Um número cada vez maior de pessoas está consumindo informações, imagens e vídeos pela Internet, principalmente depois do isolamento social imposto pelo Coronavírus. Por isso, a utilização da IA, Inteligência Artificial, na Produção de Conteúdo também está ganhando mais e mais espaço.
Por ser uma novidade, é bem possível que algumas empresas tenham problemas para saber exatamente o que fazer nesta área, que está em rápida evolução.
O que se sabe é que a Inteligência Artificial já está amplamente disponível e muito mais acessível. Ou seja, se a concorrência chegar primeiro, vai ter um forte diferencial competitivo no mercado.
Neste caso, o melhor a se fazer é assimilar bem a nova tecnologia, conhecer os recursos, definir os mais apropriados e optar por um fornecedor que tenha expertise comprovada.
Outro caminho é adotar um plano de automatização para conhecer profundamente o perfil de cada cliente e, assim, desenvolver atividades de Produção de Conteúdo mais eficientes.
Independentemente do setor que irá passar por um processo de automação, é importante dar atenção a algumas etapas:
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- Cuide da infraestrutura da empresa, já que o impacto da Inteligência Artificial é grande.
- Capacite as pessoas para que possam interagir amigavelmente com as plataformas e os modelos.
- Organize adequadamente os dados e mapeie os processos, visando entender bem como replicar o modelo de negócio nos algoritmos.
- Faça manutenção e atualização constante.
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Normalmente, os softwares convencionais que instalamos são esquecidos num canto, na medida que ficam obsoletos.
Na IA a coisa é diferente, porque o sistema evolui naturalmente, o que leva a novos resultados. E, se considerarmos que o mercado e os negócios também evoluem, o monitoramento dinâmico é essencial.
Inteligência Artificial na Produção de Conteúdo
Quando se fala em Produção de Conteúdo, abre-se um mundo que muda a todo momento. E este é um dos principais motivos que justificam o investimento em IA. Além do volume de informação ser descomunal, ele se transforma na medida em que é consumido.
A Produção de Conteúdo é a atividade que oferece materiais, nas mais diferentes formas ou plataformas, destinadas a serem úteis e pertinentes para um público definido.
O objetivo é atrair pessoas que tenham potencial para se tornarem consumidores de um produto ou serviço. Neste sentido, os conteúdos são produzidos para gerar autoridade em uma determinada área de atuação.
A produção de artigos, imagens e vídeos ajudam o internauta a resolver problemas, estudar temas de seu interesse, solucionar dúvidas. Com isso, ele vai se aproximando, porque percebe que você é um aliado, que ajudou no momento em que mais precisava.
Assim, sua empresa passa a ser vista como uma referência, o que aumenta a consciência de marca.
Então, onde é que a Inteligência Artificial entra nesta história?
É exatamente ajudando a produzir materiais de extrema relevância e de forma cada vez mais personalizada.
Você sabe que, na comunicação tradicional, os conteúdos são criados para as massas, atingindo grandes públicos. Muita gente que é alcançada não se sente atraída, o que representa um desperdício de energia e dinheiro.
No Marketing Digital, com a utilização da IA, a audiência é super segmentada e os conteúdos são pensados para atrair somente as pessoas que tenham perfil para o seu negócio.
Com IA, você toca o coração do Cliente
Para sair do público-alvo genérico em direção a um público específico (individualizado) é imprescindível usar big data e aprendizado de máquina, o conhecido Machine Learning.
Quanto mais nós usamos redes sociais, streaming, aplicativos e lojas virtuais, mais as máquinas reúnem informações sobre nosso padrão de comportamento.
Estas informações apoiam a Produção de Conteúdo, para que ela se encaixe perfeitamente nas expectativas das pessoas. Isso quer dizer que, agora, temos como engajar mais os visitantes de nosso site.
Uma técnica comum é sugerir: pessoas que compraram tal produto também gostaram deste outro aqui. No Facebook você encontra: pessoas que talvez você conheça. No Spotify, recomendação de músicas. Assim por diante…
As informações geradas pela Inteligência Artificial também são muito proveitosas para criação de mensagens singulares e particularizadas. Abordando problemas que são urgentes para as pessoas e falando em temas que elas valorizam.
A comunicação chega tão bem direcionada que toca o coração do Cliente. Lá no fundo ele vai sentir que: “Caramba, isso aqui foi feito pra mim!”
Agora, imagina toda esta riqueza de conteúdo aplicada no atendimento ao cliente, resolvendo possíveis reclamações com rapidez e redução de custos.
Os chatbots, que imitam a linguagem humana, podem também interpretar as dificuldades do comprador e terminar os pedidos para ele.
Você deve estar pensando que isso é difícil de fazer ou que só os grandes têm braço para isso. Mas, esta já não é mais a realidade.
Ficou interessado em otimizar a sua Produção de Conteúdo utilizando a Inteligência Artificial? Então, fale com a gente. Vamos trocar ideias e colocá-las em prática juntos.
Vamos em frente!