de seus clientes, vai uma boa dica: baixe gratuitamente, aqui em nosso site, o Guia de Inbound Marketing para Empresas.

Nele, você vai poder encontrar informações detalhadas sobre como obter mais dados dos seus clientes sem parecer chato, cansativo ou inconveniente.

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Como armazenar e gerenciar os dados dos clientes?

Além dos dados que mencionamos, há outros que são de suma importância para o Marketing.

Os últimos contatos feitos com o cliente, as respostas recebidas, as recompensas que o cliente se interessou, o histórico de pedidos feitos e os produtos e serviços comprados são dados imprescindíveis na hora de realizar um bom planejamento de Marketing. Mas como armazenar e gerenciar tudo isso?

Hoje em dia, existem diversas ferramentas e plataformas criadas com o propósito de permitir às empresas guardarem e gerirem esses dados.

A essas ferramentas, damos o nome de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o cliente, em inglês). Um CRM é um sistema integrado de gestão do relacionamento, que agrupa e organiza essas informações da melhor forma, dando à empresa facilidade no acesso e gerenciamento desses dados.

Existem diversos CRMs no mercado, que atendem a tipos de empresa com diferentes tamanhos e perfis.

Entre alguns dos CRMs disponíveis, podemos citar o Salesforce, o Hubspot e o Pipedrive.

Todos já tem versão em português e funcionam através da Web, com a plataforma hospedada na nuvem. Para contratar um CRM, a empresa pode optar por uma versão gratuita com menos recursos, ou versões pagas mais completas, cujo valor pode ser mensal ou anual e varia de acordo com a quantidade de recursos disponibilizados.

Vale mencionar que esses CRMs podem ser integrados ao seu site, e-mail e outras ferramentas de contato com o cliente, automatizando todo o processo e agilizando o gerenciamento dos dados coletados.

Depois de ler nosso e-book, recomendamos que você dê uma conferida nesses ou até em outros CRMs que você desejar conhecer. Veja qual opção se adapta melhor à sua realidade e necessidades atuais e implemente seu próprio planejamento de Data Driven Marketing.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Gostaria de compartilhar sua experiência na captação de novos clientes? Deixe aqui seu comentário para nós!