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[TUTORIAL] 11 Passos para Atrair Clientes produzindo Conteúdo

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Uma das formas mais efetivas de atrair clientes pela internet é oferecendo conteúdo relevante para o público-alvo da sua empresa.

Dessa forma você pode atrair a atenção do seu público oferecendo dicas e informações úteis sobre a sua área de atuação ao invés de interromper a navegação dessas pessoas com anúncios indesejados.

Confira agora 11 passos para começar a atrair pessoas interessadas em seu produtos/serviços oferecendo conteúdo de qualidade:

1. Defina uma Persona

A persona nada mais é que a criação de um avatar contendo todos os traços do seu cliente ideal.

Ou seja, trata-se de criar um personagem com nome, idade, profissão e todas as características de um cliente que possui o perfil que sua empresa pretende atingir com seu conteúdo.

2. Estruture a Jornada de Compra

Elabore a jornada de compra que sua persona irá percorrer até fechar negócio com a sua empresa. No começo, limite a jornada em 3 etapas: Aprendizado – Reconhecimento – Decisão.

Na primeira, a persona ainda está aprendendo sobre sua área de atuação, na segunda, estará reconhecendo que tem um problema e na última, a persona estará próxima da decisão de compra.

3. Defina os formatos para cada Etapa

Em cada etapa da jornada, sua empresa pode oferecer conteúdos em diferentes formatos (blog posts, eBooks, guias, infográficos, tutoriais, etc.).

É importante que se ofereça diversos formatos independente da etapa, porém, é essencial mapear em que momento serão produzidos os conteúdos de cada formato.

4. Produza conteúdos de Aprendizado

Na primeira etapa você pode oferecer artigos no Blog da sua empresa com dicas e novidades sobre o seu segmento além de infográficos com tutoriais e curiosidades sobre sua área de atuação.

A intenção é ensinar e despertar o interesse dos visitantes na área de atuação de sua empresa e nas soluções que você oferece. Publicar esses conteúdos nas redes sociais é uma excelente estratégia de atração.

5. Produza conteúdos para Reconhecimento do Problema

Desperte a necessidade do visitante em sua solução. Nessa etapa, sua empresa pode oferecer eBooks e outros materiais em PDF com conteúdos mais aprofundados com o objetivo de estimular um senso de necessidade ao visitante.

Ainda não é o momento de expor preços e ofertas e sim direcioná-lo de forma sutil ao seu produto/serviço.

6. Produza conteúdos para Decisão de Compra

Nessa última etapa, sua empresa pode apresentar diretamente seus serviços ou produtos ao visitante. Questões como preço, ofertas, descontos, condições de pagamento, frete, que até então não foram colocadas em pauta, agora serão questões em evidência.

O intuito central é mostrar os diferenciais da sua empresa e expor as vantagens de comprar com você, e não com a concorrência. Materiais como comparativos e fichas técnicas didáticas são ideais para essa etapa.

7. Publique os conteúdos produzidos

Materiais como artigos, comparativos, tutoriais e infográficos deverão ser publicados no Blog da sua empresa. Note que o Blog não tem uma conotação institucional apenas; ele será uma fonte de conteúdo para as personas do seu negócio.

Já os materiais em PDF como eBooks e Guias devem estar publicados em páginas de captura (landing pages) que oferecem os materiais gratuitamente em troca do e-mail do visitante (essas páginas devem possuir um formulário solicitando nome e e-mail).

8. Divulgue o conteúdo nas Redes Sociais

Identifique em quais redes sociais sua persona está. A partir disso, explore os meios de divulgação disponíveis, até as ferramentas de anúncios patrocinados dentro de cada rede (banners ou postagens impulsionadas). Depois, publique os conteúdos em grupos no Facebook e LinkedIn: essa é uma boa forma de fazer divulgação gratuita.

Redes como Instagram e Twitter podem ser muito relevantes de acordo com o perfil da sua persona, porém, mantenha o foco nas redes em que sua persona está e não tente abranger todas caso não tenha uma equipe dedicada a isso.

9. Aumente seu tráfego orgânico

Produzindo conteúdo exclusivo, o Blog da sua empresa começará a gerar tráfego orgânico, ou seja, o número de visitantes que chegarão até suas páginas através do Google e outros buscadores irá aumentar na medida que você publica novos conteúdos.

Para conseguir isso, verifique que o seu Blog está sendo indexado corretamente e identifique quais palavras-chave estão trazendo mais tráfego orgânico para as suas páginas (consulte o Google Analytics e Google Search Console).

10. Divulgue seu conteúdo no Google Adwords

A ferramenta de anúncios do Google é muito útil para divulgação de conteúdo. Divulgue suas páginas de captura contendo materiais de diferentes etapas da jornada de compra tanto na rede de pesquisa quanto na rede de display.

Assim é possível veicular banners oferecendo seus materiais em sites parceiros do Google que sua persona costuma visitar além de aparecer no topo da busca nos resultados de pesquisa. Outra estratégia excelente é investir em remarketing para fazer seu material “seguir” a persona enquanto ela navega pela web.

11. Divulgue seu conteúdo por E-mail

Se a sua empresa já possui um mailing, não deixe de disparar seu conteúdos para esses clientes em potencial (o formato newsletter é ideal neste caso). Além do conteúdo auxiliar essas pessoas a resolver problemas e tirar dúvidas, sua empresa será cada vez mais referência no assunto ao oferecer material gratuito de qualidade.

Tanto os blog posts quanto os eBooks podem ser enviados à sua base de e-mail. Além do mailing já existente, você poderá nutrir os leads que deixaram o e-mail em troca de novos materiais com conteúdo novo e assim estabelecer um relacionamento enriquecedor com estes clientes em potencial.

 

Seguindo esses 11 passos, sua empresa irá se tornar referência em seu segmento e atrairá cada vez mais clientes pela internet.

BÔNUS: A dica é produzir ao menos 1 conteúdo por semana para manter seu blog atualizado e mais relevante tanto para o Google quanto para o público. Melhor que produzir uma grande quantidade de conteúdos superficiais, concentre a produção em uma quantidade menor, porém com maior nível de qualidade e relevância.

Tornando-se autoridade no assunto, sua empresa será lembrada inevitavelmente pelo público que procura informações sobre os produtos ou serviços que você oferece.

 

Para saber mais sobre marketing digital, fique ligado em nosso Blog! Deixe suas dúvidas nos comentário e ajudaremos você a aumentar a captação de clientes pela Web.

Marketing Digital de Resultados: Como captar clientes pela internet