Você sabia que os equipamentos são capazes de aprender? Ao contrário do que muita gente pensa, esta já é uma realidade tecnológica. O nome é Machine Learning, ou “o aprendizado de máquina”.
Aliás, esta realidade está cada vez mais presente nas empresas. Elas querem que as máquinas gerenciem com mais eficiência a infinidade de informações que chegam e controlem adequadamente os dados. Além disso, a tecnologia é usada para simplificar os processos e moldar produtos e serviços ao gosto dos Clientes.
Nesse sentido, o Banco Mundial fez uma pesquisa e descobriu um número revelador. As empresas que investem em tecnologias da informação e comunicação, como o Machine Learning, crescem 9,5 vezes mais que as outras.
E o motivo para isso acontecer é muito simples. As máquinas são capazes de executar atividades que, para nós humanos, seriam impossíveis. E elas fazem isso com rapidez e precisão.
Inegavelmente, o impacto disso é imenso em todas as áreas da empresa, principalmente na produção de conteúdos para o Marketing Digital, como você vai ver neste artigo.
Vamos entender melhor o Machine Learning?
Machine Learning é uma ferramenta da Inteligência Artificial (tema muito amplo, que nós já abordamos aqui no Blog). Ele se refere à capacidade que as máquinas e sistemas têm de identificar padrões, em meio a uma quantidade imensa de dados.
Antes de mais nada, reconhecer padrões não é uma novidade para nós. Trata-se de identificar e agrupar características semelhantes. Fazemos isso a todo momento: Como saber o comportamento das plantas para melhorar o plantio. Conhecer perfis psicológicos para aprimorar o relacionamento entre as pessoas. Ou organizar processos para ter mais produtividade.
Igualmente, é o fazem as máquinas que têm capacidade de aprendizado. Ocorre que elas fazem isso analisando uma massa gigantesca de dados. Nós geramos, todo santo dia, um mar de informações.
Até este ano de 2020 a previsão é de que tenhamos gerado 40 trilhões de gigabytes, segundo o estudo “A Universe of Opportunities and Challenges”, realizado pela consultoria americana EMC. Será que conseguimos processar tudo isso sem a ajuda das máquinas?
Governos, corporações e sistemas financeiros investem nesta tecnologia para, por exemplo, identificar fraudes. Da mesma forma, redes varejistas e e-commerces aumentam as vendas recomendando novos e personalizados produtos e serviços a seus Clientes.
Quem já não abriu a Netflix e se deparou com a sugestão de filme que é a sua cara? Assim como, quem já não recebeu e-mail da loja que acabou de visitar, on-line ou off-line, com a promoção que esperava?
Por outro lado, isso não quer dizer que o Machine Learning é coisa só para os grandes. Muito pelo contrário. Esta tecnologia está cada vez mais acessível para todos os segmentos e tamanhos de empresas.
Certamente, sua cabeça já deve estar fervilhando de ideias criativas em que você poderá se beneficiar deste recurso tecnológico. As aplicações são muitas. Uma delas é precisamente a Produção de Conteúdos mais adequados e individualizados para seus Clientes. E é disso que vamos tratar agora.
Engaje com Conteúdos Personalizados
Produção de Conteúdo é uma das estratégias do Marketing Digital. Em resumo, trata-se da oferta de conteúdo relevante e de boa qualidade para cada perfil de Cliente.
Com a ajuda do Machine Learning é possível analisar todos os dados e, a partir deles, extrair novos conceitos, planejar ações específicas e produzir conteúdos diferenciados.
Mas, como isso acontece?
Como já falamos, o Machine Learning identifica padrões e, através de softwares inteligentes, sugere modificações nos conteúdos – textos, fotos, vídeos – além de correções. Também é possível calibrar melhor as técnicas de direcionamento e aplicação, com o objetivo de engajar precisamente o público-alvo desejado.
Por exemplo, as Recomendações, que já vimos neste artigo. Nele, o Machine Learning analisa o histórico de compras de todos os seus Clientes para recomendar conteúdos que possam ser interessantes e atrativos para cada um deles.
Outra aplicação é na criação de conteúdo com SEO (Search Engine Optimization). Quer dizer, otimização para mecanismos de buscas da Internet. Esta técnica faz com que ele fique mais bem posicionado no ranqueamento do Google.
Consequentemente, com geração de valor para o Cliente, a comunicação fica mais eficiente e, ao mesmo tempo, aumenta as chances do conteúdo ser encontrado pelo Cliente nos mecanismos de busca.
Não é difícil imaginar que a maior dor das empresas hoje é atingir com precisão seu público, ganhar a admiração dele, para gerar mais engajamento e resultados.
Por fim, esperamos que este artigo tenha sido útil para mostrar que a aplicação desta nova tecnologia vai ser fundamental para a sobrevivência dos negócios no novo mercado que vai surgir, depois das crises na saúde pública e na economia.
O Machine Learning aplicado à Produção de Conteúdo Relevante vai aumentar a sua autoridade no mercado, atrair Clientes qualificados e impactar positivamente nas receitas de sua empresa.
Quer trocar mais ideias sobre estas vantagens competitivas? Preencha o formulário abaixo e conte quais são as suas necessidades imediatas. Aguardamos você!