Não é difícil encontrar empreendedores convencidos de que a Estratégia Digital não serve para seu negócio. Muitas vezes isso acontece porque já tentaram e, por algum motivo, não gostaram das experiências que tiveram. Mas, a grande maioria pensa assim porque há muita desinformação no mercado, que acaba gerando percepções que nada têm a ver com a realidade.
Fica a impressão de que o investimento é alto demais, que precisa de uma equipe muito especializada ou mesmo que o próprio negócio não está maduro o suficiente e que precisa crescer antes de se aventurar.
Entretanto, sabemos que tudo isso é visto como real por estes empreendedores, mas na verdade não passa de conclusões precipitadas que nos enganam. Mentiras mesmo.
Se você quer saber como se livrar destes mitos, continue lendo este artigo. Você vai ver que as Estratégia Digital é indicada para qualquer empresa, desde que deseje sobreviver na era da Quarta Revolução Industrial.
01 – Estratégia Digital promete muito e entrega pouco
Para começar, vamos falar um pouco da história do Marketing Digital. Ele começou praticamente junto com o surgimento da Internet, nos anos 60, e ganhou o mundo nos anos 80/90.
Portanto, é coisa relativamente recente, que se aprimora em grande velocidade. A Estratégia Digital está se reinventando a todo momento e suas estratégias ficam cada vez mais confiáveis, na medida em que são adotadas e otimizadas.
O que a Estratégia Digital promete?
Não é uma panaceia e não há milagres. Ou seja, tratam-se de estratégias que utilizam meios eletrônicos (site das empresas, blogs, redes sociais, e-mail marketing e aplicativos), para fazer campanhas de produtos e serviços. Com isso, pode-se divulgar empreendimentos, ofertas promocionais ou qualquer coisa que possa interessar a um determinado público.
Há também estratégias de impulsionamento da comunicação das empresas, que utilizam de técnicas de SEO, links patrocinados no Google e mídias sociais, visando alcançar públicos ainda maiores.
Quem promete mais do que isso, mente!
02 – Está distante da minha realidade
Há pouco tempo falava-se que a Estratégia Digital era uma tendência. Hoje, não mais. Basta observar que o celular já é o principal companheiro do homem moderno. Nós hoje fazemos tudo pela Internet e, por isso, não há mais como fugir.
Compramos os mais diversos produtos, contratamos serviços, pagamos contas e buscamos informações. O mais relevante, passamos boa parte do dia nos divertindo, conversando com pessoas e nos informando sobre as coisas que acontecem.
Nós consumimos e alimentamos este gigantesco banco de dados. Se você quer vender para as pessoas certas, precisa procurar neste espaço digital, utilizando as mais modernas estratégias.
Tente calcular a quantidade de oportunidades perdidas, só porque sua marca não foi encontrada na Internet. São pessoas que jamais comprarão com você, principalmente se elas derem de cara com o seu concorrente.
Em outras palavras, quem não pode ser encontrado pela Internet, desaparece!
03 – O investimento em Estratégia Digital é muito alto
A Internet tem mudado a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes.
Não faz muito tempo, era necessário gastar muito dinheiro para fazer propaganda nos veículos de comunicação tradicionais, como revista, jornal, rádio e TV. Mais importante, estas campanhas caríssimas não tinham como informar nada sobre o retorno do investimento e os resultados alcançados.
Utilizando a Estratégia Digital, os investimentos são bem menores do que uma pequena aparição em veículos de massa, que falam para muito mais gente do que você precisa.
Outro fator importante: aqui tudo é mensurável, ou seja, as estratégias oferecem várias métricas que permitem você verificar o resultado das campanhas. E mais, com os relatórios, você pode melhorar o desempenho e torná-las ainda mais eficientes e mais baratas.
Na prática, as empresas que mais se beneficiam destas estratégias são as de pequeno e médio portes. Isso porque, em geral, dispõem de poucos recursos para promoção de produtos e serviços.
04 – Mudar é difícil, não dá mais tempo
Com o avanço das tecnologias, as campanhas estão ficando cada vez mais simples e práticas. Muito do trabalho já é realizado por sofisticados algoritmos e aos empreendedores tem ficado uma atribuição mais estratégica.
Já estamos falando em inteligência artificial, realidade virtual, assistentes digitais, processos automatizados. Enfim, os avanços não param.
Mas, é importante observar que não são as tecnologias que mudam, são as pessoas que estão demandando por novas soluções. É o comportamento dos usuários que determina as tendências.
Acima de tudo, vale prestar muita atenção ao fato de que os princípios básicos do Marketing não mudaram muito. Na essência, ele apenas detecta a melhor forma de abordar as pessoas, cujos comportamentos estão sempre em mutação.
Portanto, é um trabalho permanente. Quem começa a fazer primeiro adquire mais conhecimento sobre as estratégias que dão os melhores resultados. Quanto antes iniciar, melhor.
Pesquise, leia sobre a Revolução Digital, fique bem informado. Investigue seus concorrentes, acompanhe o comportamento de seus clientes, observe o funcionamento do mercado. Faça cursos de aperfeiçoamento. Nunca é tarde para aprender e evoluir.
Por este motivo, a Onflag Negócios Digitais preparou o curso “Estratégias Digitais para Empreendedores”. Vai ser no dia 28 de Setembro. Mais informações estão neste link. Participe e inicie com pé direito esta nova caminhada.