A importância do Facebook para as empresas vem crescendo a cada dia. Deixar de colocar seu negócio na maior rede social da atualidade é desperdiçar a oportunidade de se aproximar de um enorme público em potencial.
Diante desse fato, pode surgir dúvidas sobre como conquistar os primeiros seguidores e ampliar a audiência da sua empresa após o início da estratégia.
Por isso, separamos algumas dicas para ajudar as pessoas que pretendem começar a explorar a rede social de forma mais efetiva em seu negócio.
Acompanhe as 12 dicas simples e comece a aplicá-las hoje mesmo!
1. Convide individualmente os amigos, familiares e funcionários
Comece convidando sua família, amigos mais próximos e funcionários da empresa a curtirem e divulgarem a página.
É importante fazer o convite individualmente para esses primeiros “fãs”, pois iniciar uma página fazendo chamadas coletivas não é uma boa prática. Dessa forma você garante as primeiras curtidas e já ganha um pouco de credibilidade para as próximas pessoas que chegarem até a sua página.
Mesmo que essas pessoas não tenham o perfil de cliente para sua empresa, eles terão uma função importante nesse primeiro momento: fazer volume. Além disso, essas pessoas que curtiram fazem uma divulgação automática da página, pois o Facebook publica essa atualização na timeline de parte desses fãs.
Aproveite e peça um feedback para essas pessoas mais próximas, desde as informações que eles sentiram falta, até a opinião sobre a capa e etc.
2. Divulgue a página em suas redes sociais
Compartilhe o link da página da sua empresa em todas as redes sociais que você possui perfil e escreve um resumo do que se trata, para quem ela foi criada e por que as pessoas devem segui-la.
Crie um post de boas-vindas na página da sua empresa e compartilhe este post em sua página pessoal para aumentar o alcance dessa primeira publicação da sua empresa.
Utilize uma imagem ou um vídeo nesse primeiro post para atingir um público maior nesse primeiro momento.
3. Personalize o nome da página do seu negócio
Após sua página atingir ao menos 25 de pessoas de “curtidores” você pode criar uma URL personalizada.
Com a URL personalizada, sua empresa pode ter um domínio mais profissional, o que facilita divulgação da página em outros canais, sobretudo aqueles que não possuem botões de linkagem direta.
4. Tenha uma Página completa com informações relevantes
O pior erro que algumas empresas cometem ao fazer uma página é deixá-la sem informações.
Tenha uma atenção especial ao campo “Sobre” preenchendo-a com a visão geral da empresa, link para o seu site e outras informações relevantes para o seu público-alvo.
O visitante que acessa sua página e não encontra as informações que necessita está muito propício a fechar a página e não voltar mais.
5. Convide seus amigos do Facebook a curtirem a Página da sua empresa
O Facebook disponibiliza um botão que te ajuda a convidar os seus amigos a curtirem a página do seu negócio com apenas um clique.
Porém, o mais adequado é selecionar um a um quem você pretende convidar da sua lista de amigos. Através do botão, o convite irá em formato de notificação e irá chamar a atenção do usuário no topo da janela da rede social.
Os amigos mais próximos merecem um convite mais pessoal, e não por esse botão, pois assim você garante esse número mínimo de pessoas seguindo a página da sua empresa.
6. Utilize outras redes sociais para divulgar sua Página
Promova a página do seu negócio em outras redes sociais. Se você possui um perfil pessoal ou corporativo em redes como Instagram, Twitter, LinkedIn ou Youtube, divulgue o link da sua página nessas redes.
Quem segue sua empresa nessas redes pode seguí-la também no Facebook sem muito esforço. A dica é não exagerar na divulgação para que o seguidores das outras mídias não fiquem saturados.
7. Use todos os canais da sua empresa para divulgação
Aproveite outros canais que sua empresa possua para se relacionar com clientes e divulgue sua página.
Base de e-mails (mailing) ou canais offline como grupos, associações, cooperativas podem ser ótimos locais para a divulgação da página. Sobretudo a base de e-mails que consegue estimular de forma simples o cliente a ir até a rede e dar uma curtida.
8. Insira um Plugin de Página em seu Site/Blog
Existem plugins que servem de atalho ao visitante para as sua redes sociais.
Instale esse plugin em seu Site/Blog para que o leitor acesse sua rede social caso esteja interessado em seu conteúdo.
Segue o link do plugin gratuito: Plugin de Página
O mais comum é inserí-lo na barra lateral do site para facilitar o clique em “curtir”.
Essa técnica contribui para o “social proof”, ou seja, a credibilidade transmitida ao visitante ao mostrar o rosto das pessoas conhecidas que já curtiram a página.
9. Estimule os visitantes com promoções
Atrair novos fãs através de promoções no Facebook é uma prática famosa e que ajudar a divulgar sua marca de forma simples.
Porém, as regras do Facebook não permitem práticas como usar as curtidas e os compartilhamentos como mecanismo de votação por exemplo.
Confira outros pontos que você deve evitar em sua página consultando as diretrizes de promoções do Facebook.
10. Não deixe de interagir com sua audiência
Busque a interação com a sua audiência através do Facebook.
Uma série de empresas desperdiçam uma excelente oportunidade de se aproximar de seus clientes em potencial pelo Facebook.
Ignorar sua audiência é deixar de interagir com ela. Fique atento a todas as mensagens que chegam (o próprio Facebook divulga a velocidade com que a sua empresa responde as mensagens). Ter uma resposta ágil conta muito pontos para o seu negócio.
Receba com muita atenção também todos os comentários e compartilhamentos de seus fãs. Nunca deixe uma pergunta nos comentários no ar, sem resposta. A pessoa se sentirá ignorada e todo o público que leu o comentário perceberá que sua empresa não deu retorno.
11. Siga um calendário de publicações
Mantenha uma frequência de publicação em sua página de forma que a sua empresa marque presença na rede.
Páginas que não possuem frequência de publicação passa a imagem de abandono, o que prejudica muito a imagem do seu negócio.
Neste quesito, a importância da frequência é inúmeras vezes maior que a quantidade. A periodicidade é mais relevante que a publicação de uma avalanche de conteúdo em uma semana e nenhum conteúdo na outra.
Determine um calendário de publicações e siga um padrão de horários fixos para as postagens, desde posts, até materiais educativos e eventos.
Siga um calendário e veja os resultados!
12. Comece a anunciar no Facebook
Alavanque a página da sua empresa investindo em Facebook Ads.
Essa plataforma permite que você anuncie a página da sua empresa para um público-alvo altamente segmentado, atingindo nichos específicos a partir de segmentações por idade, gênero, localização e interesses.
Estude antes de começar a investir nessa ferramenta para evitar o desperdício de verba: baixe nosso eBook gratuito sobre Facebook Ads aqui.
É importante ressaltar que as dicas destacadas acima só trarão resultados se a sua empresa tomar os devidos cuidados para tornar a página atrativa e ser extremamente relevante para o seu público-alvo.
Esses fatores serão determinantes para o sucesso da sua empresa nessa que é a rede social mais frequentada pelos brasileiros!
Você ficou com alguma dúvida sobre como começar a divulgar sua página no Facebook? Deixe sua pergunta nos comentários! Podemos te ajudar a melhorar a divulgação do seu negócio na web.
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