É grande a velocidade com que a Inteligência Artificial deixa os ambientes de laboratório de pesquisa para ocupar cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Certamente, uma das aplicações em que mais se destaca é na atração de clientes, otimizando as estratégias de Propaganda na Internet.
Aliás, a Inteligência Artificial faz este movimento em todo o mundo. Segundo pesquisa da Salesforce, 56% das empresas estão utilizando esta tecnologia para executar tarefas. Com isso, deixam as pessoas liberadas para atividades mais relevantes.
A propósito, recentemente no Brasil noticiou-se a utilização da IA por parte de cientistas na testagem de 2000 medicamentos para tratar a Covid-19, doença provocada pelo coronavírus. Um deles demonstrou 94% de eficiência.
Estes fatos indicam a importância da Inteligência Artificial no dias de hoje, tornando-se um fator de sucesso na resolução de problemas e geração de oportunidades.
Com efeito, o impacto é ainda maior quando se fala em Marketing Digital. Para demonstrar isso, neste artigo vamos tratar especificamente do impacto da Inteligência Artificial na Propaganda ou Mídia Paga na Internet.
Como funciona a Propaganda na Internet?
O desafio dos profissionais de Marketing Digital é criar anúncios o mais personalizados possível. O objetivo é atrair somente os clientes realmente interessados no produto ou serviço oferecidos.
Estes anúncios são direcionados para redes sociais, páginas de buscas ou sites de interesse. Como resultado, o internauta, cuja curiosidade foi despertada, clica e é levado para o site da empresa ou uma página de compra.
Só que, com a transformação digital, o comportamento de compra do consumidor mudou e continua mudando. E a maior dificuldade hoje é captar, investigar e entender o volume gigantesco de dados que reflete as mudanças de conduta das pessoas.
Então, quem pode nos ajudar nessa hora?
Nós já falamos aqui no Blog da Onflag Negócios Digitais do Machine Learning. Que nada mais é do que a capacidade das máquinas processar dados, identificar padrões e tomar decisões, com o mínimo de intervenção humana.
Com isso, é possível interpretar os padrões de comportamento e propor as combinações que guardem coerência com o perfil de cliente que se pretende atrair. Ou seja, quem determina o tipo de abordagem são as informações oferecidas pelo comportamento de compra.
Você já deve ter percebido que estes fenômenos tecnológicos estão entrelaçados. Então, vamos fazer uma parada agora para avaliar o cenário mais amplo, com algumas observações:
- Primeiro, a Revolução Digital tem na Inteligência Artificial um de seus braços mais evidentes.
- Já a Inteligência Artificial tem no Machine Learning uma de suas ferramentas de maior alcance.
- Por sua vez, o Machine Learning tem ampla sinergia com Marketing Digital.
- E, por conseguinte, o Marketing Digital tem na Mídia Paga sua expressão de máximas eficiência e eficácia.
Vendo este encadeamento entendemos melhor o porquê da importância do impacto da Inteligência Artificial na Propaganda na Internet.
Campanhas Otimizadas levam a Maiores Retornos
A coisa não para por aí.
Há, por exemplo, o recurso do Sistema de Recomendação. Ele é muito utilizado por lojas da internet, que buscam oferecer especificamente o que o cliente já está procurando.
Em meio à imensidão de dados, a Inteligência Artificial consegue saber quais itens o cliente mais procura, em quais sites ele clica para saber mais.
Além disso, registra que tipo de produto é adicionado ao carrinho de compras, quais são suas áreas de real interesse, seus problemas e suas dores.
Com isso, é possível prever quais podem ser as próximas decisões de compra e oferecer a soluções imediatas.
Há também o recurso da Mídia Programática, em que campanhas autônomas decidem onde e como direcionar os investimentos em publicidade.
Trata-se da compra e da venda de mídia, feitas em plataformas tecnológicas, que inserem seu anúncio nos espaços publicitários dedicados à comercialização. Complicou? Fica tranquilo. Nós vamos tratar deste assunto em artigos futuros.
Opções também são os Blocos de Anúncios Dinâmicos, criados a partir das informações geradas pela Jornada de Compra do consumidor. Eles são elaborados acordo com o histórico de visualizações, oferecendo o conteúdo mais relevante para cada cliente.
Isso, sem falar em Retargeting e Remarketing, aos quais também vamos dedicar artigos especiais aqui no Blog.
São uma infinidade de recursos disponíveis, que vão se aprimorando de acordo com a evolução tecnológica. E muitos outros já estão em estudo e em teste, visando melhorar exponencialmente a performance dos anúncios.
Em conclusão, a Inteligência Artificial permite o máximo aproveitamento do investimento em Publicidade na Internet e, por consequência, maiores retornos para o seu negócio, de forma sistematizada.
Tudo isso que foi mostrado aqui já está ao seu alcance. Se gostou, comente. Sua empresa está preparada para este novo mundo digital?