O que vem à sua cabeça quando ouve falar de Inteligência Artificial? Talvez seja algo associado a uma visão de ficção científica, em que as pessoas são subjugadas por poderosas máquinas.
Possivelmente, com a extinção da nossa espécie, no momento em que elas, as máquinas inteligentes, perceberem que não temos mais utilidade no mundo. Mas, estas ideias estão muito longe de serem prováveis no cenário real.
Mesmo porque, a Inteligência Artificial, a IA, já chegou e está presente no nosso dia a dia, resolvendo problemas. Já está nas empresas melhorando processos. E, muito provavelmente, você já deve ter conversado com um “robozinho”, sem se dar conta.
Este é o primeiro de uma série de artigos em que vamos falar da Inteligência Artificial aplicada ao Marketing Digital. Mas antes, que tal abordar este tema sem medos, mitos e achismos?
Inteligência Artificial, a Nova Onda de Inovação
Nós já tivemos outras ondas de Revolução Industrial. Esta é a quarta. Inegavelmente, o fato é que desde a primeira, a evolução das ferramentas tem aumentado as capacidades humanas. O que vivemos hoje com a Inteligência Artificial não é diferente. E, neste sentido, não deveria ser surpresa para ninguém.
Para não estender muito, vamos observar apenas o que ocorreu nos últimos anos, a partir da chegada do computador pessoal, do computador em nuvem e do Smartphone. Sobretudo, o desenvolvimento destas tecnologias é uma tendência natural, que segue na direção de levar você para onde quiser chegar, de maneira muito mais inteligente, rápida e intuitiva.
Os livros e filmes de ficção científica têm público cativo e ocupa um lugar especial no imaginário popular. Mas, associar a Inteligência Artificial a apenas isso é fechar os olhos para uma onda de inovação que já nos atinge, cada vez mais intensa e rapidamente.
A partir de agora vamos tratar este assunto como um dado da realidade, um desafio presente e uma aposta no futuro.
Afinal, o que é a IA e o que ela pode fazer por nós?
Como ocorre em toda novidade, as ideias em torno da Inteligência Artificial estão se consolidando. Ela tem se mostrado algo amplo demais para uma única definição. A cada artigo a gente vai aprofundando o conceito. Vamos começar pelo termo em si.
As palavras se referem a uma inteligência que seja parecida com a humana, ou a simula. E isso não se aplica apenas a robôs – máquinas em forma de boneco – mas a computadores, softwares e dispositivos.
Assim sendo, podemos dizer que a Inteligência Artificial é a capacidade das máquinas de aprender e imitar o comportamento humano.
Nós sabemos que, para a gente tomar decisões, nosso cérebro detecta padrões. O mesmo ocorre com a IA, que utiliza algoritmos de computação em uma escala incrivelmente maior que a nossa.
Ou seja, a máquina consegue simular nossa habilidade de aprendizado e tomada de decisão, com mais rapidez e precisão.
E é por isso que as empresas com visão de futuro estão ávidas por se beneficiarem desta vantagem competitiva em todas as suas áreas, principalmente no Marketing Digital.
Inteligência Artificial aplicada ao Marketing Digital
Nós sabemos que o Marketing Digital reúne um conjunto de estratégias capazes de promover uma marca, um produto, um serviço, uma imagem ou uma ideia na Internet.
Além disso, o que o Digital difere das estratégias tradicionais (como TV, rádio e jornal) é a utilização de canais on-line (como redes sociais, e-mails, motores de busca, mídia paga) e métricas que permitem analisar resultados objetivos, em tempo real.
Os mais relevantes usos da IA no Marketing Digital passam pelo Machine Learning. Nós vamos tratar deste importante assunto nos próximos artigos. Por hora vamos conceituá-lo, para continuar a desenvolver nosso raciocínio.
A saber, o Machine Learning se refere especificamente à habilidade da máquina de aprender sozinha, sem a necessidade de programação. Lembra que, neste artigo, falamos de aprendizado e tomada de decisão? É isso, simples assim.
Neste sentido, Inteligência Artificial, Machine Learning e Marketing Digital têm tudo a ver.
Antes de mais nada, imagine a infinidade de possibilidades que surgem, a capacidade de acelerar processos com máximo desempenho, executar tarefas complexas e incrivelmente volumosas, com precisão e rapidez.
Nos artigos que vão se seguir, vamos detalhar cada uma destas possibilidades que, até pouco tempo, nem eram cogitadas. Você vai atrair clientes prontos para comprar, reduzir cursos com mídia paga, vai automatizar o atendimento ao cliente com eficiência, recomendar soluções customizadas e garantir a sobrevivência do seu negócio neste mundo altamente tecnológico.
Gostou do artigo? Então, fale com a gente e conte suas expectativas com relação à Inteligência Artificial em sua empresa. Até a próxima!