Como os motores de busca atuam para responder com tamanhas rapidez e precisão às perguntas que fazemos? E como a Inteligência Artificial ajuda nesta tarefa? Você já se fez estas perguntas?
As empresas de tecnologia, como o Google, são muito mais do que um mecanismo de pesquisa. Já faz tempo que elas se transformaram em verdadeiras máquinas de aprendizado.
Estas máquinas estão facilitando em muito nossas vidas. Elas fazem coisas como, por exemplo, tradução automática de idiomas, indicação preditivas de palavras, ou até mesmo de frases inteiras e pesquisas de imagens e vídeos.
Os avanços decorrentes do constante investimento em atualizações de algoritmos de pesquisa e modelos de Machine Learning promoveram um salto qualitativo e quantitativo nesta área.
Para se ter uma ideia, o Google recebe mais de 40 mil pesquisas por segundo. Isso mesmo, a cada segundinho. No final de um dia, são 3,5 bilhões de acessos.
Segundo levantamento da ReliableSoft.net, isso representa 81,5% de domínio do mercado. O restante é dividido entre as concorrentes Yahoo, Bing, Baidu e outras.
Mas, voltando à nossa curiosidade inicial, vamos ver agora como será que os motores de busca atuam e como isso pode ajudar o seu negócio.
Inteligência Artificial nos Motores de Busca
A utilização de IA e Machine Learning pelo Google é a mais avançada no momento. Ela promoveu mudanças significativas em várias plataformas como Google Maps, Gmail, Google Play, YouTube e Google Ads.
Quando usamos o motor de busca, a coisa funciona assim:
O sistema começa restringindo o campo de pesquisa ao tema relacionado à busca. Depois ele rastreia títulos pertinentes ao assunto. Neste caso, também são considerados entretítulos, fotos e o conteúdo propriamente dito.
Na sequência, agrupa os sites e autores com maior reconhecimento pelos usuários. Relaciona os que mais receberam indicações. E, por último, ordena os melhores de acordo com a relevância.
Como é feito o rastreamento?
Tudo começa com uma grande lista de sites indexados, que é constantemente atualizada. Os próprios sites fornecem as informações, como alterações de páginas e inclusão de links, por exemplo.
O sistema visita o site e cria um tipo de espelhamento dele em seu servidor. Com isso, o site entra na lista, o que permite que ele possa ser encontrado. Uma empresa, dona de site, também pode solicitar a indexação.
Desta maneira, o rastreador passa link por link, varrendo as páginas. O sistema, então, qualifica cada um, de acordo com os critérios citados acima.
Vale lembrar que isso tudo é orgânico, ou seja, é gratuito. Não adianta querer pagar para ter vantagens nos resultados de busca.
O objetivo central do Google é distinguir os melhores conteúdos para responder de maneira eficiente a pesquisa do usuário.
Isso significa que, se a empresa deseja estar nas primeiras posições do ranqueamento, deve se esforçar para produzir o melhor conteúdo possível.
Por outro lado, a Inteligência Artificial aplicada aos motores de busca também promoveram avanços na veiculação de anúncios pagos na Internet.
Como isso pode ajudar o seu negócio?
O Google Ads, que é a plataforma de anúncios do Google, está ficando cada vez mais automatizada. Ele permite que as empresas possam aparecer em destaque para públicos extremamente segmentados.
Você certamente vê anúncios quando faz pesquisa nos motores de busca, correto? Também já deve ter encontrado um banner ao entrar em um site. Ou ainda, visualizou uma propaganda no YouTube antes, durante ou depois de um vídeo.
O empresário pode se beneficiar desta incrível ferramenta para fazer a segmentação correta e encontrar seu cliente quando ele estiver navegando na internet.
Pode também aprimorar suas estratégias e oferecer produtos e serviços mais adequados ao perfil de cada cliente. Outra possibilidade é lançar mão desta tecnologia para fazer recomendações personalizadas e promoções oportunas.
O Machine Learning também dá uma contribuição importante para os profissionais de Marketing. Ele ajuda na tomada de decisão, associando criatividade com dados objetivos.
Inclusive, a máquina faz até propostas de melhoria das campanhas. Pode ser, por exemplo, trocar uma imagem ou uma palavra por outras mais apropriadas ao padrão de comportamento do cliente que se pretende impactar com a campanha.
Por isso, é muito importante que o empresário tenha ao seu lado um profissional gabaritado para assessorar nas tomadas de decisão. Isso porque o volume de dados e informações é imenso e demanda técnica especializada.
O certo é que alguém está, neste momento, buscando por produtos ou serviços como o seu. Quem é encontrado primeiro tem uma vantagem imensa.
Calcula-se que 75% dos usuários não clica em links que aparecem na segunda página do motor de busca. O conteúdo ranqueado em primeiro lugar recebe 18% dos cliques. O segundo lugar tem 10% e o terceiro, 7%. Isto é, 35% dos internautas ficam nas três primeiras posições.
Estes números são suficientes para provar a importância da utilização da Inteligência Artificial e do Machine Learning nos motores de busca para otimizar as campanhas, aumentar sua presença digital e impulsionar as vendas.
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