Branding nada mais é como a sua empresa se apresenta no mercado. A maneira como ela quer ser vista e se comporta perante os clientes fazem parte da estratégia de branding, que visa gerir uma marca da maneira correta.
Engana-se quem pensa que é uma tarefa fácil, demanda esforço e dedicação diária mas, quando devidamente alinhado, os resultados são surpreendentes.
Embora o marketing digital seja algo ainda relativamente novo, há um grande interesse por parte das empresas em aparecer também nessas mídias e para isso é necessário que o branding siga a mesma linha.
Como iniciar sua estratégia de branding na internet
Na internet, a comunicação e os acontecimentos são acompanhados em tempo real, é uma ferramenta que te deixa mais perto do seu cliente, mas que se houver algum deslize, deixa a sua marca exposta e fragilizada.
Antes de fazer toda essa migração, é interessante avaliar algumas questões para verificar se existe algum tipo de falha no seu branding, veja quais são:
- Quanto as pessoas sabem a respeito da sua marca, seus valores e objetivos?
- Qual é a estrutura por trás da sua empresa que mantém ela cada vez mais forte?
- O quanto sua marca é engajada com o que se propõe a fazer?
- Ela está sempre acompanhando as mudanças do mercado ou está ficando pra trás?
- A proposta do seu negócio é traduzida através do comportamento que ela tem com seus clientes?
- A sua marca é só mais uma no mercado ou ela realmente fez a diferença?
- O que ela faz que a torna melhor do que os concorrentes?
- A sua empresa está sempre na hora certa, no momento certo e na situação certa?
- Os clientes entendem a sua marca?
- Você cumpre oque promete?
Depois de todos esses pontos analisados, se caso obtiver alguma resposta negativa, o ideal é implementar ações para corrigir o problema antes de ir para o âmbito digital, para que não haja nenhum tipo de conflito e cause problemas ainda mais sérios.
Qual é a melhor maneira de se fazer um branding digital de sucesso?
O ideal é se utilizar de todos os recursos da web, como sites, blogs, SEO, redes sociais, e-commerce e aplicativos para poder propagar os ideais da sua marca, criar um leque de produção de conteúdo e com isso atingir cada vez mais pessoas.
Dicas práticas de branding online
Pense estrategicamente
Antes de qualquer ação, você tem que pensar qual é o objetivo que você deseja alcançar, se é o lançamento de algum produto, o anúncio de uma promoção ou apenas um posicionamento.
Essa parte é a mais importante para que você defina quais canais serão utilizados e também conseguir ter uma estimativa do quanto de tempo e dinheiro você deverá investir para o sucesso desta empreitada.
Explore cada vez mais as redes sociais
As redes sociais são praticamente um canal direto com o seu consumidor, é onde você tem interação em tempo real, podendo esclarecer dúvidas e resolver algum tipo de problema.
Não se prenda a apenas uma mídia social: o mais interessante das redes sociais é que você pode fazer uma combinação entre elas e, com isso, gerar um engajamento grande por parte do seu público, curtindo, compartilhando, comentando e interagindo com a sua marca e mostrando para quem está de fora dessa relação o quanto as empresas são presentes e preocupadas com o relacionamento empresa/cliente.
Produza conteúdos bons, interessantes e inovadores
Uma das maiores estratégias para manter o seu público-alvo cada vez mais próximo e interessado é produzir conteúdo que despertem neles a vontade de sempre querer saber mais.
Seja através de blog posts, videos, snaps ou podcasts, é de extrema importância que você fale a mesma língua das pessoas que te acompanham e que sempre produza conteúdos que podem proporcionar mudanças.
Estar presente na internet não pode ser apenas mais uma tecnologia a ser usada a favor da sua marca e sim um meio de comunicação para expandir os caminhos e propagar os ideais da sua empresa.
Agora que falamos sobre branding voltado para o marketing digital, você também pode aproveitar e melhorar o seu conhecimento a respeito de Inbound Marketing com o nosso e-book.
Sua empresa já investe em branding digital? Pretende iniciar um trabalho mais efetivo de branding online? Deixe seu comentário compartilhando as experiências da sua empresa na web.