Estar presente na Internet é uma necessidade básica das empresas. E isso ficou ainda mais irrefutável depois do isolamento social imposto pelo Coronavírus. Entretanto, muitas destas ações fracassam porque não têm a integração e a sinergia, geradas pelo Marketing Digital com Inteligência Artificial.
O Marketing Digital está evoluindo aceleradamente e é incrível a quantidade de frentes de atuação já disponíveis para o mercado. Cada uma destas frentes demanda ferramentas específicas.
Por exemplo, os motores de busca do Google, as ferramentas do Inbound Marketing, as plataformas de Marketing de Conteúdo, a automação de E-mail Marketing, o CRM e por aí vai.
E o mais importante a se observar é que, quanto mais abrimos o leque de opções, mais processos são desenvolvidos.
Se, por um lado, isto é uma demonstração de que a revolução tecnológica está colocando o Marketing Digital em um patamar de excelência jamais imaginado. Por outro, gera um questionamento sobre a necessidade destas frentes atuarem com sincronia, de forma a uma ação potencializar o resultado de outra.
E mais essencial ainda: tudo deve estar em sintonia com os objetivos de cada empresa. Assim, as informações geradas pelas estratégias digitais devem ser bem absorvidas pelo Departamento Comercial, assim como também pelas áreas de finanças, recursos humanos e setor operacional.
Não é difícil imaginar que esta solução exige precisamente mais inovação e avanço tecnológico. A boa notícia é que ela já existe. É o Marketing Digital com Inteligência Artificial, que atua de forma integrada e com sinergia.
Este é o tema central deste artigo.
O senso comum já indica que agir sem pensar é improdutivo, que ações isoladas levam a perda de tempo e desperdício de dinheiro. Isso, por si só, justifica a falta de efetividade da maioria das estratégias no Marketing Digital, quando realizas amadoristicamente.
Integração e Sinergia no Marketing Digital com Inteligência Artificial
Em primeiro lugar, a coisa certa a se fazer é integrar as ações, unir as ferramentas e dar uniformidade às campanhas. Em segundo lugar, atuar com sinergia, permitindo que o resultado final seja maior do que a simples soma de cada uma das ações.
É lógico que ações pontuais como criar um blog, divulgar nas redes sociais e anunciar no Google, por exemplo, podem dar resultado para a empresa. No entanto, utilizando a Inteligência Artificial – como faz a Onflag Negócios Digitais – os resultados são capazes de gerar uma verdadeira transformação. Veja as vantagens:
- Ajuda na redução de custos de publicidade por meio de previsões em análise de dados, melhorando o direcionamento das campanhas.
- Concentra as ações, automatiza as tarefas e reúne os dados em um lugar só.
- Propicia que os demais setores da empresa tenham acesso único aos conhecimentos aprendidos pela IA, ajustando continuamente as estratégias.
- Reduz riscos, porque a máquina consegue detectar e prevenir erros, além de identificar fraudes.
- Diminui a taxa de churn, ou seja, o quanto sua empresa perdeu de clientes e receita.
Você estará sempre à frente dos concorrentes. Monitorando com precisão e em tempo real o que está acontecendo e porque está acontecendo. Isso é vital também para se posicionar adequadamente e reagir com rapidez a possíveis ataques.
Quer um exemplo prático disso? O E-mail Marketing
Vamos lá!
Há duas décadas, os e-mails apresentavam alta performance e entregavam resultados concretos rapidamente. Ocorre que, como este recurso cresceu exponencialmente, fatigou o leitor.
Sua caixa de entrada de vive lotada, não é mesmo? Você nem abre a maior parte deles. Mas, se aparecer um e-mail solucionando um problema que está tirando você do sério, a chance de abrir e ler aumenta imediatamente.
É simples assim: você não abre a maior parte dos e-mails porque quem enviou não faz a menor ideia do quem é você. Como pensa. O que sente. O que quer da vida. As dificuldades que enfrenta.
Esta mesma preocupação você precisa ter na hora de mandar o seu E-mail Marketing. E a Inteligência Artificial faz isso.
Os dados a serem segmentados não são somente os fornecidos pelo lead na hora da conversão, mas também todo o seu histórico de comportamento na rede. A IA capta e processa esse volume imenso de informação para traçar o melhor perfil possível dele.
isso deixa o seu E-mail Marketing incrivelmente personalizado, com a abordagem única e enviado no momento certo, para a pessoa certa. Ou seja, adeus campanha genérica.
Um detalhe curioso: o corpo do e-mail tem áreas que despertam mais atenção que outras. A IA ajuda a encontrá-las e as utiliza para facilitar a compreensão do conteúdo, tornando-o mais relevante.
E como se antecipar à concorrência?
Vamos imaginar a seguinte situação:
Digamos que o cliente comprou as últimas edições de um game de ação da Marca X. Mas, as pesquisas que ele tem feito no Google mostram um repentino interesse por outro estilo de games, o de estratégia. Ocorre que a Marca W também está com uma novidade no mesmo segmento.
Neste caso, o sistema inteligente pode enviar conteúdos especialmente gerados para ele, destacando o longo relacionamento e as vantagens competitivas de seu produto, em relação ao da concorrência. Cai como uma luva.
Para encerrar, é possível configurar a automação de uma sequência de conteúdos como boas-vindas, lembretes, parabéns. Inclusive com intervalos previamente definidos, para evitar sobrecarga e rejeição. Além dos benefícios da geolocalização, com dicas que facilitam a vida.
Tudo isso só em relação ao E-mail Marketing. Agora, já imaginou o impacto do Marketing Digital com Inteligência Artificial, levando integração e sinergia para todas as outras frentes de atuação?
O retorno de suas ações para atrair clientes e aumentar as vendas pelas internet será muito maior do que as campanhas realizadas em o recurso da IA.
Não permita que a concorrência chegue primeiro. Você não vai querer enfrentar este poder de fogo tão grande, sem condições de revidar, não é mesmo?
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