Você já deve ter notado que, com o passar do tempo, está ficando cada vez mais fácil navegar na Internet. Com poucos cliques a gente encontra o que está procurando. Sabe porque? É por causa do Machine Learning aplicado ao Sistema de Recomendação.
Você gostaria de saber como isso funciona? Então, reserve um tempinho para ler este artigo, que vai matar a sua curiosidade. Mas antes, é importante entender porque isso está acontecendo.
O volume de compras pela Internet tem crescido nos últimos anos. Mas, depois do distanciamento social imposto pela crise sanitária do Coronavírus, este crescimento acelerou muito.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), em alguns casos, varejistas registraram crescimento de 180% logo no início do isolamento. Os itens mais comprados foram os de higiene pessoal, saúde, alimentos e bebidas.
Além disso, o acesso à Internet também foi impulsionado pelo Ensino a Distância (EaD), Telemedicina, home office, entretenimento, relações pessoas, para citar alguns exemplos.
O aumento da experiência do consumidor – e não só o brasileiro – com os meios digitais fez aumentar o volume de dados. Ou seja, há muito mais informação sobre nós circulando por aí.
Tudo isso está sendo processado e analisado para identificar as nossas preferências. Com isso, a Inteligência Artificial consegue reduzir o caminho que percorremos até localizar o que nos interessa.
Como o Machine Learning atua no Sistema de Recomendação?
Machine Learning é parte essencial da Inteligência Artificial. É uma nova tecnologia, em que as máquinas têm competência para aprender, pela associação de dados.
Contudo, volume destes dados é colossal. São números, caracteres, imagens, animações e sons, que podem ser identificados e quantificados.
O termo em inglês significa “aprendizado de máquina”, como já vimos no artigo “ Machine Learning: Como Criar Mais Engajamento de Clientes”. Dá uma olhada lá para ter mais detalhes
Ok, até aqui tudo bem. Mas, o que realmente faz a máquina aprender?
Ocorre que a programação do Machine Learning é diferente do software tradicional. Não se trata apenas de um conjunto de regras. Aqui ocorre a geração de algoritmos a partir dos dados coletados e também das respostas esperadas.
No processo, associando dados e respostas, o sistema consegue criar suas próprias regras e novas perguntas que, consequentemente, também serão analisadas, produzindo mais perguntas e resultados. Assim sucessivamente, produzindo aprendizado.
Um software ou aplicativo com esta tecnologia melhora gradativamente e automaticamente. Ou seja, quanto mais dados analisados, mais ele sabe de você.
Conhecendo seu perfil comportamental, a máquina filtra as ofertas direcionadas a você. Com isso, você encontra com rapidez os conteúdos, produtos ou serviços de sua preferência.
Mas, não é somente isso.
O Machine Learning consegue prever as nossas escolhas, criar desejos, fazer ofertas inesperadas e perfeitas para nós. Surpreendentemente, a máquina filtra e molda nossa experiência digital.
Veja os benefícios desta tecnologia para o seu Negócio
Seja qual for o produto ou serviço, dois elementos são indispensáveis neste processo: o usuário da plataforma e as ofertas feitas a ele.
Nós vamos voltar a este tema com novo artigo para entender melhor como as máquinas podem antever gostos pessoais que nós mesmos nem sabíamos que tínhamos. Por hora, vamos ver que a análise é realizada com 4 filtros:
- Conteúdo – feita com base na similaridade das ofertas.
- Memória – baseada no comportamento já registrado.
- Modelos – criação de padrões a partir de dados brutos.
- Rede Neural – aprende como o cérebro humano (Deep Learning).
Quase todo mundo já teve a experiência de entrar num site, aplicativo ou e-commerce e ver lá outros produtos que “também possam interessar a você”.
Por exemplo, a Netflix faz indicações de gêneros de filmes que têm a ver com os títulos que você já assistiu ou filmes que ainda não viu, mas que você vai gostar.
A Amazon sugere livros (na verdade, qualquer coisa que possa estar no marketplace) de acordo com seu histórico de compras.
O Spotify indica músicas do seu estilo. A Globo.com oferece o noticiário de seu interesse. Assim por diante.
Já imaginou os benefícios disso em seu negócio?
Primeiro, você vai eliminar as dúvidas e objeções que os clientes podem ter em relação à escolha de produtos. Isto é, com as ofertas otimizadas, o cliente tem cardápio exclusivo e relevante para ele, com as melhores e mais adequadas oportunidades de compra.
Segundo, aumenta a interação do cliente com a marca. Em outras palavras, ele fica mais tempo na página, compra mais e melhora os indicadores da loja virtual. Com isso, impulsiona a Taxa de Conversão e aumenta o Retorno sobre o Investimento (RIO).
Isso é música para seus ouvidos? Então, preencha o formulário, fale com a gente, tire suas dúvidas e comece a vender mais pela Internet.