Muito se fala em automação de marketing e, de fato, ela é uma estratégia indispensável para qualquer loja online. Ela permite aumentar a atração e conversão de clientes e ainda aumenta muito a produtividade da equipe de marketing.
Quer saber como ela faz isso tudo? Então fique ligado, pois nesse post contaremos como ela pode ajudar seu e-commerce a crescer ainda mais!
O que é automação de marketing?
Para explicar como ela funciona, antes precisamos falar um pouco sobre o processo de captação e conversão de clientes online. Muitos clientes acessam o seu e-commerce pela primeira vez e não compram logo de cara, pois precisam de certo convencimento.
O processo de captação de clientes online se inicia com a identificação desse potencial cliente, que será trabalhado até que seja levado ao momento da compra.
Nesse processo, diversos conteúdos (educativos, promocionais, informativos, etc.) serão enviados para cada consumidor que a sua empresa já identificou como potencial cliente. Eles variam de acordo com o estágio em que cada um desses leads se encontra.
Com um número de leads crescente, isso se transforma em um trabalho cada vez mais longo e árduo, eventualmente tornando-se impraticável para o time de marketing fazer de forma manual. É aqui que entra a automação de marketing.
Essa técnica consiste em usar softwares e processos automatizados para direcionar o envio de conteúdos para os leads. A automação irá se encarregar de identificar e enviar o melhor conteúdo para cada estágio em que o potencial cliente se encontra. Essa identificação é feita pelas ações que ele toma no ambiente online — os cliques que faz, as páginas que acessa, etc.
Qual a diferença entre automação e e-mail marketing?
A automação é algo muito mais complexo; uma estratégia bem trabalhada que visa fornecer informações sob medida a partir das decisões que o cliente toma online.
Assim, um fluxo de automação bem feito trará para sua loja online resultados muito melhores do que uma campanha de e-mail marketing pura e simples.
Com o e-mail marketing seu e-commerce poderá fazer numerosos envios e controlar a abertura das mensagens, mas não haverá o refinamento que a automação traz ao redistribuir as mensagens de acordo com o estágio do cliente.
A automação, além disso, ainda facilita que você analise os resultados de uma forma mais complexa, permitindo uma constante melhoria e geração de mais vendas.
Além dessas, quais outras vantagens uma boa automação trará para seu e-commerce?
Ela vai desafogar sua equipe de marketing. Ao contrário do que muitos podem pensar, com a automação o time de marketing não se torna dispensável.
Pelo contrário, com o processo de redirecionamento bem automatizado a equipe poderá se concentrar na supervisão da automação e em outras atividades, pensando em outras estratégias para divulgar o seu e-commerce.
Isso torna a equipe mais produtiva e otimiza seu trabalho.
A automação de marketing para e-commerce ajuda, também, a identificar de forma mais precisa o cliente que já chegou na fase da compra. Nessa fase, os conteúdos possuirão teor mais focado na venda em si: preços, ofertas, promoções, modos de pagamento, etc.
Com a automação, essas informações chegarão ao consumidor certo, não se perdendo com pessoas que ainda não se sentem seguras ao comprar na sua loja.
E então, ainda restam dúvidas sobre como a automação de marketing pode ajudar o seu e-commerce a deslanchar? Se gostou do nosso post, que tal nos contar nos comentários? Queremos ouvir o que você tem a dizer!