Analisar e evoluir são atitudes indispensáveis quando trabalhamos com uma loja virtual.
De tempos em tempos, é preciso parar e observar se estamos atendendo satisfatoriamente aos nossos clientes e, então, fazer as adequações corretas para oferecemos a melhor experiência de navegação.
Dentro desse contexto, o design do e-commerce é um dos itens mais importantes a serem avaliados.
É preciso ver se a comunicação visual ainda funciona, se não há defasagem ou se o layout já está cansativo e precisando de uma nova cara. É primordial estar atento para não ficar para trás!
Portanto, veja as nossas dicas e saiba se é hora de mexer no design da sua loja virtual:
Mau funcionamento do site
O primeiro indicio de que você precisa mudar o design do e-commerce é o mau funcionamento do seu site.
Quando seu endereço virtual começar a apresentar páginas de erro ou links quebrados e as fotos estiverem demorando a carregar, você precisa agir rapidamente para não perder clientes.
Esse tipo de situação, além de altamente indesejável em um universo tão dinâmico quanto o virtual, também passa uma impressão de amadorismo e reduz a credibilidade da sua empresa. Uma boa dica para evitar isso é testar cada página e contatar o seu desenvolvedor ao menor sinal de problemas.
Queda do número de visitas
A queda no número de visitas pode ser um sinal sutil de que você precisa atualizar o design do seu e-commerce, afinal, isso pode indicar que os clientes estão encontrando dificuldades para achar o seu site.
É hora de reorganizar os elementos, melhorar o conteúdo e investir em estratégias de SEO.
Uma dica é investir em uma descrição mais adequada dos produtos, produzir material relevante para os compradores, realizar cadastros de clientes de forma eficiente e criar tags de qualidade. Links internos e externos de redes sociais e ícones de compartilhamento também devem sempre estar atualizados.
Problemas em navegabilidade
Se você sentir que a navegabilidade está prejudicada, não hesite em mudar o design do e-commerce.
Afinal, um layout ultrapassado também torna a usabilidade pouco intuitiva, o que faz com que os seus clientes procurem outras lojas virtuais que não proporcionem tantas dificuldades na hora de buscar produtos ou fechar as compras.
Além disso, também é preciso ter um site responsivo, ou seja, adaptável a diferentes tipos de dispositivo que o usuário pode usar para acessá-lo. A disposição e aparência devem mudar baseados no tamanho da tela, sem que os elementos fiquem desorganizados ou fora de padrão.
Em tempos de grande popularidade de smartphones, é bom se apressar para não perder visitantes e aumentar suas vendas.
Defasagem em relação à concorrência
Um bom empresário deve sempre acompanhar o trabalho dos concorrentes e, se você sentir que está ficando para trás, esse é mais um indício forte de que está na hora de atualizar o design do e-commerce.
Se as lojas virtuais do seu segmento estão inovando, apresentando os produtos de maneira mais criativa e têm uma comunicação visual mais agradável, é hora de mudar.
Outro sinal importante de que já é o momento de modernizar seu conteúdo é quando a seção de comentários da concorrência está cheia de feedbacks positivos, enquanto a sua está recebendo mais reclamações do que elogios.
Faça as adequações o quanto antes e espere para colher os frutos de oferecer uma experiência melhor para seus usuários.
Esses são os principais sinais de que você precisa mudar o design do e-commerce agora! Gostou de conhecê-los? Quer receber mais conteúdos como esse em primeira mão? Então assine agora a nossa newsletter!