Você já deve ter ouvido falar que os setores de marketing e de vendas são iguais a água e o óleo: por mais que tentemos, eles não se misturam.
As estratégias de marketing digital, entretanto, ajudaram as empresas a aproximarem as áreas, já que essa nova maneira de enxergar e praticar o marketing vai muito além de simplesmente chamar a atenção do seu público-alvo.
Quem não nos deixa mentir é o estudo do Aberdeen Group, que credita um crescimento anual de 20% nas receitas de empresas com as equipes de marketing e vendas alinhadas.
Que tal praticar essa filosofia na sua empresa também? Confira as 7 ações que selecionamos para você implantar o marketing de resultados em seu negócio!
1. Busquem um número comum de leads qualificados
Costuma-se ter um diálogo de dois idiomas diferentes, no que diz respeito ao número de leads qualificados a ser trabalhado.
Uma estratégia interessante pode ser inverter todo o processo, em busca de um denominador comum para marketing e vendas.
Comece, por exemplo, determinando o faturamento que a empresa pretende atingir em um período específico (analisar a concorrência e meses anteriores podem ajudar).
Em seguida, analise o número de vendas necessárias para atingir o faturamento. Com isso, sabe-se a média de leads qualificados a partir de uma análise do número de negócios concretizados por contato realizado.
Viu como não é necessário estabelecer metas impossíveis e que apenas fragmentam a harmonia entre as duas equipes?
2. Explorem os melhores canais de aquisição
Esta é uma etapa que mais diz respeito à equipe de marketing, mas o alinhamento com o setor de vendas é proveitoso, de qualquer maneira.
Aqui, uma excelente ação para render frutos com suas estratégias de marketing digital de resultados é descobrir qual é o canal, ou os canais de aquisição, que mais rendem leads qualificados — e com mais economia.
E como identificar isso?
O setor de vendas pode auxiliar com informações qualitativas, mas a coleta de dados também torna o processo ainda mais eficaz, como:
- O número de visitantes de acordo com cada canal;
- Quantos leads são gerados por canal;
- Quantos clientes foram obtidos por canal;
- O investimento em cada canal.
Já deve ter dado para perceber que o cruzamento de informações facilita a percepção das melhores oportunidades, não é mesmo?
3. Mantenham contato contínuo
Estabeleçam prazos para fazer a transição de leads entre as equipes, pois um processo agilizado e comprometido garante que o trabalho não seja interrompido.
Da mesma maneira que reuniões periódicas são fundamentais para que o alinhamento nunca saia do tracejado.
Isso sem falar no fato de que, quanto mais informações são compartilhadas, mais colaboração pode existir entre marketing e vendas e os processos seguintes serão realizados com muito mais harmonia.
4. Compartilhem mais
Falamos brevemente sobre compartilhamento de informações, no tópico anterior, mas este é um ponto que merece uma abordagem específica.
Embora estejamos falando de duas equipes com metas distintas, também estamos nos referindo a um objetivo: gerar leads qualificados e vender mais a partir do marketing digital de resultados.
Por isso, o marketing deve transmitir todo tipo de informação que possa auxiliar o setor de vendas, como e-mails e históricos de conversões, enquanto a equipe de vendas deve retornar ao marketing a qualidade dos leads e o estágio das principais negociações.
Quanto mais ambas as equipes souberem, melhor.
5. Planejem um briefing completo
Além do compartilhamento, a filtragem de informações também é essencial para que a estratégia seja a mais assertiva possível.
Algumas informações que não devem faltar, para o setor de vendas:
- Meios de contato;
- Avaliação breve do lead;
- Histórico da empresa;
- Oportunidades possíveis.
Claro que essas são apenas algumas informações úteis. Dependendo de cada cliente, o marketing deve ter o pensamento crítico afiado para selecionar e repassar ao setor de vendas, desde que seja relevante.
6. Trabalhem o atendimento de vendas
Com um treinamento contínuo, e ideias muito bem definidas, é possível fazer com que o setor de vendas permaneça eficiente e objetivo.
Entre algumas ações que devem ser pensadas e realizadas, destacamos:
- O tipo de contato e abordagem com os clientes;
- O número de tentativas de contato por dia;
- O momento de desistir do lead.
Tudo isso deve ser trabalhado para que o vendedor não seja agressivo e consiga manter o relacionamento com os possíveis clientes, mesmo diante de uma possível negativa.
7. Trabalhem os leads com cuidado
Nem todo lead se transforma, necessariamente, em um cliente.
Nesses casos, o setor de vendas pode devolver o lead para o marketing trabalhar, com o lead, estratégias de marketing digital que o mantenham por perto, até que o momento oportuno de compra apareça.
Ou seja: deixe ambas as equipes orientadas de que, por mais que o momento não seja oportuno, isso não significa que, futuramente, o negócio não possa se concretizar.
Isso exige muita sinergia entre as áreas de marketing e vendas.
Explore as vantagens do marketing de resultados
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo fica ainda melhor quando existe sintonia entre as equipes de marketing e de vendas.
Trabalhe essa harmonia, continuamente, e você verá como os resultados vão aparecer com o tempo!
Se tiver dúvidas sobre Marketing de Resultados, baixe nosso eBook logo abaixo e deixe um comentário. Estamos à disposição para ajudar sua empresa a integrar marketing e vendas para gerar melhores resultados.