Com a participação mais ativa dos clientes no processo de compras e a ascensão do marketing digital como forma de propaganda,os empreendedores precisaram renovar suas estratégias para se diferenciarem da concorrência e obter resultados consistentes.
Dentro desse contexto, é notório que o Facebook é um dos melhores lugares – senão o melhor – para entrar em contato com o público e divulgar uma marca. Afinal, ele é o site mais ativo do planeta e a maior rede social de todos os tempos.
Existem maneiras diferentes de fazer isso, mas o Facebook Ads certamente é indispensável para a empresa que quer se destacar no universo on-line. Quer descobrir como e por que investir em Facebook Ads para e-commerce? Então confira este conteúdo que preparamos sobre o tema!
O que é o Facebook Ads?
O Facebook Ads nada mais é do que a maneira de fazer propaganda no site do Facebook. Você certamente já reparou que alguns anúncios aparecem esporadicamente no seu feed de notícias ou até mesmo na barra lateral.
Fica fácil identificar, pois eles costumam vir com uma tarja indicando que são “links patrocinados”. É uma forma inteligente e natural de aparecer para os usuários, sem que eles precisem ser redirecionados ou sequer tenham que clicar em um banner.
Qualquer um pode criar Facebook Ads?
Para criar Facebook Ads, basta que você tenha uma conta ativa no site do Facebook e um cartão de crédito válido para poder pagar os custos proporcionais pela publicidade (única forma de pagamento aceita pela rede social).
Você mesmo pode criar seus anúncios com sua equipe, vinculados à sua própria conta. No caso dos e-commerces, é interessante criar uma Fanpage para a loja virtual.
Por que você deve investir no Facebook Ads?
A principal razão é bem clara: o Facebook é a maior rede social do mundo, e você pode atingir um número enorme de pessoas.
Além disso, o marketing digital é uma tendência que cada vez mais se consolida no mercado, pois apresenta diversas vantagens em relação ao marketing tradicional.
Como se não bastasse, o Facebook Ads oferece uma série de possibilidades interessantes. Uma delas é a de segmentar o público dos seus anúncios de diversas maneiras.
Essa é uma vantagem de uma rede social: como os usuários são cadastrados, ela possui todo tipo de dado e informação sobre preferências, permitindo direcionar a publicidade com uma precisão absurda, o que é muito importante para um e-commerce.
Como investir em Facebook Ads?
Existem diversas formas de investir em Facebook Ads, mas para um e-commerce são três as maneiras essenciais de divulgação:
- Anúncios do Feed de Notícias: quando a propaganda aparece naturalmente entre as publicações comuns do usuário;
- Anúncios para celulares: também aparecem no Feed, mas exclusivamente para celulares;
- Anúncios na barra lateral: são aqueles quadradinhos que aparecem na coluna direita da tela.
Uma realidade móvel
Não é preciso ser nenhum guru do marketing digital para saber que as pessoas estão se conectando cada vez mais com seus smartphones.
Com a evolução do 3G e das redes de wi-fi, é possível ver usuários vidrados nas telas de seus aparelhos em qualquer lugar. Obviamente, você precisa usar isso em favor do seu e-commerce.
Além de fazer esse tipo de anúncio, é importante contar também com um site responsivo, ou seja, seu conteúdo e suas imagens precisam se adaptar ao tamanho de tela do dispositivo que o cliente está usando.
Unindo essas duas estratégias, você certamente terá ótimos resultados com essa forma de divulgação. Lembre-se: as estatísticas vêm sendo muito favoráveis nos anúncios mobile.
Como montar um anúncio no Facebook Ads para seu e-commerce?
O primeiro passo para montar um anúncio no Facebook Ads para seu e-commerce é definir o seu objetivo com ele. Embora, em linhas gerais, o foco principal seja a venda, é possível criar propaganda com foco em receber mais curtidas na Fanpage da sua empresa, aumentar o número de visitas do seu site, ganhar mais público em determinada região, entre outros.
Cada loja virtual tem suas particularidades, públicos e necessidades de acordo com seu setor, com o momento e com sua estratégia.
Outro ponto é que, para criar campanhas que realmente consigam conversão, você precisa conhecer bem o seu público. Isso é importante porque as possibilidades do Facebook são imensas, e você pode inserir dados ou filtros de segmentação de audiência.
Entre esses principais filtros, estão localização, sexo, idade, estado civil, ocupação, idioma principal, etnia, visão política, comportamentos, interesses, eventos e conexões. Você também pode contar com o recurso “call to action” ou “chamadas para ação”, como: “compre agora”, “assine”, “acesse o site”, etc.
Por fim, você pode escolher o quanto você está disposto a investir para atingir seu público-alvo e também definir se você pretende fazer o pagamento por 1.000 impressões (1.000 visualizações da sua propaganda) ou custo por clique (CPC – você paga de acordo com o número de pessoas que efetivamente clicam no seu anúncio).
Pronto, agora é só submeter para o site e esperar a aprovação.
Mensure os resultados do Facebook Ads
Por fim, como todos nós sabemos, tudo na internet pode ser medido. E esse é outro diferencial do Facebook Ads: uma vez aprovado e em execução, você pode monitorar o seu anúncio para garantir que ele está tendo o comportamento esperado.
Por isso, o site monta um relatório que permite fazer uma análise de desempenho das suas estratégias. Para vê-lo, você deve ir para o gerenciador de anúncios e clicar na campanha que deseja avaliar.
Então, será possível obter informações como o alcance (quantos usuários foram impactados pela propaganda), frequência (quantidade de vezes que o anúncio foi exposto para um mesmo usuário) ou o CTR (que é o percentual de pessoas que clicaram no anúncio depois de vê-lo). De acordo com os resultados, você pode alterar seus anúncios, pausar as campanhas ou mesmo deletá-los.
E então, descobriu como funciona o Facebook Ads para e-commerce e viu as vantagens de investir? Essa estratégia está cada vez mais consolidada no mercado, e quem não a utilizar estará dando espaço para a concorrência.
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